Limite de peso suportado - segurança e fiabilidade

fitty77

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Sim, esse espigão normalmente anda a rondar os 100 e poucos euros (falo porque ando de olho nele para trocar o Elite, pois trocar um Thomson.... só mesmo por outro Thomson... :mrgreen: passo o exagero). Depois podes ainda aplicar os kits da Tibolts e deves tirar mais umas 11gr se bem me lembro ao espigão (parafusos em ti bem como as "porcas" de aperto)
 

Espigão

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Com a licença do A_T_X...

hpim0230.jpg


:wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

fitty77

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Claro que tem limite de peso, que deve ser para aí, de.... uns 300kg :mrgreen: estou a brincar, mas para teres uma ideia, é um espigão mais leve que muitos de carbono e mesmo assim é usado em bicicletas de all mountain e mesmo até em down hill, sem limites de peso... É um espigão para montar e não te chateares mais com ele. Para além disso em termos de conforto é bastante bom (tinha o meu numa suspensão total e nem notava, mas agora que o passei para a rigida noto bem o trabalho do espigão nesse capitulo).

Atenção que o peso indicado na foto acima, não corresponde ao peso de um original mas sim a um alvo de tuning. Para já o espigão na foto é bastante pequeno (parece que foi cortado...) e não sei o diametro, e para além disso aquelas pecinhas vermelhas (yokes) são de um KCNC, se não me engano. O meu de origem, em 31.6 com 367mm (acho que é isso... ou é 376mm :) ) pesa 224, se não me engano. O Masterpiece, na mesma dimensão, deve andar por volta das 200. Com o kit em titanio deve descer para cerca de 190+/- presumo eu... Claro que podes cortar o excesso de espigão e tirares mais umas gramas, se esse for o objectivo.
 

ALNM

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Thomson Masterpiece com recuo 30.9mm/367 com parafusos de titânio:


Os parafusos de titânio retiram cerca de 10 gramas:
thomsonmasterbolts.jpg
thomsonmastertibolts.jpg


Thomson Elite com recuo 30.9/367 de origem:
thomsonelite3095.jpg


Thomson Elite com recuo 27.2/330 de origem:
thomsonelite2721.jpg
 

nogueira.nuno

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Para os aficionados da Thomson e melindrados em questões de partirem um espigão por acaso já viram bem como é feita a curva/recuo do mesmo??
Não é que vá partir por ter apenas SIDO DOBRADO para obter aquele angulo mas é só para meter um pouco de Veneno!! :twisted:
Mas deixa a pensar não é??

O peso Obtido pelo ALNM no Masterpice é mesmo muito bom, mas ainda lhe tirava mais um pouco até porque acho que esteticamente fica bem melhor sem essa coisa toda!! :wink: O pessoal da Thomson daqui a uns tempos acaba por fazer essas modificações para como que fazer um Upgrade no Modelo!!
 

Bravellir

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Ando à 3 anos com um elite sem recuo. Peso mais de 115 kgs ( nos últimos meses até bem mais que isso :twisted: ). Está como novo em termos de estrutura.

Já dobrei um espigão Kona. Dobrei os rails de um selim também kona. Parti um selle italia. Rebentei 3 vezes um espigão maverick. Abri o um aro de trás Sun pelas paredes laterais. Mas o Elite está a aguentar tudo.

Sem tem limite de peso, sim, de certeza, mas tambem de certeza que é acima dos 115 kgs.

nogueira.nuno said:
... é feita a curva/recuo do mesmo??
Não é que vá partir por ter apenas SIDO DOBRADO para obter aquele angulo mas é só para meter um pouco de Veneno!! :twisted:

Quem quiser ser curioso pode ver apenas olhando para dentro do tubo de um elite que o tubo por dentro não é redondo. É oval. As paredes paralelas à orientação da bicicleta são bem mais grossas. Isto presumo que dê resistência onde o espigão é mais esforçado e poupam peso nos restantes locais.
Estive na conversa com um amigo que trabalha profissionalmente com CNC e estava a contra-lhe o quanto me impressionava o facto.
Por acaso ele descodificou a coisa e eu aprendi algo novo, o que é sempre bom.
Segundo ele, o tubo tem todo uma espessura igual e é completamente redondo. Depois o tubo vai a uma prensa onde é amassado até ficar oval ( como nós o vemos por dentro ). Provávelmente é depois tratado térmicamente e finalmente vai a uma máquina que o maquina pelo exterior até ele ficar perfeitamente redondo por fora, mantendo o perfil oval por dentro. Isto é como se faz uma peça desse género por isso provavelmente será como é feito um elite.

Qualquer quadro em alumínio de uma bicicleta actual tem hidroformados. Os tubos são todos dobrados.

Um tubo ser dobrado, por si só, não lhe retira nenhuma resistência. Tudo depende do tratamento que lhe é dado posteriormente e de como é usado em termos da estrutura onde é aplicado.
 

xef_bieira

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Boas. Desejo a todos 1 FELIZ ANO 2010 repleto de coisas boas :D. E claro não podia faltar muitas muitas e boas pedaladas :D :D.
Gostava de te perguntar ALNM se apenas mudas-te os parafusos para titânio ou se também cortas-te o espigão Thomson Masterpiece como mostras na foto?
Espigão sabes-me dizer se é possivel aplicar as pecinhas (yokes) da KCNC neste selim como mostras na tua foto?e se tem realmente um bom aperto de selim?
Obrigado :(

ps: em breve publicarei a minha bike modificada :lol:
 

nogueira.nuno

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Estas a dizer que tens um Tubo por exemplo com 36mm ou mais de diametro e uns 4mm de espessura e depois ele é comprimido ao centro para poder ficar ovalizado interiormente e depois é maquinado exteriormente para ficar com a forma redonda de por exemplo uns 31.8mm?? Não sei se é assim a sua fabricação mas também fico a saber.

Não me podes é dizer que um tubo de aluminio ao fim de ser dobrado como são os Thomson que até se vê e bem na maquinação exterior parte frontal a extensão do material (aluminio) e na parte traseira a dobra do material que até faz umas pequenas ovalizações e que ao fim de se fazer uma dobra destas que não frageliza o material!!
Já essa mesma ovalização interior lhe tira alguma resistência mesmo tendo sido comprimido ou alguma porque estás a alterar a forma original do aluminio desde que foi fabricado o tubo quanto mais ao dobra-lo, tanto que melhor exemplo que continuar a dobrar, não é, vai acabar por partir!!
Claro que como tu dizes leva depois o tratamento final dependente da liga usada no aluminio, mas não invalida que não tenha alterado a resistência original naquela zona com ou sem tratamento.

Não que isto aconteça a andar de bicicleta ou que se exerça assim tanta pressão para isso acontecer ou partir mas....
 

nogueira.nuno

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xef_bieira said:
Espigão sabes-me dizer se é possivel aplicar as pecinhas (yokes) da KCNC neste selim como mostras na tua foto?e se tem realmente um bom aperto de selim?

Podes instalar as Peças (Yokes) sem problemas, o ideial nos Thomson é também fazer o Upgrade dos Parafusos para titanio, acerca do aperto do selim, o que tens que ter cuidado é nos Selins com carris de Carbono em que a Selle Italia por exemplo não recomenda a utilização deste tipo de sistema de aperto porque a pressão exercida é maior e pode rachar ou danificar os mesmos por exemplo numa queda!! Agora o Selim fugir dali ou mover-se de certo que isso não te vai acontecer.

Duvido que o ALNM tenha cortado o tubo de Selim dele para obter melhor peso mas ele depois confirma, mas ainda podes tirar mais peso além de usar os Yokes e parafusos em Titanio usando outro tipo de Base de selim mais leve e assim sim, fica um espigão de Aluminio 5 estrelas e ultraleve!!
 

350plus

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Re:Limite de peso suportado - segurança e fiabilidade

nogueira.nuno said:
Não me podes é dizer que um tubo de aluminio ao fim de ser dobrado como são os Thomson que até se vê e bem na maquinação exterior parte frontal a extensão do material (aluminio) e na parte traseira a dobra do material que até faz umas pequenas ovalizações e que ao fim de se fazer uma dobra destas que não frageliza o material!!

Felizmente que os engenheiros não se deixam levar por meras concepções mal informadas de que x será mais fraco que y só porque sim. A verdade é que dobrar não fragiliza o material.

Chama-se a este processo "encruamento", mas a humanidade já o faz desde que aprendeu a usar metais.

Deformar alumínio, se feito correctamente, provoca uma reestruturação da matriz metálica do material. Ocorre um processo que bloqueia o movimento relativo dos atómos metálicos. O resultado final é que o material fica com resistência superior à deformação plástica.
 

ALNM

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É impressionante o que se aprende em alguns tópicos deste fórum :clap:

xef_bieira said:
Gostava de te perguntar ALNM se apenas mudaste os parafusos para titânio ou se também cortaste o espigão Thomson Masterpiece como mostras na foto?
Não cortei nada (sacrilégio!!), apenas coloquei os parafusos da Tibolts.
Quanto aos Yokes, tenho medo de os mudar pelas razões que o Nuno aponta: a resistência dos carris de carbono do selim SpeedNeedle. Esta é, aliás, a razão porque ainda não tive coragem de colocar um espigão AX.Daedalus.
 

xef_bieira

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Obrigado Nuno, Alnm e 350plus pelo o vosso esclarecimento. Nuno quando dizes mudar a base referes-te a uma base como a que vem no espigão kcnc certo? é que tenho um espigão thomson para modificar como o aquele que o Espigão nos mostra na foto. Enquanto ainda espero um espigão que encomendei a um pequeno construtor que produz material em carbono da marca "Lyre", mas ainda não chegou pois demora 3 a 4 semanas, mede 30.9mm x 350mm e pesa 133gr com um custo de 129€. Até lá terei de me remediar com o meu Kcnc sem recuo ou com o thomson masterpiece.
 

Bravellir

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nogueira.nuno said:
Estas a dizer que tens um Tubo por exemplo com 36mm ou mais de diametro e uns 4mm de espessura e depois ele é comprimido ao centro para poder ficar ovalizado interiormente e depois é maquinado exteriormente para ficar com a forma redonda de por exemplo uns 31.8mm?? Não sei se é assim a sua fabricação mas também fico a saber.

Sim, isso mesmo. Pelo menos foi o que me foi explicado...
 

fitty77

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Eu diria que há várias formas de se fazer este espigão, bem como há várias maneiras de fazer aquela curva sem que isso represente uma quebra na resistencia do material. Em relação à ovalizaçaõ do interior, penso que o processo provável e mais viável será mesmo com a prensa e posterios torneamento para que no exterior fique redondo. Em relação à curva, compreendo o que o Nogueira diz, pois aparentemente há um estiramento na frente a contracçao na traseira do espigão. Isso pode ser contrariado com as caracteristicas do material e posterior tratamento, alterando a estrutura molecular do material, bem como pela adição de material naquela região, ou seja, apenas haver estreitamento das paredes se antes da dobra ser efectuada, a espessura fosse a mesma. Mas se for maior naquela zona, após a dobra a espessura poderá ser a mesma. Enfim, não estou a dizer que é assim, mas que será um exemplo de como pode ser conseguido. Pessoalmente, gosto bastante mais dos "in-line", mas estes com recuo são igualmente eficazes. Essa é a verdade...

Em relação aos pesos, pensava que o Elite 30.9 seatback fosse mais leve, pois o meu, que é 31.6 (sem recuo) é mais leve que esse... Talvez aquela ideia da adição do material não seja assim tão descabida, pois a diferença é que esse tem recuo e o meu não... Digo eu, mas nunca sequer consegui estar com um na mão para ver se é mesmo assim. Em relação a esse Masterpiece... brutal, e então com o kit de ti.... Pensava que ficasse ligeiramente mais pesado.

ALNM, já agora, como se portam os tipos da Tibolts? São rápidos a por cá a mercadoria? E o pagamento, pode ser por cartão de crédito?
 

ALNM

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fitty77 said:
ALNM, já agora, como se portam os tipos da Tibolts? São rápidos a por cá a mercadoria? E o pagamento, pode ser por cartão de crédito?

São artigos baratos e de muito pequeno volume. É chegar a casa e ter o material na caixa do correio. A propaganda que te enviam ocupa mais volume do que os parafusos. Simples, eficaz e rápido como nunca vi.
E, claro, pagas com cartão.
 

nogueira.nuno

Active Member
350plus então hás-de me explicar porque é que certas ligas e falando neste caso de chapa de aluminio que nesse campo já experimentei quando dobrada até um certo grau ela rasga na parte superior por assim dizer já que dizes que dobrar aluminio não frageliza o material.
O encruamento ou a resiliência é usado em metais numa generalidade e não directamente no aluminio e pode haver ou não deformação residual porque a deformação plastica pelo que sei é o material voltar ao mesmo sitio e neste caso acho que isso não se aplica.
Se quizeres eu levo-te até uns bocados de chapa de varias ligas de aluminio visto que não sabemos a liga usada no Thomson e tentas dobrar numa quinadeira a ver o que acontece e se a tua teoria que exemplificaste é igual á pratica no aluminio.

ALNM posso dizer-te que o pessoal da AX-Lightness mesmo nos seus Espigões AX usa estes mesmos Yokes mas isso é segredo, ou era!! :mrgreen:

xef_biera pois se usares uma base de Selim de um KCNC por exemplo ou se tiveres ou quizeres usar uma de carbono ainda melhor e mais leve ele fica num geral. Falo da base ou daquela meia lua ou meio tubo aonde os Carris do Selim acentam.

Bravelir, obrigado!! :wink:
 

350plus

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Re:Limite de peso suportado - segurança e fiabilidade

nogueira.nuno said:
350plus então hás-de me explicar porque é que certas ligas e falando neste caso de chapa de aluminio que nesse campo já experimentei quando dobrada até um certo grau ela rasga na parte superior por assim dizer já que dizes que dobrar aluminio não frageliza o material.
O encruamento ou a resiliência é usado em metais numa generalidade e não directamente no aluminio e pode haver ou não deformação residual porque a deformação plastica pelo que sei é o material voltar ao mesmo sitio e neste caso acho que isso não se aplica.
Se quizeres eu levo-te até uns bocados de chapa de varias ligas de aluminio visto que não sabemos a liga usada no Thomson e tentas dobrar numa quinadeira a ver o que acontece e se a tua teoria que exemplificaste é igual á pratica no aluminio.

Se uma placa colocada numa quinadora ou matriz de embutidura rasga, isso é porque foi dobrada para além da tensão de rotura.

A deformação plástica não é o material voltar ao mesmo sitio. É aplicar forças para além da tensão elástica mas abaixo da tensão de rotura e que criam deformações permanentes. A peça não ficou mais fraca. Ficou é com uma forma nova. E é isso que a Thomson faz.

Obrigado pela oferta da chapa e da quinadora, mas no meu trabalho actual faço isso regularmente.
 

nogueira.nuno

Active Member
ALNM said:
fitty77 said:
ALNM, já agora, como se portam os tipos da Tibolts? São rápidos a por cá a mercadoria? E o pagamento, pode ser por cartão de crédito?

São artigos baratos e de muito pequeno volume. É chegar a casa e ter o material na caixa do correio. A propaganda que te enviam ocupa mais volume do que os parafusos. Simples, eficaz e rápido como nunca vi.
E, claro, pagas com cartão.

Podem comprar no Ebay para pequenas quantidades e no Ebay encontra-se quem tenha Shipping mais barato e melhor qualidade na cabeça dos parafusos

http://shop.ebay.co.uk/lan28033/m.html?_nkw=&_armrs=1&_from=&_ipg=&_trksid=p3686

porque com o pessoal da Ti Bolts já tive situações de reclamar e exigir parafusos novos porque a chave nem entrava na cabeça ou estava mau para aquilo que tinha pago!!
 
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