Uma forma de perceber se há alguma diferença significativa no aperto dos raios é colocar a roda a girar, e com um objecto metálico (chave allen, fendas, arame, etc.) deixar os raios tocar-lhe escutando o som. Convém manter o objecto estável para interferir o menos possível com o toque. Se houver um raio mais mal apertado o som vai ser claramente diferente. E depois de o identificar até com a mão se conseguirá perceber o mau aperto. O som dos raios do lado direito será diferente dos do lado esquerdo se os raios tiverem um comprimento diferente.
Também há a hipótese de serem os pedais. Ou um elo da corrente que está preso (tens aí uma foto bem enlameada ) e que ao passar pelo desviador não dobra e faz o este ressaltar e estalar. Aí convém dobrar cada elo da corrente manualmente para o descobrir. Ainda podes ter um dente da pedaleira torto ou com uma rebarba que faz a corrente encaixar mal e ressaltar. Pode ser de tantas coisas e muitas delas nada óbvias... Todos este exemplos e outros já me aconteceram ao longo dos anos.
Também há a hipótese de serem os pedais. Ou um elo da corrente que está preso (tens aí uma foto bem enlameada ) e que ao passar pelo desviador não dobra e faz o este ressaltar e estalar. Aí convém dobrar cada elo da corrente manualmente para o descobrir. Ainda podes ter um dente da pedaleira torto ou com uma rebarba que faz a corrente encaixar mal e ressaltar. Pode ser de tantas coisas e muitas delas nada óbvias... Todos este exemplos e outros já me aconteceram ao longo dos anos.