Foi você que pediu uma análise a 8 pneus diferentes?
Estes são os pneus que tive a oportunidade de usar nesta bike,nestes 4 anos e tal.Prendo aqui dar a minha opinião sobre cada um,tentando resumir ao máximo para não tornar isto muito aborrecido de ler.
Antes de mais,algumas considerações sobre pneus,mais específicamente pneus de xc leves:
-Leve ou pesado fura igual? Não é bem assim...os pneus pesados oferecem muito mais resistência a cortes e rasgões,mas não são imunes.Todos furam,mas é sempre mais fácil furar/rasgar um pneu leve. A sorte pode ditar muitos kms sem furos com um qualquer modelo,ou fazer apenas alguns metros com outro mais resistente. É como um sorteio,com a diferença que com um pneu leve "compramos mais rifas".
-Um pneu leve faz muita diferença. Muita mesmo. Por norma,é aceite a regra que o peso nas rodas se multiplica por 3,especialmente nos pneus. Não é difícil de sentir diferenças tão pequenas como 50 gramas,especialmente em acelerações à saída de curvas lentas ou acelerações súbitas. A rolar obviamente já não é tão perceptível.
-Antes de escolherem um pneu,leiam o que a marca têem a dizer sobre o mesmo no site. Se é referido como "para uso em competição,máximo rendimento,durabilidade reduzida" não esperem que o pneu lhes dure milhares de kms. Nenhum pneu de competição em desporto nenhum tem como finalidade durar para sempre.
-Testem vários pneus. Se tudo correr bem
os pneus são o único contacto com o solo,e podem transformar toda a maneira de andar na bike,tornando-a mais confortável/rápida/segura/manobrável/eficiente. Com um investimento relativamente baixo pode-se ter por exemplo um par de pneus para o Inverno e outro para o Verão,como já devem ter concluído não existe "o pneu ideal".
E aproveitando a foto de família,cá vai e então,da esquerda para a direita:
Maxxis Flyweight 330 1.95 (330gr novo) > O mais leve que já usei;Aderência surpreendemente boa em terreno compacto ou pouco solto;Balão reduzido obriga a pressões altas e retira bastante conforto;Montagem em tubeless difícil;Dá a sensação que estamos "em forma" ao passar de outro 150gr mais pesado
Bontrager XR0 2.1 (406gr novo) > Muito leve para o balão que tem (verdadeiro 2.1);Boa aderência;Necessário bastante atenção à pressão ideal para retirar a melhor performance;Montagem em tubeless fácil;Muito confortável para um pneu tão leve;Um corte na maratona de Tábua custou-me uma boa classificação
Schwalbe Rocket Ron Pacestar 2.1 (2011,455gr novo) > A evolução para melhor do Rocket Ron;Muito boa aderência em quase todas as situações;Ideal para montar na frente;Tubeless Ready facilita a montagem mas dificulta tirar/colocar em aros ZTR;Verdadeiro 2.1,ao contrário dos primeiros modelos;Durabilidade reduzida quando usado atrás em piso abrasivo;Mais 50 gramas que o modelo antigo,mas compensa=Mais largo,mais resistente,mais fácil de selar.
Schwalbe Rocket Ron EVO 2.1 (2009,387 e 402gr novos) > Estupidamente leves para um pneu com tanta aderência;Balão real de apenas 1.9";Montagem tubeless trabalhosa;Actualmente (3 anos depois) apresentam borracha ressequida,mas por outro lado o endurecimento aumentou a resistência ao desgaste;Excelentes em pisos macios ou com alguma lama.
Onza Canis 2.0 60tpi (480gr novo) > Daqueles pneus que desenrasca em todo o lado mas não se destaca em lado nenhum;Boa tracção em piso compacto;Medíocre a curvar;Rola muito bem;Fraco na lama;Montagem tubeless fácil;Nenhum corte ou furo até á data (inclui várias incursões no PNSAC e a maratona do Centro 2010);Confortável.
Kenda Small Block 8 1.95 (479gr novo) > Muito boa tracção em quase todas as condições;Confortável;Resistente;Carcaça com o melhor "feeling" de todos os pneus leves que experimentei,permite variações de pressão mais amplas que os outros;Barato (20€ em loja online);Montagem tubeless muito fácil;Melhor performance na roda de trás.
Kenda Karma 2.0 60tpi (480 e 490gr novos) > O verdadeiro faz tudo= Todos os pisos,em ambas as rodas;Talvez o mais polivalente de todos;Excelente em pisos pedregosos/duros com terra solta;Boa durabilidade;Estável a curvar;Resistente;Montagem em tubeless fácil;Confortável;Algum atrito em pisos compactos,especialmente na roda de trás.
Bontrager Jones Mud-X 2.0 Tubeless Ready (530 e 550gr novos) > Surpreendentemente versátil para um pneu de lama;Confortável (balão muito alto);Borracha de composto duplo garante aderência e durabilidade;Excelente performance em lama funda,terra solta,e basicamente todos os pisos excepto os mais compactos;Bom rolador quando novo (quando apresenta muito desgaste torna-se "quadrado" o que o torna mais lento);Montagem tubeless fácil,embora entre bastante justo nos aros ZTR;Leve para um pneu tão resistente e com tanto rasto.
Obviamente há muito mais para dizer,mas tentei resumir ao máximo.Quem tiver alguma dúvida,apite.
E boas pedaladas!