moreira094
Como outros já disseram, inverter o avanço tem de facto grandes hipóteses de te acentuar as dores nas costas pois é uma posição mais exigente e menos natural para a nossa coluna. Afinal nós somos animais bípedes e evoluímos para uma postura vertical, à qual a nossa coluna se adaptou. Não significa que no teu caso particular até não resulte mas será uma excepção.
Depois de colocares o selim à altura certa para o teu comprimento de perna (vai a este site
http://www.ebicycles.com/bicycle-tools/saddle-height/mountain-bike), considera colocar o guiador mais ou menos à altura do selim. Esta será a posição base. Podes considerar ter o guiador até 2cm acima ou abaixo do selim. Mais do que isso e é possível que já comece a ter influência no comportamento da bicicleta sendo que se ficar mais alto podes começar a perder aderência da roda da frente nas subidas porque o centro de gravidade fica recuado e a frente fica "leve". Se ficar mais baixo, pode tornar as descidas mais complicadas pois baixa-te muito a cabeça e afecta o teu equilíbrio para além da questão das costa.
Isto é a regulação base. Claro que depois cada caso é um caso, mas só consegues perceber qual é o teu se partires da base.
Tem em consideração na altura de determinar a altura do guiador que a geometria da bicicleta é diferente se ela estiver sem ninguém em cima pois a suspensão está distendida, do que se estiveres sentado nela já que o teu peso provoca a compressão da suspensão (se esta estiver bem regulada) e portanto baixa-te a frente. Trocado por miúdos, se colocares o guiador 2cm abaixo do topo do selim sem estares montado, e depois ao sentares-te na bike a suspensão comprime 2cm (que seria o normal para o curso de 120mm) isso significa que na prática o teu guiador ficará, mais ou menos, 4cm abaixo do selim. Isto é, já muito baixo.
Outra questão tem a ver com o facto de teres uma rígida. As pancadas na base da coluna podem ser um bocado "foleiras" e nada boas para as costas. Podes eventualmente considerar a compra de um espigão de selim com amortecedor. Pelo que tenho lido os da Cane Creek são excelentes (embora caros) e há muita gente que diz que lhes acabou com as dores nas costas e outros que até lhes permitiu voltar ao ciclismo. Em termos de conforto, muito equiparam-no próximo a ter uma suspensão total. Claro que nas descidas não vai ajudar, mas nas subidas vai ajudar a manter a roda mais colada ao chão pois o teu corpo não ressalta do selim ao passar um obstáculo e evita a perca de tracção. Mas há mais marcas com diferentes preços. É só pesquisares.
Eu tenho um espigão da Rock Shox (já não é fabricado, não confundas com o que existe hoje em dia da RS) e é fabuloso. Os maluquinhos do peso nem querem ouvir falar em aumentar 100 ou 200 gramas o peso da bike, mas as vantagens são enormes. E esquece a conversa de alguns que falam na variação da distância entre o selim e os pedais. Se o espigão for de qualidade e estiver adequadamente regulado nem notas nada.
Finalmente, em relação ao selim. Coloca uma placa ou um livro de capa dura em cima dele e um nível para ver a inclinação. Novamente, a posição base é que esteja nivelado. Se essa posição não for confortável após umas quantas vezes experimenta baixar um bocadinho a frente (muito pouco mesmo, só para bolha do nível deslizar para trás). Em último caso, podes subir a frente mas isso já é pouco aconselhável.
Existe ainda a questão de teres o tronco muito encolhido ou esticado, coisa que se resolve parcialmente com puxar o selim para a frente ou para trás e outras alterações mais complexas.
Experimenta as regulações base que te disse e tenta fazer ligeiros acertos apenas após algumas vezes a andar assim. Lembra-te que há sempre a questão da habituação e não é à primeira que vais perceber o resultado de cada regulação amenos que seja uma situação extrema.
Há que opte por afinar a bicicleta com base em visuais racings e outras patetices assim. Opta por afinar a bicicleta de acordo com o teu estilo de andamento, conforto e saúde.