Jogos Olimpicos 2012 - Lusitânia Road to London.

viriatodasilva

New Member
Sempre a fazer contas.... Isto já pareço eu no fim do mês à procura de trocos debaixo do sofá para ir ao pingo doce aproveitar uma promoção maluca!!!
 

Trufox

New Member
Uma noticia vinda do futuro... Já que ainda são 16:20 :p

Portugal a um lugar da qualificação para Londres
BTT
Portugal terminou a fase de qualificação para a prova de Cross Country (XCO) dos Jogos Olímpicos na 25.ª posição, a um lugar do apuramento para Londres.

O BTT nacional esteve a um pequeno passo de fazer história e de, pela primeira vez, marcar presença nos Jogos Olímpicos. No ranking de apuramento, Portugal ficou claramente à frente de países que carimbaram o passaporte para Londres, sendo preterido pelo critério de repescagem, que privilegiou as nações de fora da Europa.

“O trabalho desenvolvido na luta pelo apuramento permitiu a afirmação do XCO como desporto de alto rendimento em Portugal, tendo elevado a experiência internacional e a qualidade desportiva dos nossos corredores e tendo estimulado a melhoria generalizada das provas organizadas em Portugal, quer pela presença de ciclistas de outras nações, à procura de pontos, quer pela qualidade técnica das próprias organizações, que sofreu um excelente incremento”, frisa Delmino Pereira, vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo com o pelouro do BTT.

“Encerrámos um ciclo, embora não com os resultados pretendidos. Agora há que arregaçar as mangas, aproveitar a experiência alcançada nesta Olimpíada e preparar o futuro, chamando à selecção nacional as novas gerações de corredores que começam a despontar no XCO português”, afirma o seleccionador nacional, Pedro Vigário.
2012-05-23 - 17:20:31
« Voltar
 

lpsferreira

New Member
Será que GUAM quer mesmo o lugar? Estava convencido que eles não iriam, e de qualquer modo, espero que alguém não queira o/um lugar para ver se íamos a Londres.
 

nhunho

New Member
Leiam com atenção o excerto, escrito antes de La Bresse

Racers from Guam at the Olympics?



In the men's Olympic qualifying battle, the line is drawn at position 24th. Cyprus is currently in 24th position, 118 points ahead of Portugal and additional 31 points more in front of Denmark.



Portugal couldn’t ride for points in Nove Mesto, and in La Bresse, it is almost impossible for them to collect more than 100 points.



However there is still hope for the Hungarians and the Portuguese (and / or Danes). If they don’t send a racer via the national rankings, they can send one through the Continental Championships (two places are available in Africa, Asia, Oceania and America).



In the case of the Oceania Continental Champs, a racer from Guam might be at the start. The 40-year-old Derek Horton was 13th behind the Australians and the New Zealanders. The Aussies have already qualified for the Olympics and are among the best 24 nations, therefore, they cannot send another racer to the Olympics via the Continental Champs. So next to New Zealand, there’s still one place available and a third nation may qualify for the Olympics.
 

Vega

Member
Acho que estava definido desde o início que o lugar sobrante seria sempre para a Oceania...

Vejam o que diz o comunicado da UCI relativo a Guam:

Guam**

** SPECIAL PROVISIONS: (3) If an NOC obtains a qualifying place under criterion no. 2, but has already qualified under criterion no. 1, the next best ranked NOC in the respective continental championships ranking will qualify.
By default, the next NOC of the continent considered in the UCI Olympic qualification ranking will qualify

É pena... Parece que o lugar nunca poderia vir para a Europa... Muita pena.
 

Moniz82

New Member
Boas,


Incrível, como este planeamento foi tão mal feito, incrível como se idealiza um tópico em 2009 com excelentes ideias vindas de tanta gente, especialmente do Trufox e do Narciso, incrível como essas certas gentes passaram por este espaço e não aproveitaram as dicas...


Enfim
 

Vega

Member
e mesmo que não quisessem vir aos JO o lugar seguinte seria o seguinte país com melhor ranking da Oceania.

"the next best ranked NOC in the respective continental championships ranking will qualify"

É o que eu entendo...
 

wawando

Member
Bem, resta-nos ver a prova dos JO que vai ser muito boa e aprender a lição.
Espero que para 2016 sejam tiradas as elações e assumidas as responsabilidades pelas vitorias e derrotas.
Por favor, que nao se cometam os mesmos erros, isso sim, é imperdoável.
 

Narciso Magalhães

Active Member
Da nossa vizinha Espanha onde já conhecem bastante bem o XCO (e o DH) português, vêm as seguintes palavras:

"Lo que me parece una "putada" es la plaza "regalada" a Guam en detrimento de nuestros vecinos portugueses, incumpliendo claramente la UCI sus propios sistemas publicados en su web."

"Narciso estoy al corriente de la gran ilusión que os hacía tener un atleta olímpico... Ojalá pueda ser en los "primeiros jogos da losofonia" de Rio."

"Joder me he quedao de piedra, que Portugal no disponga ni de una plaza. Con la aficción que allí, asi como el monton de pruebas de calidad, Con una Copa de Portugal de una calidad que ya quisieramos en España. Qué injusto, ni siquiera UNO."
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Este texto de recrutamento da Guam Cycling Federation até chega a ter alguma piada:
As we approach the 2012 London Games, it will be important for those interested in becoming a part of Guam’s National Cycling Team to participate in Oceania region cycling events that are sanctioned by the UCI. The GCF is currently in the process of gathering a calendar of these events and will be posting them as a supplement to the GCF calendar soon. Participation in these off island events is a pre-requisite for consideration to represent Guam in the 2012 Olympics. As such, if you are an athlete that is interested in becoming a member of the Guam National Cycling Team and representing Guam in the 2012 Olympics, you must have the ability to attend these events if selected to go.
Será que eles encontraram o seu "super atleta"? LOL
 

Narciso Magalhães

Active Member
Encontrar ainda não encontraram... Mas quem sabe não surja uma naturalização manhosa de última hora como tem acontecido nos últimos anos no basket... :nsei:
 

klaser

Well-Known Member
Eu sempre disse que essa vaga fora dos primeiros 24 era manhosa,difícil de interpretrar,tanto é que levou muitos a erro,quem sabe até a UCI não sabe o que escreveu...
Porém a palavra azar não acho correta,devia-se ter feito contas para os 24, se se fez e não deu,paciência...se não se fez,planeiem melhor da próxima vez...
A culpa não é de Guam,se calhar há atletas suíços melhores que o 1º português e também vão ficar de fora,assim como outros países.
Ninguém duvida que pelo esforço e difíceis condições,os atletas portugueses,ou pelo menos 1 lugar,era merecido,mas agora é seguir em frente.
 

Narciso Magalhães

Active Member
Sim, era de dificil interpretação mas o certo é que no regulamento da qualificação olimpica não fala em Campeonato Continental de 2012 (que foi no desse ano que a Guam se qualificou) como meio de alcançar uma vaga olimpica.

E, sendo assim, concordo com o amigo espanhol quando diz que a UCI saltou o próprio regulamento e acabou por favorecer um país de um continente onde existia uma vaga livre.
 

zanetti

New Member
O Guam ... epa espetaculo ,somos mesmo um pais de palhaços ,isso claro a confirmar se que nao fomos apurados ,so contra informaçao ,mau planeamento ,esperar que outros desistam ,tenham vergonha ,demitam se, mas claro a culpa deve ser imputada aos atletas ,ainda a dias o David Rosa afirmava estar exausto por este corropio destes ultimos meses ,massacra se os atletas no fim do apuramento numa corrida contra o tempo ,como de costume nao havera quem meta a cabeça no cepo ,assobiam pro lado ,sinceramente ja esperava esse desfecho pois ja vi e li tanta contra informaçao que nota se um desnorte completo , parabens ,que agora se abra um topico para 2016 para mais uma palhaçada ...
 
Last edited:

klaser

Well-Known Member
Pois,mas também o que dá a entender é que se não fosse Guam,ia ser outro a seguir ou talvez de outro continente,mas nunca viria da Europa...mas eu não me atrevo a afirmar a 100% pois nunca consegui perceber cabalmente o que estava lá escrito ou se calhar a ideia era mesmo ninguém perceber...
 

RuiDiegues

New Member
Não adianta estarmos agora a culpar a UCI o Guam, ou os critérios usados para atribuição da última vaga disponivel... O planeamento feito para tentar o apuramento foi pessimo, tardio e sem o minimo de condições para que os atletas pudessem fazer melhor, basta ler os relatos que o David Rosa fez das condições que enfrentou nas provas...
Como tal os responsaveis deverão tirar de tudo isto uma grande lição e fazer as coisas de forma mais responsavel e profissional... são pagos para isso, assumam a responsabilidade.
É incrivel que atletas que estão a tentar uma qualificação Olimpica, se desloquem para uma prova da taça do mundo sem apoio logistico nenhum. É vergonhoso...

Aos atletas que se esforçaram para tentar o apuramento, parabéns pelo esforço e dedicação que tiveram.
 

lpsferreira

New Member
Não vamos também entrar em divagações, uma vez que não sabemos tudo o que se passa nem somos donos da razão. Estou triste, muito triste, mas vamos também ver o que foi feito de bom, que não foi assim tão pouco como isso...

Todos sabemos as dificuldades financeiras que estamos a passar ( e passaremos), não deve haver dinheiro para poder gastar assim como todos queriam, os apoios são escassos, enfim é o que temos. Possivelmente com o mesmo daria para fazer melhor, não faço ideia pois não sei o quanto se dispunha para poder concretizar o sonho!
Que se aprenda com a lição e na próxima vez que se façam as coisas de modo a não haver as falhas que houveram.

E que se lembrem que atrás de nós ficou uma Dinamarca que não deve ter a dificuldade de $ que nós temos, por isso nem tudo é mau, vejam também o lado positivo, o que o XCO desenvolveu nestes últimos anos, que se aproveite o que de bom saiu daqui e que se limem as arestas para rolar melhor da próxima vez.

Força Portugal!
 
Top Bottom