Tinha estado a discutir com pessoal que, apesar de não estar no mundo das bikes, como nós, percebe bastante de Física. Fiquei a saber que nesse projecto do Kickstarter apesar de não ter contacto, a força magnética também gera atrito. Como é uma tecnologia ainda pouco desenvolvida acarreta agum risco; e o preço é muito alto ... e se for comparativamente com iluminação a pilhas nem se fala ...
Assim, decidi ir para os LEDs a pihas.
Estive a telefonar para a Kombina da Estefânia (loja onde eu tinha comprado a minha bicicleta ainda nem fez um mês), por causa das luzes e o vendedor disse-me que tinha lá por 8 euros o kit de 5 LEDs da AIM, marca pertencente à Shimano. Perguntei-lhe o modelo ou a referência mas segundo parece não tem.
Pesquisei na net e parece-me ser isto:
http://www.aimbikeparts.com/publish.../products/light/set.-productCode-AI01034.html
Parece que não consigo arranjar na net as especificações do produto, o melhor que consegui arranjar está na página 3 de
http://bicicletasdacunha.es/Catalogos/CATALOGO AIM 2013.pdf
Fui lá hoje e ele vendeu-me isso por 7,50€ e confirmei que era mesmo esse artigo, o AI01034. Realmente a referência/modelo está escrito num sítio tão escondido — à beira do código de barras — que era difícil o vendedor dar com ela.
Vou-vos dar mais especificações, já que não as encontrei na net.
Farol para a frente: 5 LEDs brancos
Visibilidade de 180º.
3 modos:
Constante
Intermitente
Aleatório (experimentei e na prática parecer ser um intermitente com intervalos maiores)
Traz 3 pilhas AAA
O suporte tem um parafuso tipo aperto rápido e tem uma correia regulável para o ajustar em função da grossura do ferro do guiador. E uma borracha para intercalar.
Farol para trás: 1 LED vermelho brilhante
2 modos:
Intermitente
Constante
Traz 2 pilhas AAA
O suporte tem um parafuso para chave estrela / Phillips (em forma de +) e 2 borrachas para intercalar.
Na embalagem diz que há um indicador de bateria fraca.
Nos dois faróis o botão de pressão que serve para ligar/desligar também faz alternância entre os modos. Acho estranho é que no farol da frente o primeiro modo seja o constante, e no de trás o constante seja o último!
A minha experiência com a montagem:
A montagem do frontal não foi fácil, pois estive duas ou três vezes com ele praticamente montado e ele acabou por saír nessa altura. Também estava com a ideia de o montar montado do lado esquero do guiador em vez de ao centro, mas a experimentação veio-me dizer que montá-lo à esquerda era um erro. Ao ir para um sítio escuro, percebi, que além de querer ser visto também quero ver.
Já agora a minha bicicleta, uma Merida Matts TFS 600, tem um guiador que é mais delgado nas pontas, e mais grosso no meio, o que dificultou a montagem daquele farol ao centro. Fui experimentá-lo num sítio escuro, e quando o tentei regular em altura, fiquei com ele outra vez desmontado na mão! GRRRRRRR! Lá tive eu de andar a montar aquela porcaria às escuras!...
Quando foi o farol de trás, tudo foi mais fácil. Tirei o ferro do selim do respectivo buraco, estava a experimentar pôr-lhe o farol com as duas borrachas intercalares, mas rapidamente me apercebi que o meu ferro era demasiado grosso para isso. Tirei a borracha mais grossa, pus lá só a mais delgada, puxei-o até acima, peguei numa chave estrela, apertei o parafuso. Voltei a meter o ferro do selim no buraco e está feito!