inverter o avanço

moreira049

New Member
Boas..

Sou iniciante no BTT, e tenho curtido muito.. O problema é que ao fim de 20, 25 km fico com dores nos lombares. Hoje isso voltou a suceder, e o colega com quem ia falou-me em inverter o avanço, já que altura do selim parece estar correcta... Esta dor acentua-se mais nas descidas, porque se calhar tenho abusado, visto que comecei agora no BTT mas sempre tive jeito para as duas rodas e não tenho problema em descer rápido... Inverter o avanço resultará?


Desde já o meu obrigado
 

abelha2

Active Member
Inverter o avanço na minha opinião só vai piorar.

Tens a certeza que o quadro tem o tamanho correcto para ti?

Se sim acho que mais depressa resolvias esse problema com um guiador elevado ou avanço com maior inclinação do que inverter, pois ao inverter ficas ainda mais dobrado.

Eu desde que comecei a andar com um guiador elevado, numa posição que mantenho as costas direitas sinto mais conforto. Obviamente tenho de ter cuidado nas subidas para não levantar a roda da frente, mas compensa em termos de conforto (isto no meu caso, cada um é diferente)
 

Figsy

New Member
O abelha tem razão. Podes fazer o teste mas à partida vai ser pior.

Quanto às dores de costas, lembra-te que se estás a iniciar não estás habituado a essas distâncias. Normalmente não pensamos muito nesses grupos musculares até sentir a dor. O BTT exige muito da zona lombar e dos braços pelo que não devem ser excluídos do treino.

Boas pedaladas.
 

clodomirog

New Member
Boas.
Quando comecei tive um problema semelhante. Tinha dores de costas (zona dos rins) mas notava mais em subidas, ao contrário de ti. o quadro tinha o tamanho ideal para mim, mas o guiador era sobre-elevado. Decidi montar um volante recto e desci cerca de 4 cm na altura do mesmo, e a verdade é que nunca mais senti dores, e hoje ando completamente bem.

Podes experimentar inverter o avanço e dar uma volta para experimentar, pode melhorar, mas pode também piorar, depende de muita coisa, mas a verdade é que não perdes nada em fazer essa experiência.

Aconselho a veres também a posição do selim, se não está demasiado à frente ou atrás, e se o quadro é o teu tamanho.
 

moreira049

New Member
Obrigado pelas opiniões...

O tamanho do quadro é o correcto, é um 17 e eu tenho 1.75 cm. E a direcção até esta alta porque tenho guiador sobreelevado e uma suspa de 120 de curso. Vou experimentar inverter o avanço e mudar o selim, para trás ou para a frente, tenho que ver...

Mais uma vez, obrigado e se mais opiniões vierem, também agradeço
 

abelha2

Active Member
ve também a inclinação do selim...se tiver muito inclinado para a frente, vais a fazer força para não escorregares e pode provocar dores...Mas isso tens de ir testando até arranjar a posição certa
 

Reanimate

New Member
Isso não será "normal"??? Eu digo isto porque apesar de praticar btt há bastante tempo estive agora uns anos sem tocar na bicicleta e quando voltei recentemente tive o mesmo problema, alias, acho que todos tem. Passei mesmo mal durante uma semana ou duas em que as dores eram mesmo fortes e mal me podia baixar.

Inverter o avanço vai dar-te uma posição mais... "race" e possivelmente piorar as dores nas costas, mas 1 mês e isso passa. Como em tudo o BTT precisa de uma introdução gradual para o corpo se habituar ao esforço, posição de condução, muito tempo com o rabo na tábua, etc.

Seja como for vai alterando a posição do selim, talvez ate a altura do espigão e experimenta a inverter o avanço ou a colocar uma anilha mais a baixo. Talvez encontres uma melhor posição, ou pelo menos mais cómoda.

Abraço

PS: Eu estou a supor que as dores das costas são de esforço/posição e nada relacionado com a saúde. Se achares que pode ser algo diferente... Medico!
 

Joseelias

Well-Known Member
moreira094

Como outros já disseram, inverter o avanço tem de facto grandes hipóteses de te acentuar as dores nas costas pois é uma posição mais exigente e menos natural para a nossa coluna. Afinal nós somos animais bípedes e evoluímos para uma postura vertical, à qual a nossa coluna se adaptou. Não significa que no teu caso particular até não resulte mas será uma excepção.

Depois de colocares o selim à altura certa para o teu comprimento de perna (vai a este site http://www.ebicycles.com/bicycle-tools/saddle-height/mountain-bike), considera colocar o guiador mais ou menos à altura do selim. Esta será a posição base. Podes considerar ter o guiador até 2cm acima ou abaixo do selim. Mais do que isso e é possível que já comece a ter influência no comportamento da bicicleta sendo que se ficar mais alto podes começar a perder aderência da roda da frente nas subidas porque o centro de gravidade fica recuado e a frente fica "leve". Se ficar mais baixo, pode tornar as descidas mais complicadas pois baixa-te muito a cabeça e afecta o teu equilíbrio para além da questão das costa.

Isto é a regulação base. Claro que depois cada caso é um caso, mas só consegues perceber qual é o teu se partires da base.

Tem em consideração na altura de determinar a altura do guiador que a geometria da bicicleta é diferente se ela estiver sem ninguém em cima pois a suspensão está distendida, do que se estiveres sentado nela já que o teu peso provoca a compressão da suspensão (se esta estiver bem regulada) e portanto baixa-te a frente. Trocado por miúdos, se colocares o guiador 2cm abaixo do topo do selim sem estares montado, e depois ao sentares-te na bike a suspensão comprime 2cm (que seria o normal para o curso de 120mm) isso significa que na prática o teu guiador ficará, mais ou menos, 4cm abaixo do selim. Isto é, já muito baixo.

Outra questão tem a ver com o facto de teres uma rígida. As pancadas na base da coluna podem ser um bocado "foleiras" e nada boas para as costas. Podes eventualmente considerar a compra de um espigão de selim com amortecedor. Pelo que tenho lido os da Cane Creek são excelentes (embora caros) e há muita gente que diz que lhes acabou com as dores nas costas e outros que até lhes permitiu voltar ao ciclismo. Em termos de conforto, muito equiparam-no próximo a ter uma suspensão total. Claro que nas descidas não vai ajudar, mas nas subidas vai ajudar a manter a roda mais colada ao chão pois o teu corpo não ressalta do selim ao passar um obstáculo e evita a perca de tracção. Mas há mais marcas com diferentes preços. É só pesquisares.

Eu tenho um espigão da Rock Shox (já não é fabricado, não confundas com o que existe hoje em dia da RS) e é fabuloso. Os maluquinhos do peso nem querem ouvir falar em aumentar 100 ou 200 gramas o peso da bike, mas as vantagens são enormes. E esquece a conversa de alguns que falam na variação da distância entre o selim e os pedais. Se o espigão for de qualidade e estiver adequadamente regulado nem notas nada.

Finalmente, em relação ao selim. Coloca uma placa ou um livro de capa dura em cima dele e um nível para ver a inclinação. Novamente, a posição base é que esteja nivelado. Se essa posição não for confortável após umas quantas vezes experimenta baixar um bocadinho a frente (muito pouco mesmo, só para bolha do nível deslizar para trás). Em último caso, podes subir a frente mas isso já é pouco aconselhável.

Existe ainda a questão de teres o tronco muito encolhido ou esticado, coisa que se resolve parcialmente com puxar o selim para a frente ou para trás e outras alterações mais complexas.

Experimenta as regulações base que te disse e tenta fazer ligeiros acertos apenas após algumas vezes a andar assim. Lembra-te que há sempre a questão da habituação e não é à primeira que vais perceber o resultado de cada regulação amenos que seja uma situação extrema.

Há que opte por afinar a bicicleta com base em visuais racings e outras patetices assim. Opta por afinar a bicicleta de acordo com o teu estilo de andamento, conforto e saúde.
 

Jocas22

Active Member
eu também me doia as costas, inverti e ficou resolvido. ;) Experimenta, custa 0 euros e demora 5 minutos.
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
Só mais uma dica,alem das que foram dadas...
Mexe numa coisa de cada vez e testa mais que uma vez.
Ou seja, se mexes no avanço, não mexas ao mesmo tempo no selim, para poderes entender o que está "mal".
Depois de mexeres uma parte logo sentes se melhoras (dá duas ou três voltas) e logo se vê se sentes necessidade de mexer noutro local.

jmcdpereira
 
Top