Jorbi D2R até ao Sonho Cannondale Scalpel 3 Carbon (Com Várias Fases)

rodinhas chamine

Active Member
JORBI a primeira é a minha e a caminho dos 10,500kg

Boas
Venho dar mais uma novidade, novamente a menina voltou a perder peso, cada vez mais anoretica, lol lol, cada vez mais perto dos 10,500kg, o que para uma FS de aluminium e de quadro de preço novo abaixo dos 700€ com amortecedor incluido.Peso verificado hoje 10,630kg.
Para atingir este valor tive que retirar o pneu traseiro, passa lo com lixa nas laterais e voltar a montar, meti so o liquido indicado e o problema de perda de ar ficou resolvido.
A cassete XT de 11-34 ganhou folga um pouco por descuido meu, pois montei a nas SLR sem colocar uma anilha no cepo antes da cassete, pois estas necessitam de uma anilha para encher o cepo, ja li por aqui que e por virem preparadas para 10v, como a tal anilha nao vinha nas rodas nao li o manual e nao vi logo que tinha que arranjar uma para montar antes da cassete, por sorte nao estraguei o cepo, e para evitar que a cassete abanasse no cepo por ter uma ligeira folga comprei uma nova uma sram pg 990 red mas optei por 11-32v pois depois de fazer portalegre percebi que para o meu treino provavelmente sera muito dificil aguentar uma pedaleira de 2 pratos com cassete de 11-34, logo optei por uma relaçao mais pesadas para puder usar o prato de 22 mais vezes.
O pneu da frente tambem foi substituido pelo RR, este veio a mostrar se mais leve que o rubena.
Sendo assim estou a 130g de conseguir os 10,500kg, nao sera uma meta muito dificil de atingir, mas nao e nenhum objectivo, pois o objectivo que tinha ja a muito foi conseguido com o sub 11kg que daria direiro a entrar no topico dos pesos leves.
Uma analise geral da bike, continuo bastante satisfeito com o quadro e com os componentes, sendo que os travoes talvez sejam o elo mais fraco apesar do preço elevado tenho a sensaçao que nao valem metade do valor, a nao ser por serem leves, talvez os venha a mudar para o ano por uns xtr de 2011.
 
Last edited:

rodinhas chamine

Active Member
boas
A lixa nas laterais foi para retirar alguma imperfeiçao que estava a deixar escapar o ar.
O liquido eu nao expliquei bem, ou melhor nao terminei o que estava a dizer, o liquido foi os 60ml que foram colocados dentro do pneu, depois foi dar ar, quase a maxima pressao e chocalhar bem o liquido dentro do pneu e ele vedou logo.
Desculpem a confusao que poderia ou que pode resultar da leitura do post.lol lol
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Em relaçao as rodas, por acaso tinha visto essas, mas dar mais 200€ tava fora de questao.
Entao vamos la actualizar a lista de componentes.

LISTA DE COMPONENTES

QUADRO: JORBI aluminium hidroforme triple butted 7005 (rolamentos selados nas partes moveis)
CAIXA DE DIREÇAO: FSA acb com tampa e parafuso Token
SUSPENSÃO: Fox serie f 100 (sem bloqueio)
AMORTECEDOR: Rock shox monarch 4.2 (2010)
TRAVÕES: KCNC X7
DISCOS: Ashima ARO 160MM
ADAPTADOR TRAVAO TRAS: Bengal
PEDALEIRA: Shimano XT
PEDAIS: CB egg beater C
CASSETE: Sram PG 990 red
CORRENTE: Shimano XTR
MUDANÇAS: Sram atack
DESV.TRAS: Shimano XT invertido
DESV.FRENT: Shimano deore
ROLDANAS: KCNC
CABOS: Shimano XTR
BICHAS: Bengal com terminais Bengal
AVANÇO: FSA OS 150 ( parafusos KCNC)
GUIADOR: Ritchey WRC carbon
PUNHOS: Esigrips
SELIM: Selle Italia SLR gel flow
ESPIGAO DO SELIM: KCNC Ti Pro Lite 8000
APERTO DO ESPIGAO: FRM
RODAS: Mavic SLR 2010
APERTOS DAS RODAS: Aerozine
PENEU FRENT: Schwalbe rocket rom 2.1 EVO (tubeless ready)
PENEU TRAS: Maxis larsen TT 1.9 kevlar
LIQUIDO PNEUS: JOES
PROTEÇÃO DA ESCORA: Point
CICLOCOMETRO: Sigma
SUPORTE DA GARRAFA: Elite
PARAFUSOS: Todos os parafusos sao ergal, a excepção os do avanço que apertam na suspençao e os do quadro que são em Ti)

Mais tarde colocarei uma ou 2 fotos.
 
Last edited:

pedal1980

New Member
boas como está agora a tua miuda
estou a pensar comprar uma jorbi e tenho seguido este topico, vou vender a minha scott e ficar pelo portugalex
 

Nozes

Active Member
Grande máquina sim senhor! E bem usada também,melhor ainda!
Já vai a caminho dos sub-10,não é assim tão difícil,com paciência e oportunismo vais lá ;)

Boa sorte com a tua Jorbi,está aqui um projecto que em muito me faz lembrar a minha Kona e os bons momentos que tenho passado com ela,na guerra contra o peso e a aproveitar o que uma bike leve tem para dar.
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Amigo pedal1980 como pode constatar nao podia estar mais que satisfeito, atençao eu so comprei o quadro, mas penso que tanto a de equipamento de entrada de gama como a melhor equipada tem componentes que nao te vao deixar mal.
Amigo Nozes para o sub-10 vai ser dificil sem mexer nas rodas e na suspensao, as rodas esta mesmo fora de questao, a suspensao pode ser um caso a ponderar, por uma magura, adoro os 2 aros na suspensao. A tua bike esta tambem fenomenal.
 

nogueira.nuno

Active Member
Também estou como o Nozes diz, nada é impossivel e aos poucos e oportunidades que há por aí em algum material deves lá chegar sem problemas :)

Aqui umas perguntas por exemplo para não dizer para mudar muito material ;)

QUADRO: JORBI aluminium hidroforme triple butted 7005 (rolamentos selados nas partes moveis) Não dá para trocar os parafusos do quadro por Titanio?
CAIXA DE DIREÇAO: FSA acb com tampa e parafuso Token Qual o peso da tampa e parafuso?
SUSPENSÃO: Fox serie f 100 (sem bloqueio) Já falta pouco para o Natal e para a Magura :)
AMORTECEDOR: Rock shox monarch 4.2 (2010)
TRAVÕES: KCNC X7
DISCOS: Ashima ARO 160MM Um 140 atrás não dava ou a velocidade max ainda é enorme nas descidas :)
ADAPTADOR TRAVAO TRAS: Bengal
PEDALEIRA: Shimano XT Parafusos e pratos??
PEDAIS: CB egg beater C Uii, e um Upgrade nestes??
CASSETE: Sram PG 990 red
CORRENTE: Shimano XTR há bem mais leve e melhor na minha opinião ;)
MUDANÇAS: Sram attack se gostas de Grip Shift ainda podes trocar os 2 parafusos por Ergal
DESV.TRAS: Shimano XT invertido não tem mais modificações sem ser roldanas?
DESV.FRENT: Shimano deore Um dia destes no Upgrade do Grupo este é o primeiro a ir embora :)
ROLDANAS: KCNC
CABOS: Shimano XTR
BICHAS: Bengal com terminais Bengal
AVANÇO: FSA OS 150 ( parafusos KCNC) Qual o peso dele? Não deve estar no grupo dos Leves! :)
GUIADOR: Ritchey WRC carbon
PUNHOS: Esigrips Pesados no intuito de retirar peso :)
SELIM: Selle Italia SLR gel flow
ESPIGAO DO SELIM: KCNC Ti Pro Lite 8000
APERTO DO ESPIGAO: FRM
RODAS: Mavic SLR 2010
APERTOS DAS RODAS: Aerozine
PNEU FRENT: Schwalbe rocket rom 2.1 EVO (tubeless ready)
PNEU TRAS: Maxis larsen TT 1.9 kevlar
LIQUIDO PNEUS: JOES Uma das coisas é que o acho super pesado em comparação com outros mas posso estar enganado!
PROTEÇÃO DA ESCORA: Point Acho que não está incluido no peso geral :)
CICLOCOMETRO: Sigma
SUPORTE DA GARRAFA: Elite E um dos Chineses, ou quanto pesa este?
PARAFUSOS: Todos os parafusos sao ergal, a excepção os do avanço que apertam na suspençao e os do quadro)
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
Entao vamos la responder mais uma vez ficou a ultima frase incompleta, pois faltou dizer que os parafusos que nao eram de ergal eram de titanium, lol lol.
O peso que eu referi os 10,630kg sao com todos os componentes incluindo a proteçao da escora, e esta ainda deve de pesar umas 20g, e bastante resistente, mas peca pelo peso.
A grade da garrafa deve de ter umas 60g.
O avanço e como dizes nuno nao esta nos pesos leves, alem disso e medida oversize, certamente que se mudar para a medida mais pequena e um guiador da mesma medida tenho a noçao que consigo os 10,500kg, ou ate o sub-10,500.
O pedaleiro tem os parafusos todos KCNC, tirando isso tem pratos e movimento de origem, vou querer manter o pedaleiro, os pratos e o movimento serao trocados por mais leves e baratos que os de origem.
Os punhos vou trocar so pelos mais finos, mas vou manter os esigrips.
Os desviadores tambem tem os parafusos em ergal.
Mas ja agora sera que os desviadores da frente XTR tem assim uma direrença de peso tao grande em relaçao ao deore?
Obrigado pelo teu comentario nuno, e sempre bastante importante ler a tua opiniao.
 

C.Orelhas

New Member
Nunca usei nenhum deore na frente, só o de origem (SIS) o XT e agora o meu XTR, a diferença de um para outro além do funcionamento do XTR ser acima do XT, acusou na balança menos 35gr que o XT. Portanto em relação ao deore, ainda são umas gramitas.

Essas 60gr da grade podes ver aqui: http://www.ppoison-bikes.net/info.php?c=22_148_149&i=1142 (atenção, tira um "p" ao link) por apenas 5€ tens uma grade cujo peso anunciado é de 21gr. São quase 40gr que vão embora, mais a mudança do desviador. Punhos tens os hitemp42 ou os kcnc que são bem mais leves que esses.
Porque não te convertes ao tubeless ? visto teres os pneus e as rodas prontas para isso.
Pratos da CNV ou os TA penso que sejam leves. Tens as tampas da caixa de direcção da KCNC 7gr (peso anunciado).

A ver se vimos isso sub 10lkg :D
 

Nozes

Active Member
Jasuuus,uma grade de bidon de 60 gramas!!! :shock:

Espreita a Lifeline em titânio que tenho na Kona,pesa 22 gramas e em 3 anos nunca perdi um sacana de um bidon! Ainda há dias comprei mais 2 para a bike de estrada a 19€.
O avanço eu mantinha a medida 31.8,a não ser que procures mais flexão do guiador. A precisão na direcção vale muito,para mim.
O desviador é outro sítio em que podes poupar bastante,se encontrares por aí usado um XTR FD-M950 de apertar em baixo e for compatível com o teu quadro,os pesos rondam os 110 gramas,o teu Deore anda pelos 155. Já vi alguns,por uns 30 e tal € encontras de certeza.
Os pratos,se mantiveres os 3,aconselho-te trocar o 44 Shimano (84 gramas) por um 42 MSC (61gr.),a não ser que sejas um "animal" a puxar pela talega e esgotes facilmente um 42-11 :mrgreen:

São poupanças pequenas,mas não compromentem em nada,e não bombardeiam com napalm a carteira! :D
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Acabei de confirmar o peso d grade e e tal como o essence_s diz, penso que na altura pesei a com os parafusos em aço dai dizer que tinha as 60g.
Em relaçao ao prato maior ja esteve mais longe, ate porque ja tem uns dentes ligeiramente partidos e por acaso pensei em 42 ate porque e muito raro usar 44-11.
Em relaçao aos desviadores terei em conta o xtr de 110g.
Em relaçao ao avanço e guiador tambem vou ter isso em conta, apesar de ser um tipo de 63kg e de 158cm
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Venho dar uma frustrante notícia, dado que o objectivo é baixar o peso da bike, se já andava as voltas para conseguir passar dos 10,630kg para os 10,500kg sem gastar muito t€€€€po, surgiu um imprevisto com o pneu da frente um RR, que levou um ligeiro corte que ate vedou com liquido, mas para não ter problemas maiores coloquei um remendo por dentro e como o pneu de trás estava mais que gasto passei o RR para trás também como modo de prevenção caso ele rasgue derrepente e perca o ar e na frente seria ida ao tapete certamente.
Sendo assim comprei outro RR para a roda da frente.Como tinha um maxis tt 1.9 kevlar dá logo para ver o que aconteceu, aumento do peso.
Neste momento estou a usar a chaveta original das mavic SLR na roda da frente pois a da aerozine teve um triste fim, partiu. Aceita se sugestão para umas novas.
Depois da conversa toda resta dizer que a menina engordou 100g, neste momento tem 10,730kg, se antes dava voltas a ver como retirar 130g para atingir os 10,500kg agora mais dores de cabeça vai dar para retirar 230kg.
 
Last edited:
Top