Aí está a primeira prova do ano,e que tareia que foi!!
O Raid Fátima Btt Clube já não é fácil com tempo seco,quanto mais feito debaixo de chuva contínua como foi no passado dia 2. Atletas e máquinas foram postos à prova nos espectaculares trilhos abertos pela organização,completamente encharcados e escorregadios como só as pedras calcárias conseguem ser.
Nunca tinha feito com esta bike uma prova tão "demolidora" para o material,mas tinha uma "vingança" prometida do ano passado,quando furei 2 vezes e tive de fazer o percurso mais pequeno. Desta feita,nem o tempo nem a lama ou as pedras ensaboadas me fizeram desistir de acabar os 55km com quase 1500m de acumulado.
Algumas coisas na bike foram alteradas para a prova: Como ainda não recebi o cepo para o cubo A2Z,montei a roda Mavic SLR atrás,que tem uma cassete XT. Nos pneus,levei 2 Rubena Charibdys Tubeless Supra (cerca de 550gr cada),e coloquei um dos meus guarda lamas caseiros. Com tudo isto,a bike ficou a pesar 10,14kg
Podia ter arriscado mais nos pneus e colocado uns mais leves...mas o ano passado não resultou bem,não é? Não vale a pena teimar.
Numa prova destas até o melhor material dá problemas,e eu tive alguns: As espirais de mudanças Quaxar têem cumprido,mas com tanta água e lama não se aguentaram e passei quase toda a prova com as mudanças todas desafinadas. Provavelmente irei tirá-las e guardá-las para o Verão ou para quando me der uma daquelas frebres altas de baixar o peso
As pastilhas de travão já estavam provavelmente a mais de meio uso,e durante a prova entregaram por completo a alma ao criador. Pormenor: Uma das pastilhas de trás gastou quase toda a base,que ao ser de alumínio não danificou o disco. Uma vantagem extra para estas pastilhas! Já encomendei mais 2 pares destas Uberbike.
Outro problema foi antecipado por mim e resolvido antes de aparecer,os punhos Bontrager foram fixados ao guiador com braçadeiras (zip ties para quem aqui não sabe português) e evitei assim perder os ditos pelo caminho
De resto tudo cumpriu a sua função,os pneus não tiveram qualquer problema,aparte a falta de tracção nas lajes molhadas e enlameadas (que de resto não havia pneu que tivesse qualquer aderência,tanto apeavam os de 29",27,5" ou 26",aquelas pedras são muito democráticas).
Agora impôe-se uma revisão profunda,penso que o cubo da frente também precisa de rolamentos,vamos ver.
Aproveito para convidar toda a malta que gosta de trilhos entusiasmantes para se inscreverem na Rota do Javali,dia 13 de Abril aqui bem perto de mim,na Vila de Tremês. Não se vão arrepender!
Fica uma foto do ano passado (alguém consegue identificar aquele jovem escondido atrás do arbusto??
)
Boas pedaladas!