Jorbi D2R até ao Sonho Cannondale Scalpel 3 Carbon (Com Várias Fases)

rodinhas chamine

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boas
hoje dediquei me mais uma vez ao bricolage, como ando com ideias de comprar uns discos mais leves que os que tenho, mas sempre com a ideia que tem que ter os raios por dentro a vermelho, dentro das opcçoes encontram se os ashima, mas como os vermelhos ainda sao carotes esperimentei uma coisa nova.
saquei fora os discos formula,tentei tapar da melhor forma a parte onde acenta a pastilha e toca a pintar os ditos raios dos discos, a tinta que usei foi uma propria para suportar altas temperaturas, tipo aquelas que o pessoal usa para pintar os tamboras dos carros, nao ficou a profissional, mas deu para ficar com a ideia como ficarao os ashima.
mas nada melhor que umas fotos:
Disco da frente
16052010001y.jpg
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Disco de trás

trsj.jpg
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rodinhas chamine

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Boas
Vou deixar mais duas fotos da maquina e do rider, mais um grande teste desta vez no Mega Passeio RHC em Torres Novas, mais propriamente numa incursao pela Serra D'Aire.
Os trilhos bastante tecnicos a descer e alguns a subir tambem onde a bike se porta lindamente, aqui o lifting que foi feito ao selim notou se um pouco duro, ou entao tb poderia ser dos novos calçoes.Depois das fotos tambem preciso de alguma ajuda, para fazer algumas alteraçoes
dscf7085.jpg
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ESTA PARTE ERA BEM TECNICA
dsc032361.jpg
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Vamos la entao ao meu pedido de ajuda, neste momento a bike esta com 12,570kg, tensionava retirar entre 1 a 2 kg para isso tenho 500€ nem mais nem menos.
agradecia que me fossem dando umas dicas
 
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R.Almeida

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Epa talvez algo ambicioso...menos 1 a 2kg com 500€!

A meu ver com essa quantia alterava:

Pedaleiro, metia um XT ou o da TOKEN lá ia 200€
Depois cassete e corrente XT mais 60€
Depois metia dois Kenda kevlar com liquido NoTubes 50€
E depois mais importante metia um selim...porque essa alternativa não cheira muito bem Sele Itália SLR 100€

Os restantes 90€ podes pagar uns copos e umas Bifanas à malta.
 

chamusco

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Eu estou associado aos restantes 90€, o resto compra o melhor que puderes rsrsrs.
Os discos parecem-me ter ficado porreiros.
Um abraço
Chamusco
 

nogueira.nuno

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Tira uma fotos mais pormenorizadas e assim é mais facil á vista ajudar a retirar peso com o teu orcamento mas de qualquer maneira faz também uma lista actual do equipamento que estás a usar no momento.

Essa dos parafusos de Ergal nos travões é que discordo mas... no minimo nos discos 3 de ergal e 3 de titanio.
 

rodinhas chamine

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boas
desde ja agradeço teres vindo aqui dar a tua opiniao, sendo assim a bike tem o seguinte material:
vamos la entao a lista de componentes:
quadro: JORBI aluminium hidroforme triple butted 7005 (rolamentos selados nas partes moveis)
forqueta: Fox serie f 100 (sem bloqueio)
amortecedor: Rock shox monarch 4.2 (2010)
rodas: Fulcrum red metal 3
pneus: Geax saguaro toubless
shifters: Deore LX
desviador F: Deore
desviador T: Deore XT invertido(roldanas kcnc)
travoes: Deore XT
discos: Formula oro 160mm
cassete: LX
pedaleiro: Shimano FC-M521 175mm
pedais: CB egg beater C
espigao selim: FSA SL-K
avanço: FSA OS 150
guiador: Carbon GX pro
extensores: Carbon GX pro(retirados)
punhos: Scott (prologo)
selin: Bontrager inform R (substituido por um antigo mas descascado)
caixa direçao: FSA acb
ciclocomputador: Point
chavetas das rodas: Miche XR vermelhas
parafusos das bombas de travao aluminium vermelhos
peso:12,570g
Sei que so na troca dos pneus poderei vir a retirar 700g, os geax sei o peso real estao nas 850g cada um, mas nao sei bem por quais logo aqui dava jeito uma ajudinha
Uma das coisas onde retirar umas boas gramas era na pedaleira uma XT ou uma Token
Pensei em trocar os shifters por uns sram atack para trabalhar com a shimano, tenho preferencia nestes desviadores.
Ja tenho estas ideias mas antes de começar a gastar o guito gostava de uma opiniao de uem domina esta questao dos pesos.
 

nogueira.nuno

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Normalmente nunca digo não a ninguém por isso estás á vontade desde que tenha tempo.
Outra coisa é que é mais facil ver á Espanhol no meu caso mas vou tentar ajudar ou imaginar.
Não sei se fazes compras Online por isso não vou presupor isso e dar-te material facilmente adquirivel por lojas e vou ajudar numa situação normal de poupança não te depenando muito por assim dizer.

quadro: JORBI aluminium hidroforme triple butted 7005 (rolamentos selados nas partes moveis), normalmente há parafusos como o da suspensão que podem ser trocado por Titanio e poupa-se ainda um bom bocado
forqueta: Fox serie f 100 (sem bloqueio)
amortecedor: Rock shox monarch 4.2 (2010)
rodas: Fulcrum red metal 3
pneus: Geax saguaro Tubless Pois é assim, eu pneus sem saber agora ao pormenor pesos dou-te uns que gostei de ter que foram os Racing Ralph que são leves, baratos e melhores[normais(convertidos)] para furos que uns Rocket Ron(mais leves), podes usar os da moda no momento Kenda que também tenho mas aconselho-te estes ultimos pelos >10kilos da tua bike.
shifters: Deore LX ja tive Sram Attack com XTR e digo-te que não tem nada a ver em qualidade de funcionamento e de zero chatices como com uns X0 que agora estão mais baratos devido ao novo XX por isso trocava tudo para X0
desviador F: Deore
desviador T: Deore XT invertido(roldanas kcnc) a tal troca conjunta com os grip shift X0
travoes: Deore XT
discos: Formula oro 160mm nunca usei mas pelo preço e peso uns Ashima sem duvida que vale a pena(cuidado e com a quantidade de vermelhos e aquela situação de estares a usar os 6 parafusos todos de Ergal nos discos!!
cassete: LX deixa andar que quando deres cabo dessa logo se Vê!!
pedaleiro: Shimano FC-M521 175mm confirma por agora se esses pratos não são em Aço, se sim uns pratos de aluminio e parafusos tirava-te muito peso, se ouver mesmo mais €€€ aí a conversa pode ser outra mas senão por agora é uma boa solução.
pedais: CB egg beater C pois há os SL que sempre podes depois modificar e retirar mais peso(por acaso Online estão a €69) mas...
espigao selim: FSA SL-K isto podes pesar e ver mas de certo pelas 250gr por isso num KCNC tiravas logo mais 100gr
avanço: FSA OS 150 pelo que estou a ver o peso deve fazer Juz á referencia, neste caso há o syntace F119(139gr sem parafusos de titanio e 126gr com parafusos em Ti ou fazer o mesmo a um Ritchey que é mais acessivel) mantendo os 31.8 ou deixa andar e mete uns parafusos de titanio que assim baixas das 150gr facilmente e aproximaste mais e poupas mais também
guiador: Carbon GX pro podias trocar por um aproximando das 100gr mas é da tua escolha os €100
extensores: Carbon GX pro(retirados)
punhos: Scott (prologo)
selin: Bontrager inform R (substituido por um antigo mas descascado) há agora boas e baratas soluções, boas abaixo das 150gr mas não sei bem ao certo qual o peso daquele que tens agora
caixa direçao: FSA acb fica para mais tarde mas a tampa pode ser substituida por €20 e tirares umas 20 gramas
ciclocomputador: Point
chavetas das rodas: Miche XR vermelhas não sei pesos mas sem procurar aposto que andam pelas 100gr, só se o eixo for em titanio mas confirma-me, se não for podes tirar aqui 50gramas á vontade e sem problemas
parafusos das bombas de travao aluminium vermelhos o tal caso que referi antes, os parafusos de ergal aqui não é uma opção inteligente na minha opinião

Bem assim de momento e muito rapido foi o que arranjei, senão traz-me a Bike dá-me 2 dias e eu depois eu faço contas contigo!! :)
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
Obrigada nuno por colocares a tua opiniao e ainda por cima tao bem detalhada.
Vou seguir algumas sugestoes, os pneus vao ser uma so nao sei ainda onde os adquirir, e em qual a medida.
Os discos tb ja tinha pensado nesses provavelmente vao ser mesmo esses.
A caixa de direcçao por agora fica, mas a tampa eu ja tenho uma da token com parafuso em ergal( penso que nao ha necessidade de Ti pois serve so para tirar a folga da suspensao)
O selim neste momento esta com 190g mas a custa um pouco do conforto, nao muito, mas pondero um selle italia slr xc gel flow sempre sao 175g (nao sei se sera uma escolha confortavel mas muita gente diz que sim)
A troca dos sifters aqui e visto que falas bem dos sram atack e porque tenho lido que a sram e mais brusca, nao tao suave na troca de mudanças e pq sempre poupo pelo menos 100€ no desviador fico mesmo pelos atack
O guiador aqui acho que retiro bem 100g pois este pesa bem mais de 200g, pois apesar de dizer que e carbono, o interior e aluminium e pelo menos 2,5mm de espessura, mais o revestimento de carbono
O avanço por agora fica mais tarde quem sabe, tal como o espigao do selim.
Falaste em manter o pedaleiro ou trocar os pratos caso estes fossem de aço, mas era aqui e nos pneus que mais peso posso retirar, pois este modelo deve ser mais pesado que o deore actual que esta perto das 1100g, este meu deve pesar umas 1200 ou 1300g, nao consigo encontrar o peso em lado nenhum.Caso o troca se por um da token que pesa 765g tal como um xtr e custa 218€ mas desconhecido ou sem feedback, ou entao a xt 115€ acho que tb e uma boa escolha.
Os parafusos vao ficar na mesma pode ser um pouco ma ideia mas para o btt que faço e alem disso peso 60kg acho que nao exercem muito esforço.
Resumidamente o que tenciono e gastar por volta dos 500€ apostando na pedalaira, pneus, selim, sifters principalmente depois por acrescimo virao entao as outras trocas tais como guiador, espigao do selim(ainda poderei vir a inventar qualquer coisa dp logo se vera)
Tenciono baixar o peso meramente melhorando um pouco a qualidade dos componentes nao entrando em exageros pois se conseguir colocar a bike entre os 11kg e 11,5kg sera mais que suficiente.
 
D

Diablo.

Guest
:twisted: Boas amigo, parabens a bike esta muito bonita mesmo muito.
 

rodinhas chamine

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Boas
Depois de tanto virar lojas online na procura de uns sram attack ou uns rocket para substituir os shifters lx, eis que hoje entrei numa loja a uns 40km de casa para dar seca, (enquanto a maria fazia umas compras) ao dono ou a um dos empregados, e surgiu me a ideia de perg se tinham os sram attack, ao qual o rapaz respondeu quantos pares e que queria, pois antes eu disse lhe que todas as lojas onde procurei estavam esgotados que so os conseguia mandar vir da net e da irlanda.
Posso dizer que nao pensei em comprar pois na loja que era as tantas teria que pagar o couro e o cabelo, mas quando o rapaz tirou a caixa e respondeu 53€, mas espera ai que vou ali perg ao patrao pq acho que estao em promoçao, e nao era que estavam mesmo 39,90€. Mais nao sera preciso dizer pq a este preço teriam que vir logo um par para casa.
Ja estao montados mas estao a trabalhar ao contrario pois o desviador e invertido, ou seja para estar no carreto maior atras o indicador vermelho esta no numero 9, enroscando punho desce a corrente, quando desenrosco punho sobe a corrente.
Sera que nao existe nenhum inconveniente para o material
Ora uma foto para mostrar o material montado, posso dizer que pesei a maquina e 12,430g
hpim1270.jpg
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chamusco

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Boas agora é que o meu amigo vai ver o que é meter mudanças sempre certinhas e ir a descer em 9.ª e depois haver um gancho a subir e ter de passar rápidamente pra 2.ª ou 3.º e é só rodar e andar e quem vier atrás que fecha a porta rsrsrs.
isso de estar ao contrário é uma questão de habituação, mas pra quem tem pela primeira vez não custa nada.
Só falta um guiador recto ai vais ver o que é bom pra subir e rolar, além de dar um ar mais in á maquina rsrsrsrs.
O Ricardo com aquele guiador novo até voa rsrsrsrs, ontem só com um paraquedas é que o conseguia segurar rsrsrs.
Um abraço
Chamusco
 

chamusco

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Toca a treinar a sério que o dose Mindense esta ai à porta rsrsrs
mas agora com essas mudanças ninguém te segura rsrsrs
Um abraço
Chamusco
 
Last edited:

agirão

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Não há problema nenhum com o desviador invertido!

Tenho um bike assim, há milhares de quilómetros, e cinco estrelas!

Força com a máquina!
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
Vamos la entao por partes, guiador recto ja tive e gosto, mas o que tenho aqui por casa pesa quase tanto como o resto da bike, lol lol
Tenho que ver se ainda sobra uns cobres para um bem mais leve, tal como para um espigao de selim, e um avanço. Depois do mais importante ainda sobram 150€, estes 150€ deviam era de esticar para mais uns discos ashima e uns apertos para as rodas mais leves.
Em relaçao aos attack a trabalhar ao contrario, so o pior e estarem la os numeros e associarmos o 1 ao carrete grande e o 9 ao pequeno, mas com o tempo vou me adaptar, pois se me adaptei aos lx sem mostradores.
Como o amigo agirâo diz que nao tem problema e assim que vai ficar.
Amigo chamusco eu nao vou a minde, alem disso ainda nao sei se o pessoal da chronopost faz entregas ao domingo pois as 48h que os gajos da fizz dizem demorar a entregar o material e exactamente nesse dia, e esses SL ja foram despachados ou o meu amigo ainda os tem a preço de amigo, se os tiver eu fico com eles.
 
Last edited:

rodinhas chamine

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Re: JORBI a primeira é a minha

Boas

Hoje ja foi dia de experimentar os attack e posso dizer que gostei bastante.
Particularmente gostei de puder retirar e meter quantas mudanças quizer de uma vez so, e diga se de sua justiça que da bastante jeito.
Primeiro demorei a atinar para que lado tinha que rodar para diminuir ou aumentar de velocidades, mas ja apanhei o jeito, ou seja enroscar o punho significa acelerar mudança pesada, quer dizer andar mais, desenroscar significa desacelerar diminuir velocidade andar menos.
Pode tb ser um pouco filme meu, mas da-me impressao que me sinto mais confiante a pedalar a subir, pois tinha que tirar um dedo do punho para puxar o maniplo do shifter e parece que perdia um pouco de força nas maos.
A descer aqui noto mais a diferença pois agora para travar basta um dedo pois agora nao esta la a abraçadeira do shifter a ocupar espaço. Esta parte pode parecer dificil de perceber, pois eu tb tenho alguma dificuldade em explicar esta situaçao.
Agora o importante e que gosto do funcionamento do material e sempre foram quase 100g ao ar.
 

agirão

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Re: JORBI a primeira é a minha

Grande Rodinhas! Estás na onda!
Curtes mesmo a tua bike! É assim mesmo!
Boa sorte com ela!
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas

Ora ca venho eu dar umas novidades mas desta vez ainda nao vai existir fotos, la mais para o fim de semana pode ser que as meta.
Passo a informar que os novos upgrades ja chegaram e ja estao instalados.
Sendo estes a pedaleira xt, a cassete xt de 34, pois eu gosto bastante da avozinha para puder subir facilmente e nas calmas, e corrente kmc x9 e por ultimo uns pedais CB sl com a mola em vermelho para condizer. Ja tinha os CB eggbeter C mas apareceu um negocio excelente proporcionado pelo amigo Chamusco que fez questao de os vender por 20€, sim 20€.
Nao fiquem ja a pensar e com macaquinhos na cabeça de onde seria a sua proveniencia, pois estao errados.
Estes pedais vinham na sua scalpel, mas acho que ele nao deixou o quite de quedas na loja e cada vez que andava de bike la tinha ele que ir ao tapete, fartando se disso mandou vir uns exauster e meteu os de lado.
Ja agora, muito obrigado pela oferta pois 20€ foi uma oferta, ja estao instalados e ja os experimentei com os meus sapatos e com os cleates dos meus e nao notei que tivesse alguma dificuldade a retirar os pes. Vamos la a ver no terreno se assim continua e o quite de quedas tenha ele esgotado nas 3 0u 4 vezes que andou com eles.Rrrssssssss
Passo a dizer que neste momento a menina tem 12.240kg, faltando ainda o selim e os pneus serem trocados.
 

KaTuKi

New Member
Boas
Estas de parabéns pela bike que tens.
Mas digo uma coisa...

HAJA DINHEIRO, que eu ver uma bike destas e ver o chasso que tenho, isto ate faz mal a vista.eheheh
Continua.

AbraÇo
 
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