média Km/hora nos trilhos

Viperman

New Member
Caros amigos,

Gostava que abrir um tópico de modo a sabe o nível de preparação fisica nos trilhos. Por exemplo eu começo por dizer k faço 40Km em 3 horas nos tribos no mato. Existe melhor médias. Vamos lá ver as médias que o pessoal do fórum faz.


Como os melhores cumprimentos,

VIPER
 

Mach 4

New Member
Viperman,

Eu acho que isso é sempre muito relativo uma vez que essas médias dependem sempre de muitos factores como tipo de trilhos, bike utilizada e a condição fisica do próprio rider. Além disso eu posso vir aqui dizer que eu faço esses 40km em metade do teu tempo sem provas absolutamente nenhumas. Para comparar verdadeiras médias só mesmo com 2 ou mais bttistas a fazerem o mesmo percurso, com bikes idênticas ou pelos menos com pesos idènticos ou aproximados (não sei se sabes mas até na F1 os carros tem de obedecer a regras de peso). Já a condição fisica e a performance de cada um é que irá ditar o tempo real (entre outras coisas infelizmente...).
Álias é assim que os atletas federados competem.

Boas pedaladas, e já agora boas médias também.
 
Last edited:

dfilp

Active Member
Sinceramente, acho que este tópico não tem utilidade nenhuma.. Se eu fôr fazer 40km no meu "quintal" onde não há montanhas, só umas pequenas serras, sou capaz de fazer média de 30km/h (por exemplo, pois nunca contém, há uns tempos tirei o conta km's).. Se eu fôr fazer 40km's em Sintra, se calhar faço uma média de 10km/h, e acabo muito, mas muito mais cansado do que na volta pelo meu "quintal".
 

Viperman

New Member
Parece que o pessoal não gosta de dizer quantos kilometros andam, bem como o respectivo tempo de treino. Das duas uma, ou não têm conta Kilometros, ou estou com vergonha!

1 + 1 = 2 nº de horas de treino + nº de kilometros +/- * Km/h
 

melros

New Member
Viperman o que tu queres saber já se encontra neste forum á muito tempo em outro tópicos.
Tipo de treino, tempo de treino, distancia de treino, tudo isso depende de cada um da sua vontade e disponiblidade, acho que ninguem terá vergonha de dizer
que anda pouco ou muito, eu por exemplo no sábado só consegui andar 20Km e fiquei todo roto.
Essa matemática que usas para saber os Km/h de certeza que já toda agente a sabe, mas os conta Km/Gps que usamos, já fazem essas contas ppor nós.

Se quiseres realmente fazer um contra relógio num trilho, candidata-te pois deve haver muita boa gente que te possa mostar como andar bem, e deppois já podes fazer as contas. :D
 

Nelito122

Member
Vou tentar tornar o tópico mais interessante. Assumindo um mesmo atleta, no mesmo trilho, em condições iguais, mas com duas bicicletas com pesos diferentes (pensemos uma com 11 kg, outra com 8 kg) qual acham que é o ganho de velocidade média por causa do peso?
 

jv-

New Member
O peso tem alguma relevância, mas pode ser muito pequena quando comparada com outras características das bicicletas. Bom, de qualquer forma se só se aplica a atletas, não sei, não é a minha cena.
 

Viperman

New Member
exactamente! temos de colocar o pessoal da puxar pela cabeça! existe formulas matemáticas para tudo. Já agora como poderá um ateleta de BTT amador saber se têm power para entrar em competições. Será k existe alguém no forum que já entrou em uma competição e saiba dar o feed-back?
 

e-nuno

New Member
Nelito122, está boa a pergunta! Eu acho que com essa diferença de peso provavelmente teremos uma diferença de velocidade média considerável se o atleta souber que está a andar numa bicicleta 3 Kg mais leve :D Se lhe dissermos que o peso é exactamente igual... se calhar nota-se alguma coisa, mas não faz nenhum milagre (até porque 11Kg já é bem bom...)
As pernas são mais importantes que o material e tenho a impressão que a mente é ainda mais importante que as pernas :cool:
 

Markulino

Member
Boas!

Por mim falo. Medias entre os 10 e os 30 Kmh

a subir entre os 10/15 e a descer dos 30 para a frente.

Max até agora cerca dos 70 K's

1 abraço
 

Viperman

New Member
Boa resposta markulino! a minha media a subir não chega a dois dígitos. As pernas mandam o coração sente! 5 kilos em uma bike a subir faz muita diferença?
 

e-nuno

New Member
5 Kg é um garrafão de água preso ao quadro... respondi à pergunta? ;) Mas a minha bicicleta também é pesada e a principal diferença que noto é que ao chegar ao cimo sabe-me melhor :D

Voltando ao tópico, outra coisa que influencia a média é o tempo de paragem. A maior parte dos ciclocomputadores para 30seg depois e a bicicleta parar e esse tempo em que a velocidade é zero não conta para a média. É muito mais fácil manter uma média alta se fizermos 1h+1h com um intervalo de 15 min do que 2h seguidas.

Se calhar mais importante que a média de velocidade (e já que o forum é de saúde e treino) é o intervalo de frequência cardíaca e o tempo qm que andamos acima ou abaixo do limite anaeróbio...
 

Viperman

New Member
Os meus colegas vão quase sempre na frente nas subidas. depois fazem uma causa de 5 min a minha espera! Isso é batota. se andar no 2º carreto tenho bom andamento mas estouro em um instante. Tenho um colega com uma bike mais leve 5 Kg. será disso?
 

e-nuno

New Member
A bike ajuda, claro... mas não é tudo. Nem sequer é o principal, acho eu. O mais importante é o treino. Se calhar esses colegas para além de terem uma bicicleta mais leve treinam mais vezes, andam à mais tempo...
 
Top