Inflamação nervo ciático

Medroso#78

Active Member
Muito bom dia caros camaradas do pedal :)

...Ultimamente tenho andado com uma dor ao fundo das costas (do lado direito), que me parece estar a interferir com o joelho (tem dias que ando pior, outros ando relativamente bem). Pelo que tenho falado com amigos, creio que se trate de uma inflamação no nervo ciático. Como me heide livrar disto?! Será melhor ir ao médico, massagista, fisioterapeuta, ou haverá algo "mais simples" que me ajude a tratar isto?! :confused:


Estarei eu a fazer algo de errado (sou preguiçoso no que diz respeito a alongamentos antes/depois das voltas) confesso. Se alguém por cá já sofreu/sofre deste problema, que faça o favor de partilhar a sua experiência. Pode ser que me ajude (não sou muito de médicos), ja tive experiencias, em que "nem ouvem" o que lhes tenho a dizer!!!!!!!!!!! :mad:

obs: De dia até ando "bem", mas custa-me estar na cama. Quando me viro, sinto aquela dor ali..... A pedalar, por vezes sinto ao início, passados 1/2 dúzia de km desaparece. Temo que entretanto seja uma dor ainda mais constante. :(

ps: Pelo que pesquisei, não há cá nenhum tópico a falar disto, se realmente há, ou se não for este o local mais proprio para o fazer, desde já peço aos sr´s moderadores para que façam a alteração necessária. Obrigado ;)
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Boas medroso

Se fores ao médico mandam-te repousar, passam-te uns antinflamatórios e vais para casa. Em princípio, ao fim de algum tempo vai-te passar a dor, ou não...

Se fores a um massagista, o que te aconselho, vai sair-te caro. Se fores aqui da zona de Santarém recomendava-te uma onde ando muito boa e barata e com excelentes resultados...

O que se deves estar com um pequeno problema a nível muscular ou coluna, etc...e de vez em quanto dói-te. Poderá desaparecer com o tempo mas com a certeza que pode sempre voltar a aparecer, com a idade agrava. O que o massagista vai-te fazer é tentar alinhar o que não está no sítio...Ao longo do tempo com alguma manutenção não volta a chatear-te.

Se fizeres alongamentos antes e depois da volta evitas uma boa parte dos problemas, mas às vezes a malta facilita. Neste momento deixei de facilitar nessas coisas e guardo sempre 5 minutos e 5 minutos depois da volta para me dedicar a mim, depois compensa.
 

Hsantos

New Member
MEDROSO Vai ao medico é melhor o que tu tens pode ser outra coisa nao facilites.
Eu ja tive/tenho essas dores e durante muito tempo nao liguei e ia na conversa de outras pessoas é cansaço...foi mau geito... posições incorretas em cima da bike e ou no trabalho etc.
Resolvi ir ao medico resultado nada bom: 2 hernias L5 e L6 que quando inflama pressiona o nervo ciático ora nao é inflamação que passe vou ter de viver com elas dores e hernias secalhar para sempre porque os medicos dizem que pode ser arriscado operar.
Quando doi nao ando de bike :( acho melhor isso do que ter de ficar em casa sem poder trabalhar uns meses o maximo que tive de ficar foram 3 meses de baixa e nao foi nada agradavel no fim de cada mes. Por isso doi nao toco na bike. ( tive de trocar de bike para uma allmountain por ter uma posição mais confortavel menos racing.

exemplo: rigidas nao dá para mim e de estrada entao esquece nao amortece nada e tem uma posicao muito race. ( e tambem nao gosto de asfalto) mas cada casa é um caso para mim nao da para outros uma posicao mais deitada na bike pode ser mais confortavel.
Atençao que as hernias por serem um tecido mole só sao detetadas atraves de um TAC ou ressonância ja nao me lembro qual fiz.
RX fiz uns 15 nunca dava nada ate que como a dor nao passava passaram-me credencial para o TAC.

cpts.
 

Vhl

New Member
Boa tarde,
Se me permitem,
Andei com uma dor no joelho, e após uma eco, era uma inflamação do ciático poplíteo externo, junto à cabeça peroneal e um discreto espaçamento da bainha a nível do nervo ciático.
Por vezes nem conseguia dobrar o joelho.
EM setembro do ano passado, cheguei a ter os dedos dos pés dormentes, devido, agora sei, ao nervo ciático.
Andei em tratamento de fisioterapia.
Soluções para o futuro? Por parte do médico? Esquecer uma das bikes, ou estrada ou mato.
Não alterar as posições constantemente. Por sí só, a bike já não ajuda em nada, pois passamos algumas horas sentados numa posição nada amigável, há uma maior pressão na coluna.
Fazer bons alongamentos, não precisam de ser muitos, poucos e bem feitos.
Fazer natação, ou ir à piscina dar umas braçadas ajuda também.
Estou a regressar aos treinos, mas confesso que tenho algum receio de no futuro ter problemas de maior. Irei ser mais moderado e alternar treinos de bike, com corrida e natação.
As tuas melhoras, medroso#78

Nada como um correcto aconselhamento médico. (é um bom investimento)
 
Last edited:

Medroso#78

Active Member
Boas,

Muito obrigado a todos pela ajuda. Entretanto já falei com um amigo (Betetista/fisioterapeuta), da clinica Fisiomar (Póvoa de Varzim), irei lá passar o mais breve possível, a ver o que se passará verdadeiramente (até estou com receio do diagnóstico), confesso. :s

Curiosidade, ontem por ex, acordei lixado, na hora de almoço fiz um terinozito (1h de corrida), cheguei, fiz uns alongamentos, e um execícios de fléxibilidade, e até andei bem o dia todo (muito melhor do que de manhã). E hoje passou-se +/- a mesma coisa, e estou "bem". :s

Entretanto deixo novidades. Mais uma vez obrigado. ;)
 

Rui Marçal

New Member
Sim isso acontece porque os exercício quando bem feito e principalmente os alongamentos fazem que as cenas melhorem...
Por isso os alongamentos são tão importantes, antes e depois...

Muitas vezes um gajo está anos sem fazer nada e não dói nada porque o organismo está "feito" a isso. Quando se começa a fazer desporto começam as dores porque começamos a exigir do organismo coisas para as quais eles já não estava habituado.

Os alongamentos permitem "esticar" tudo e se algo não está bem no sítio devido a más posturas começa a tentar ir ao sítio, mas isso dói e custa, mas a longo prazo vai fazer bem.
 
Top