Olá malta!
A minha bike,ou mais precisamente o quadro Kona Four está em breve a fazer 3 anos.
O tempo voa quando nos divertimos,é uma grande verdade e que se aplica na totalidade quando penso nos bons momentos que passei aos comandos desta bike.
O que pretendo fazer aqui hoje é uma retrospectiva dos custos que este projecto me acarretou,para que quem tem intenções de pôr a sua própria bike mais leve/mais a seu gosto/mais adaptada às suas necessidades possa tirar algumas ideias ou conclusões.
A Four saiu da loja Ofimoto Bike Shop por 2300€,incluindo as muitas alterações iniciais: Rodas,espigão,selim,guiador,pedaleiro…foi aqui que os melhores negócios foram feitos,pois tratando-se de trocas de material novo,a desvalorização é mínima.Para quem pretende comprar uma bike com o intuito de alterar componentes,é muito recomendável fazê-lo antes de ela sair da loja.
Muitas das trocas foram feitas aproveitando promoções em lojas online,e a busca de um ou outro componente “menos usual” também. Se eu fosse rico ajudaria mais a economia nacional…mas com muita pena minha,sou só uma rica pessoa
De isto em Fevereiro de 2008:
Passámos a isto em fins de 2010:
Quadro: Kona Four Deluxe 2008 (parafusos titânio + 35€)
Amortecedor: Fox RP2
Suspensão: Rock Shox Recon SL - Rock Shox Sid Race 2009 (+200€) – Magura Durin Race 2010 (+250€)
Direcção: TH - Crank Brothers Directset (+30€)
Avanço: Kona XC – Sunn Elitis (+38€) – KCNC SC Wing (+30€)
Guiador: BBB Fibertop – Controltech (+55€) – Truvativ Noir WC (+90€)
Punhos: Kona XC – Ritchey WCS (+7€) – Bontrager XXX Lite (+7€)
Manípulos de mudanças. Shimano XT – (+parafusos alu+3€)
Espigão selim: MSC carbono
Aperto espigão: Kona – KCNC (+14€)
Selim: WTB Devo cromoly – Selle Italia SLR XC Gel Flow (+90€) – Selle Italia SLR (trocado com a bike de estrada)
Rodas: Aros NoTubes ZTR Olympic+cubos A2Z+raios Sapim+fitas e válvulas Notubes
Apertos rodas: A2Z Ti – Use Spin Stix Ti (+40€)
Pneus: Bontrager Mud-X TLR 2.0 - …já experimentei vários pneus,a maior parte deles posso voltar a usá-los.Portanto os mais de 100€ que gastei além dos Bontrager não deveriam ser aqui contabilizados.
Cassete: Shimano XT 11-32 – lockring Token (+6€)
Corrente: Wipperman – Shimano (+20€) – MSC (+50€)
Desviador trás: Shimano XT Shadow (parafuso alu +2€)
Desviador frente: Shimano Deore – Shimano XTR M902 usado (+40€)
Pedaleiro: Shimano Hone – Truvativ Stylo OCT (+130€) – Aerozine X12SL (+130€)
Pedais: Shimano PDM959 – Exustar PM25 (+50€) – eixos titânio usados (+10€)
Travões: Hayes Stroker Trail – Hygia Usagi (+200€) – Hayes Stroker Gram (+190€)
Discos: Hayes – Hope (+35€)
Cabos e bichas: Shimano – Nokon (+30€)
Ora isto são obviamente valores aproximados,e posso estar a esquecer-me de alguma coisa…acreditem ou não só agora que estive e escrever este texto é que me dei ao trabalho de fazer as contas!! O preço "final" rondará os 4000€ ou menos se descontarmos as retomas e vendas de certos componentes como a suspensão ou os travões. Mas não vale a pena estar a fazer essas contas agora.
O que merece a pena é termos uma bicicleta adaptada às nossas necessidades,relativamente exclusiva e leve sem ser preciso vender um rim
Espero poder ajudar alguém com a divulgação destes custos,que é algo que por vezes me parece "tabu" aqui no Canti...nos Weight Weenies!
Quem quizer acompanhar a evolução desde o início pode fazê-lo no tópico original aqui :
http://www.forumbtt.net/showthread.php/8839-Diferente-para-melhor-Kona-Four-Deluxe-by-Nozes-10-280kg