Lisboa RESCALDO :Maratona Mafra 80 e II Raid Lobo Ibérico 6/7 Setembro 2014

culha80

New Member
Bom dia pessoal da pedalada :p
Passei por aqui só para dar os parabéns a organização deste evento,muito bom.
Fiz o Raid 55/60km e gostei bastante do percurso, foi de facto uma manhã de puro BTT.
Os parabéns ao pessoal que construiu pontes,abriu e limpou os trilhos, 5 estrelas.
A simpatia do pessoal do secretariado e dos cruzamentos.
Abastecimentos com tudo o que se tem direito :pipocas:

Resumindo: Muito obrigado a esta equipa maravilhosa que proporcionou um dia fantástico.Continuem.

Boas pedaladas.

PS: Onde se pode ver a foto e as classificações
 

musganho

New Member
Uma organização muito boa e um bom evento!

Quanto ao percurso (55km) não gostei muito. Principalmente desde que saímos da tapada até Cheleiros (com excepção de alguns singles). Conhecendo a zona, acho que havia outras alternativas bem mais felizes. Não podemos confundir "beleza" com "dureza"!!!
 

Unknown_Rider

New Member
Boas

Fiz os 55 e senti a dureza do percurso. Mas julgo que o mal foi comum. Quem se inscreve para uma prova na zona sabe (ou talvez não) o que o espera.

Gostei:
Organização, das marcações que não tive qualquer problema mesmo não tendo tido tempo de carregar o track. Abastecimentos bons apesar de pensar que o segundo na Aldeia da Mata Pequena podia ter sido mais cedo. Mas estão perdoados pelo local e pela vsta.
Banhos quentes e almoço apesar de simples, estava muito bom.

Não Gostei:
Ter de ir a banhos ao Parque Desportivo. Voltar e tentar encontrar um lugar para parar o carro, com tanta gente na zona tornou-se desesperante. Se os banhos fossem no mesmo local da 1ª edição teria sido perfeito.
 

black_pearl

New Member
Muitos Parabens a organização
Prova durinha os abastecimentos estavam bons os banhos tambem, boas marcaçoes

Para o ano há mais

Abraço
 

jo4o

Member
Fiquei muito positivamente surpreendido com a prova de 80km (efectivamente 86km).

Percurso agradável, variado, com alguns carreiros fantásticos e a dureza típica da região. Marcações suficientes complementadas por muitos colaboradores ao longo do percurso. Bons abastecimentos e muitos pontos de água. Foi evidente um diligente trabalho da organização.

Merece ainda realce o notável trabalho do Mafra BTT na limpeza de trilhos e colocação de passadiços em vários pontos.

Relativamente ao percurso, apenas achei escusado passar a ponte de Cheleiros só para molhar os pés, ainda por cima num local mal assinalado - o percurso já era suficientemente difícil sem esse género de excursões. Ainda, segundo me pareceu, o perfil de altimetria publicado não correspondeu ao perfil real, algo que não pode suceder numa prova longa com o nível de dificuldade desta. Juntamente com a questão do horário de partida (nunca antes das 9:00h [como aliás veio a suceder] porque há quem venha de longe) é uma questão a rever para a próxima edição.

O balanço final é, porém, claramente positivo e este será um evento a que não faltarei em 2015.
 

IvoFirmino

New Member
Balanço muito positivo, tendo feito o circuito de 35Km. Para o ano espero ir no circuito maior, não direi o de eventualmente 80km, mas o intermédio.
 

pimentoski

New Member
jo4o, quando fala da ponte de cheleiros é qual? Entre carvalhal e cheleiros?

Fiz parte da organização dos 80km's e essa zona de carvalhal e de cheleiros foi a mais problemática, houve problemas com as marcações e a determinada altura algumas fitas foram trocadas e encaminhavam os participantes para uma vinha sem saida. Foi corrigido pela assistência que estava de mota mas os participantes entre os 10-30 primeiros queixaram-se dessa zona.

A questão dos banhos como começava e acabava no convento o único lugar era mesmo o parque desportivo. Pode ser que na próxima edição se consiga usar balneários mais perto, numa das instalações militares por exemplo...
 

jo4o

Member
jo4o, quando fala da ponte de cheleiros é qual? Entre carvalhal e cheleiros?

Refiro-me à ponte romana. O percurso foi desviado para a ponte, havia cerca de 50m de terra e a seguir tinha que se atravessar a ribeira para voltar à estrada. Demorei mais tempo a descobrir por onde continuava o percurso (porque só havia uma fita pouco visível do outro lado da ribeira) do que a percorrer esta excursão.
Mas foi uma questão menor que não afectou a qualidade do evento, sobretudo porque fui recebido por uma banda filarmónica antes da ponte!

Quando cheguei à tal vinha não havia fitas, por isso limitei-me a seguir o trilho mais lógico e onde havia mais marcas de pneus. Não sei se foi sorte, mas em todas as zonas onde não consegui ver marcações, acabei por optar pelo caminho correcto (excepto nos últimos 200m, mas aí já só tinha olhos para a meta).

Os passadiços nalguns trilhos que já conhecia e os carreiros que ainda não conhecia foram de facto, para mim, as melhores surpresas da maratona.
 

pimentoski

New Member
A descida de Mafra para o Arquitecto pelo trilho do Sr. Heitor é um single track brutal, não há muitos caminhos destes em Portugal, com esta distância e beleza. E depois do arquitecto as 3 pontes que foram feitas, mais o arranjo do caminho até ao Carvalhal tornaram esta parte a preferida de muitos participantes. Pena é que alguns desistiram em Mafra no Parque Desportivo (aos 60km's) e não desfrutaram desta parte.

O problema em Cheleiros prendia-se com as festas da Nossa Senhora da Nazaré, fomos informados que por causa da procissão, que o trânsito podia estar cortado e a nossa preocupação era não causar transtorno e passar o mais rápido possivel por Cheleiros, por essa razão o track original nem sequer devia passar pela ponte, mas como disse, nessa zona houve alguns problemas com as marcações

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=qsajlflbqdkljryu
 
R

ruijfilipe

Guest
Efectuei o percurso dos 57km e admito que o percurso ficou muito aquém das minhas expectativas. A grande mais-valia da zona é a Tapada, poder percorrer a Tapada Nacional, a Tapada Militar e a zona do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico foi o grande incentivo que me fez levantar bem cedo a muitos quilómetros da partida. Quando na véspera à noite vi os tracks fiquei na dúvida se não me divertiria muito mais a fazer o percurso dos 35km dentro da Tapada mas decidi manter a ideia inicial e aproveitar para conhecer os caminhos do concelho fora da Tapada. No geral foram uma completa desilusão e sem grande interesse paisagístico... Julgo que seria mais proveitoso acumularem mais quilómetros do Raid dentro da própria Tapada, à semelhança do Circuito, e acrescentarem alguns pontos de interesse nas imediações para aumentar a distância a quem quer pedalar bem mais que os 35km.
Quanto à organização, desde o momento das inscrições ao acompanhamento durante a prova, as marcações do percurso apesar da intempérie da noite anterior, e a qualidade dos pontos de abastecimento foram do melhor que já tive oportunidade de constatar.
Parabéns!
 

insain

Member
Fiz a Maratona de 80 kms (84 segundo o meu gps) e os unicos aspectos menos bons a apontar são os já referidos pelo user jo4o relativamente á ponte de cheleiros e e horário de partida que nunca soube bem qual era pois não estava publicado no regulamento nem evento da prova no facebook ou aqui no forum.
Pelo sim pelo não resolvi chegar cedo, antes das 8h, dirigi-me a um elemento da organização que me informou q a partida p os 80kms era as 8h30...e esperei até as 9h para partir.

Acrescento só que em alguns locais achei q havia poucas fitas mas como levava gps n me afectou mt.

De resto evento muito bom a repetir
 
S

Sir BTT

Guest
Eu fiz o percurso dos 57kms (segundo o meu conta km) e gostei muito.
Já ando nisto do BTT à alguns nos e não é todos os dias que encontro provas desta natureza (amadora) com uma qualidade que vocês nos presentearam.
Talvez alguns dos amigos tenham razão em relação à beleza do percurso que não foi estrondoza, mas uma coisa é garantida foi uma prova de puro BTT com a dureza típica da zona.
Foi evidente que houve muito trabalho em limpezas de trilhos. Parabéns.
Adorei os Singles, pena não ter havido mais.
As marcações foram de uma perfeição sublime. Além das habituais fitas (que chegavam) o percurso estava muito bem marcado não só com as setas a indicar o caminho correcto como essencialmente com as placas a avisar com a devida antecedência das descidas perigosas. O pó de pedra é sempre uma mais valia. Muito bom mesmo.
Os abastecimentos foram excelentes. Aquela bifanas no 1º abastecimento pareciam marisco.
Magnífico a simpatia de toda a gente.
O almoço também estava muito bom, mas foi pena que aquela maravilhosa sopa não tivesse sido acompanhada com outro tipo de prato.
Parabéns a todos e para o ano lá estarei garantidamente.
 

pimentoski

New Member
É sempre bom ver malta a registar-se e no primeiro post's vir logo comentar. Quais eram os vossos dorsais? Estão mesmo a falar da prova de Mafra? É que algumas coisas não batem certo...
 

sfl

Member
É sempre bom ver malta a registar-se e no primeiro post's vir logo comentar. Quais eram os vossos dorsais? Estão mesmo a falar da prova de Mafra? É que algumas coisas não batem certo...

O meu dorsal era o 146. Este não é o meu primeiro post, e sim, estou a falar da prova de Mafra.
Revejo-me completamente na opinião o ruijfilipe (pessoa que não conheço e que aproveito para dar as boas vindas).
 

pimentoski

New Member
neste caso estava a falar do Sir BTT e do ruijfilipe.
A questão dos caminhos dentro e fora da tapada é complicado, para quem nunca veio vai gostar de andar na tapada, que já andou vai dizer que é sempre igual (e para todos os efeitos é sempre igual para quem conhece).
No caso dos 55km's por motivos de abastecimento na loja, a volta foi deslocada para um local que aparentemente as pessoas não acharam tão bonito.
No caso dos 80km's as opiniões são mais consistentes, a variedade de caminhos, a próximidade do mar, os km's em single track, as 10 pontes feitas os novos caminhos abertos tornaram a volta muito dificil pela distância mas quem acabou não se arrependeu.
 
Top