Boas,
Agora que o tempo esta de chuva e temporal, ano permitindo assim sair para pedalar, aproveito e venho deixar uma pequena comparação entre a ktm e a scott. Peço desculpa pelo longo post mas irei tentar ser o mais breve possível.
KTM Scarp Elite
Bicicleta de suspensão total de entrada de gama, com quadro em carbono/alumínio tamanho 17"
Transmissão: Shimano Deor XT 2x11
Mais tarde convertida em 1x11 mantendo tudo na mesma, alterando apenas o prato da frente para um 32T.
Suspensao e amortecedor: Rock Shock Reba RL e Monorach RL.
Rodas: ktm pro com cubos dt swiss.
Pneus: Vittoria barzo e saguaro.
Travões: Shimano SLX
Pedais: Look S-track
No geral:
Bicicleta com muito potencial, mas na minha opinião muito fraca a nível de conforto.
A reba rl e o monorach rl muito rígidos, leitura do terreno muito má, as pequenas irregularidades mal as lias. Para boas referencias que tinha desapontaram. O amortecedor não ter bloqueio no guiador, é desfavorável.
Transmissão nada a apontar, sempre certa e afinada.
No que toca a subidas e descidas, a posição do amortecedor ser em cima, possibilita que nas subidas a bicicleta não tenha o comportamento de "descer a traseira" reduzindo assim muito do atrito que estas bicicletas só por si já tem. Nas descidas, nota-se que a bicicleta tem um comportamento mas rápido e não tão "colado ao chao".
Rodas aguentam bem pancada e desempenham a função sem problemas. Pneus primeira vez que usei e posso dizer que aprovados.
Boa bicicleta, gostei bastante mas se fosse numa gama melhor, ai o caso mudava de figura.
Scott Spark RC 900 Team
Bicicleta de suspensão total, com quadro em carbono tamanho S.
Transmissão: Sram Gx-x1 Eagle de 12 velocidades. Na frente prato de 32T com guia de corrente.
Suspensao e amortecedor: Fox 32 SC Float performance e Fox Nude Trunnion.
Rodas: Syncros com cubos dt swiss.
Pneus: Maxiss Aspen 2.25
Travões: Sram Level tl
Pedais: Look S-track
No geral:
Bicicleta muito bem aproveitada e com equipamento de luxo.
Fox?? Nada a dizer, não desaponta em nada. Conforto e conforto. Fácil afinação, leitura de terreno impecável quer pequenas e grandes irregularidades. O bloqueio no guiador é uma grande ajuda.
Transmissão nada a apontar, sempre certa, afinada e as suas passagens brutas, característica da Sram.
No que toca a subidas e descidas, a posição do amortecedor ser em baixo, faz com nas subidas a traseira cole mais no chão. Consegue-se amortizar pondo o bloqueio na posição intermedia, ou seja, o amortecedor faz o seu trabalho mas de uma forma mais rígida. Nas descidas, nota-se que a bicicleta é mais colada ao chão pelo que transmite mais segurança a descer.
Rodas e pneus primeira vez que uso e não tenho opinião formada.
Travões ainda não tenho grande opinião formada.
Bicicletas bastante diferentes, penso que a ktm é uma bicicleta mais race, mais competitiva com conforto aliado (gamas altas). A scott é mais conforto e menos race.
Ambas excelentes marcas com bicicletas top.