Limpar a corrente

nfh

Member
Olá,

Eu tento sempre limpar a corrente depois duma volta, mas mesmo usando óleo xpto que é suposto repelir a água e a sujidade, a verdade é que no fim a corrente está sempre cheia de lixo.
Costumo usar uma esponja para limpar a corrente, mas nem sempre fica "no ponto". É um pouco difícil aceder ao interior de cada elo com uma esponja.
Já vi à venda daqueles "aparelhos" com umas escovas rotativas para limpar correntes. Ainda há bocado estive a ver um modelo da BBB para o efeito, com um preço que ronda os 17€.

Posto isto perguntava-vos a vossa opinião sobre estes aparelhómetros para limpar a corrente, se valem o dinheiro ou não, ou se preferem usar alguma técnica mais "caseira" para eliminar toda a sujidade.

Cumprimentos,
Norberto
 

Guterman

New Member
Eu uso precisamente esse da BBB.

Já o utilizei 2 vezes e resultou bastante bem.

Primeiro pulverizo a corrente com desengordurante e depois passo com a caixa da BBB cheia de água com detergente.

A corrente fica óptima e a caixa acumula toda a porcaria que estava na corrente.
 

JCSC

Member
Eu uso uma cassete de limpeza comprada no Continente que custou 7.43 Euros a 4 anos e ainda dura, traz escovas suplentes e tudo.

É uma maravilha, é impressionante a quantidade de lixo que não se vê e anda a fazer peso :roll: na corrente eheheh
 

Ranubis

Member
o melhor é simplesmente colocares um aperto elo rapido se esta não o tiver o que te permite retirar facilmente a corrente depois cortas uma garrafa de agua de 5l ao meio tapas o fundo da garrafa ja cortada com petroleo e colocas la dentro a corrente e com um pincel é so esfregar a corrente vais ver que fica a brilhar sem 'xikeirada' e comodamente.
 

CarlosRibeiro

New Member
Comigo uma garrafa de agua cortada ao comprido , petroleo e uma escova de dentes já usada e aproveitada para o efeito deixa a corrente impecavel.
:wink:
 

nfh

Member
Estive a ver deste tipo de material em algumas lojas e encontrei estes dois modelos:

Barbieri ChainCleaner2


e BBB Bright & Fresh


O ChainCleaner2 é mais barato, e até vem um uns produtos para limpar e lubrificar... mas o BBB pareceu-me mais robusto.

O que acham?
 

Espetas

New Member
Boas!
Uso o chain cleaner da barbieri que pelos anos que tem deve ser a 1ª versão(mas é igual ao da foto), já o tenho "emprestadado" para ai há 4 anos, já o uso há 6 e deixa sempre a corrente impecável...ultimamente tenho usado detergente da loiça em vez de desengordurante próprio e funciona a 100% :wink:
 
H

Hugo Carvalho

Guest
BBB Bright & Fresh e petróleo :wink: ! É o que uso e a corrente fica impecável... :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

rui santos

New Member
:D como gosto de me entreter á noite na minha garagem costumo tirar a corrente e escová-la toda com um pouco de água com detergente desengordurante e com um pincel consigo chegar bem ao interior da corrente. quando acabo de a limpar parece que foi acabadinha de ser feita mas demoro bastante tempo a fazer isto coisa que até gosto!
 

nfh

Member
Alguém me sabe dizer se o BikeClean da Motorex é um desengordurante eficaz para limpar a corrente?
 

strocto

New Member
nfh, depois da descida Caramulo-Mealhada fiquei com a bike cheia de terra e toda cheia de pó, comprei o BikeClean da Motorex para experimentar a ver se funcionava bem e...voilá ficou impacável. Acho uma boa opção e salvo erro custou perto de 8€ na LiderBike.

Abraço
 

PP

New Member
nfh, BikeClean da Motorex é um desengordurante mt bom... antes de aplicar tens q mexer mt bem. :wink:

Boas pedaladas

1 abraço
Pedro
 

nfh

Member
strocto said:
nfh, depois da descida Caramulo-Mealhada fiquei com a bike cheia de terra e toda cheia de pó, comprei o BikeClean da Motorex para experimentar a ver se funcionava bem e...voilá ficou impacável. Acho uma boa opção e salvo erro custou perto de 8€ na LiderBike.

Abraço

Oh, quer dizer então que também és de Coimbra :). Estou a ver que afinal há mais pessoal do centro por aqui do que o que eu pensava :).

Obrigado a todos pelas respostas.

Abraços,
Norberto
 

A.Judas

New Member
Pelos vistos toda a gente usa petróleo ou desengordurante, mas eu tenho sérias dúvidas quanto à eficácia de ambos.
Tanto um como outro são muito densos, por isso não penetram muito bem no interior dos elos, resultado; não acredito que façam a remoção dos pós super finos que lá se introduzem.
Eu uso um solvente daqueles de limpar peças auto e não quero outro,
ainda hoje estive a limpar a dita e o no final não havia aquele som característico de areia a roçar em metal.
Vá lá, tratem bem as vossas meninas :D :D :D
 

manguela

New Member
Este fim de semana com a minha trek de 3 dias.. tive a brilhante ideia de dar uma volta de bike pela praia.. foi lindo.. andei 300m e sai da praia de novo.. e com a bike com 3kg de areia em cima.. resultado, fui para casa limpa-la toda.. e foi na corrente que debruçei mais atençao até porque ela ficou toda bonitinha, mas aquele barrulho de que voçês falam de areia a roçar nos elos, continua.. que solvente é esse que usas?
 

prdzr

Member
Muito interessante o topico ate porque hoje reparei que preciso mesmo algo eficaz para poupar tempo na limpeza da corrente e que fique melhor do que passar a mao com uma escova de dentes! O barulho é irritante e ate cheguei a pensar que ja tinha alguma coisa estragada...

Boas pedaladas!
 

rucaf3

New Member
Vou pôr isto aqui que foi postado noutro forum por um amigo nosso daqui do forum. (ainda me pedem diretos de autor) :mrgreen:



Manter a corrente, a cassete e a pedaleira limpa é um requisito essencial para que todo o conjunto de transmissão funcione bem e, mais que isso, dure mais. Uma transmissão bem limpa e lubrificada chega a durar até 30% a mais.

Limpeza neste caso é sinônimo de economia. Uma corrente limpa também trabalha de forma mais silenciosa e precisa.

Mas, tu sabes mesmo como que se limpa e lubrifica o sistema de transmissão corretamente?

A corrente e os seus componentes devem ficar absolutamente limpos.

O QUE PRECISAS PARA UMA MANUTENÇÃO PREVENTIVA



desengordurante (gasolina-diluente-ou petroleo)
Pincel e/ou escova de dentes;
Lubrificante para correntes de boa qualidade
Água limpa à vontade;





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A LAVAGEM

O primeiro passo é lavar bem todo o sistema de transmissão, que inclui além da corrente, a pedaleira, a cassete e as mudanças. A limpeza deve começar com a aplicação do desengordurante com um pincel por todo o sistema de transmissão.

Esfregue bem a corrente com a escova de dentes, elo por elo, cuidadosamente. Limpe também o cassete, a pedaleira e as roldanas do desviador traseiro. Enxágüe com bastante água corrente e repita novamente a operação. Meticulosamente.

Segure em dois pontos da corrente - distante uns 15 cm um do outro - e torça-a levemente com os dedos. A corrente estará absolutamente limpa quando não sentir nenhum atrito de areias entre as partes da corrente. A sensação deve ser a de "metal esfregando contra metal", só assim a corrente estará bem limpinha e pronta para receber a lubrificação final.

Deixe a bike secar naturalmente ao sol (cuidado para não deixar muito tempo exposta, especialmente se o quadro for de fibra de carbono) ou use ar comprimido diretamente na transmissão para acelerar a secagem
Depois de completamente seca, é a hora da lubrificação. Que também tem seus segredinhos. Um corrente é formada pela placa exterior, placa interior, rebite (ou pino) e pela anilha, que é um anel que trabalha solto envolvendo o pino.
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Quando lubrificamos a corrente queremos na realidade que a película de óleo lubrifique as partes metálicas que atritam entre si. A anilha, além de atritar em seu interior com o pino, atrita em sua parte exterior (o lado de fora da anilha) com os dentes das engrenagens (coroas e cassete).

O segredo está em lubrificarmos da forma mais eficiente possível as partes que entram em contato metal-metal.

1-coloque a corrente no carreto do meio atraz e no carreto do meio a frente
2- Com o pincel passe toda lateral de um dos elos da corrente para servir de marcação.

3- Comece a lubrificação pelo elo marcado. DICA: Comece a lubrificar pela parte inferior da corrente, a que está mais próxima ao chão. Isto é importante para que a película de óleo escorra para "dentro" da corrente. Vá girando o pedal e lubrificando parte por parte da corrente.

4- Uma mínima quantidade de óleo deve ser aplicado, elo por elo. Na medida do possível, deixe cair apenas 1/3 de uma gota. A embalagem dos lubrificantes importados, como o Finish Line, facilitam essa operação. Isso é importante para manter a corrente sempre limpa. Quanto mais óleo, QUANTO MAIS OLEO COLOCARES PIOR

5- A aplicação do óleo deve ser feita no sentido transversal à corrente, ou seja, a película de óleo deve se instalar entre as placas externas e internas e escorrer para dentro da anilha. Faça com que o óleo entre pelas frestas marcadas na foto ao lado.

DICA: Após lubrificar cada setor segure em dois pontos da corrente e torça-a levemente, várias vezes. Esse movimento vai permitir que o óleo escorra para dentro das anilhas.

6- Terminada a lubrificação da corrente, deite a bike e lubrifique também a parte interna das roldanas do desviador traseiro. Aplique o óleo nas frestas do eixo das roldanas, que ele vai escorrer para dentro e lubrificar as esferas.

7- Lubrifique também todos os pontos que têm movimento nas modanças dianteiro e traseiro como eixos e pivôs. Se preferir, use outro óleo mais barato. Até mesmo o Singer vai bem nesse caso.


MANUTENÇÃO PERIÓDICA

Com a corrente bem limpa e lubrificada, você vai notar uma película úmida de óleo sobre a corrente. Quando essa película der lugar a um brilho metálico, é sinal que está na hora de nova aplicação de óleo.
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Sempre que voltar de uma pedalada examine o estado da corrente. Se os elos se apresentarem secos e com brilho metálico, é sinal que ela precisa de uma nova aplicação de lubrificante. Limpe a corrente com um pano seco e aplique o lubrificante, como descrito nos passos 3 a 6. As roldanas e os pivôs de câmbio levam mais tempo para perder a lubrificação.

A periodicidade da reaplicação do óleo vai depender muito das condições do piso onde você rodou. Use o bom senso e verifique de perto a condição da corrente. Estradas de terra com lama "lavam" a lubrificação logo nos primeiro metros. Já uma bike de ciclismo que roda em uma estrada de asfalto seca terá maior durabilidade da lubrificação.

Quando você notar que o pano seco não é o suficiente para remover a sujidade e deixar a corrente limpa, é hora de "trocar o óleo da corrente", ou seja: fazer toda a limpeza completa descrita acima, com um bom produto de limpeza etc... Novamente, é o estado da corrente que vai determinar o momento exato de se fazer a nova limpeza completa. O período vai variar. Quem roda em asfalto limpo é uma coisa, quem roda na lama com uma mountain bike é outra. Use o bom senso.
 
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