Jogos Olimpicos XCO Londres 2012

Narciso Magalhães

Active Member
Isso da roda 29 andar mais que a roda 26 para mim é MARKETING. Acredito sim que a roda 29 seja mais adequada para certo tipo de pistas, bem como noutras seja mais favorável a roda 26. Nas verdadeiras pistas de XCO (entenda-se técnicas) não tenho a menor dúvida que a roda 26 é a mais adequada. A pista de Londres era claramente mais favorável à roda 29 e mesmo assim na corrida feminina foi o que se viu. Claro que na corrida masculina o top-10 foi praticamente todo roda 29 até porque PRATICAMENTE TODOS os atletas correm com roda 29. As marcas de bicicletas não andam a dormir e querem introduzir a roda 29 a todo o custo de forma a aumentar as vendas.

Os atletas das equipas correm com a roda que a equipa IMPÕE ! Até chega a dar dó ver atletas como o Burry Stander ou a Emily Batty a correr de roda 29.

Por isso é natural que as marcas e lojas associadas (como a Bikestore) defendam a roda 29. Cada um é livre de ter a sua opinião e de acreditar naquilo que entender.

E como também li ontem após a corrida feminina "BH, Suntour e roda 26 ? Viva o marketing !" Só faltou ser de aluminio ! :lol:
 

hesitate

Member
Fogo, ainda pra aqui andam com a história das rodas 26vs29?? Acho que não é preciso ser-se cientista para ver que isso nada interfere com as vitórias, havendo pernas o resto vem apenas fazer como adereço da corrida.. Com tanta importância dada e esse facto não admira que as marcas estejam sempre a bombardear o mercado com o marketing bem agressivo.
 

Narciso Magalhães

Active Member
A ver se estas "galochas" pegam moda. :mrgreen:

1366686_.jpg
 

MeridaBikes

New Member
David Rosa para mim está de Parabéns apesar da sua queda que foi um bocado feia. A sua prova foi muito boa em relação ás que fez na Taça do Mundo e afins..

Abraço;)
 

lucelima

New Member
Bom post #301 do Narciso... Também se podia discutir o facto que a bike medalha de ouro ser uma FS (supostamente mais pesada e supostamente ser inferior a subir) e não ser uma HT que está em maior numero? Haja é pernas e vontade de vencer...
 

jose_m

New Member
esta discussão entre rodas grandes e pequenas não tem explicação possível... é como no atletismo entre atletas com pernas grande e atletas de pernas curtas...
 

ernez

Active Member
Como estou com problemas em editar a mensagem
original, aqui posto novamente, com a referida menção, de que este poste foi retirado do
facebook da RTP e pertence ao t-stoff.

Sim, de facto deve existir uma enorme dificuldade em encontrar alguém que perceba de BTT em Portugal. Não se percebe esta escolha, o que podia ser uma transmissão interessante e elucidativa, com dados sobre a modalidade, informações e curio...sidades sobre os atletas, foi (como na prova das mulheres) uma mão cheia de banalidades que activou a minha vergonha alheia, tal era a forma amadora de como o BTT foi descrito, uma espécie de parente pobre do ciclismo. Basta percorrer os trilhos e as estradas portuguesas, para perceber a importância deste desporto em Portugal., já agora em Espanha, na França, entre outros, mas pronto, o Sr. Chagas levou a comida ao seu prato, claro.

Tenho que publicar isto, desculpem.
 

mrfo

Member
Narciso, isso não é bem assim. O próprio Nino tentou andar com uma 29 e como não se adaptou, a Scott avançou para a 27,5. Ele podia ter continuado na 26 e não quis. Não houve imposição da marca. O Burry já li em mais que um sitio que preferia a 29, o Sauser tb disse o mesmo. Se teriam ordens da marca para dizer isso? não sei.
 

p.m.r.f

Member
Esta participação do David bem que lhe poderia trazer um contrato com uma boa equipa para fazer as provas todas da taça do mundo
 

MrPierre

New Member
"O atleta de Rwanda acabou e não foi último já o de Guam... "

Lucelima,
Para tua informação o atleta de Rwanda que conseguiu "acabar", em 2011 ficou em 9º no Cape Epic logo à frente da dupla Hermida+Naef.
Isto para te dizer que não é coxo nenhum e do meio de onde vem já muito faz ele.

Mais do que criticar atletas de outros países menos desenvolvidos no BTT importa questionar isto:

48 Germany FORSTEMANN Robert DNS +
49 Netherlands VINGERLING Michael DNS +
50 New Zealand BEWLEY Sam DNS

Estes 3 cromos foram inscritos só para "encher" pois são de pista/estrada, e nem na prova puseram os pés!
 
Li alguns comentários que me pareceram dar a entender que a RTP transmitia pela primeira vez BTT em direto.

Se a memória não me falha desde que o BTT (mountain bike) foi considerado desporto olímpico e fez a sua estreia nos jogos de Atlanta nos Estados Unidos em 1996 a RTP transmitiu em direto a prova masculina e feminina e sempre nos restantes jogos até hoje e sempre com Marco Chagas como comentador.
 

Narciso Magalhães

Active Member
Santosvitor, o que dizes é verdade mas a diferença é que fez sempre essas transmissões acompanhado por um segundo comentador, por sinal ligado ao BTT. Em Pequim por exemplo, como já disseram anteriormente, foi o David Rosa.
 

Narciso Magalhães

Active Member
Outro dado interessante é a evolução da duração da prova (baseado no tempo do 1º classificado):

Atlanta 1996 - Bart Brentjens 2:17:38

Sidney 2000 - Miguel Martinez 2:09:02

Atenas 2004 - Julien Absalon 2:15:02

Pequim 2008 -Julien Absalon 1:55:59

Londres 2012 - Jaroslav Kulhavy 1:29:07
 
Top