Caros Amigos,
Quando se trata de competições e imagino mais ainda neste caso dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a volatilidade dos acontecimentos é tremenda, por nada de perde e se ganha. É só lembrarmo-nos que o campeão olímpico o será por quatro lindos anos, durante toda uma olímpiada. É mais um factor piscológico a ter em conta.
Quem ganhar terá cometido o menor número de erros que se traduzem em segundos perdidos e cansaço acumulado. A tática relativamente ao circuito, a escolha do material velocipédico e o controlo dos adversários serão uma parte fundamental que fará toda a diferença. Todos os atletas que estarão presentes sabem perfeitamente o que têm de fazer e como fazer. É lógico que cada circuito tem carateristicas que os atletas se adaptam melhor ou pior, no entanto todos, e mais uma vez afirmo, todos os atletas montam a sua tática de corrida.
Não estou virado para apontar nomes para os campeões olímpicos (masculino e feminino), pelo simples facto de pensar que é mais giro ser presenciado e não supreendido. Logicamente não é mais que uma opinião e respeito todas as apostas e as suas razões.
No entanto e tendo como referência o nosso atleta luso - David Rosa - parece-me menos bom, indicar aqui os possiveis lugares que poderá vir a ocupar no final da prova. É verdade que pode ser uma especíe de lotaria betetística que alguém poderá vir a ganhar, mas não trás mais valia nenhuma ao nosso atleta. Penso que deveriamos nos concentrar em afirmar, acreditar, demonstrar, divulgar e publicitar o quanto excelente é ter um atleta da nossa modalidade nos Jogos Olímpicos e mais ainda, que atleta, apenas a maior referência da modalidade XCO a nível nacional.
Conheço o David já há alguns anos, é um lutador e vencedor nato, nunca se dá por vencido, prepara tudo à consciência, para mim, o resultado que fôr produzido nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 por este ciclista, será sempre de referência. E sei muito bem que poderá haver furos, quedas, avarias, no entanto o resultado final será sempre uma referência.
Para o David Rosa desejo-lhe o maior dos sucessos e Bem Haja.
Mário Alpiarça