Hoje no Jornal da Noite da SIC - Ciclistas Lisboetas

Hugo Jorge

New Member
HOJE, quinta-feira, a rubrica Terra Alerta do Jornal da Noite da SIC irá transmitir uma reportagem sobre Paulo Santos, um engenheiro de Lisboa que diariamente se desloca de casa para o trabalho em bicicleta.

VEJA esta reportagem e divulgue junto dos seus amigos.

COMECE VOCÊ TAMBÉM a deslocar-se de casa para o trabalho em bicicleta.

100 Dias de Bicicleta em Lisboa
http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/

Terra Alerta
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/terraalerta/

Saiba mais sobre como andar de bicicleta na cidade de Lisboa:

Bicicleta na Cidade de Lisboa
http://bicicletanacidade.blogspot.com/

Boas pedaladas,
Hugo
 

rjcm

New Member
Vi a reportagem, e achei um bocado esquisita aquela ideia de tentarem vender que lisboa era um planalto, isto porque a grande maioria do terreno tinha uma inclinação menor que 10%.

É só de mim, ou 10% já é uma inclinação bem puxadinha! :twisted:

Além de que nunca se viu ninguém a usar capacete enquanto circulava de bike, mesmo no meio do transito... :stop: Má promoção do ciclismo, quando ainda todos estamos lembrados da triste notícia do fim de semana passado, promover a segurança nunca é demais!
 

madnez

New Member
De facto quase ninguem usava capacete , será que ninguem sabe que é perigoso ainda mais no meio do transito em lisboa ??
não é com estes maus exemplos que se promove a pratica :evil:
 

HardSpeed

New Member
Não usam capacete, nem joelheiras e cotoveleiras.
Há muitos condutores tem o mau hábito de mudar de direcção sem assinalar ou olhar.
Também há os que abrem as portas, sem verificar primeiro se podem ou não.
Os que olham antes de o fazer, se for uma bike que lé vêm, não se deixam intimidar e fazem o que tem a fazer e por vezes se dá o acidente.
Quantos motociclistas que ao passar por viaturas paradas, os donos destas abriram as portas e ... !
Imaginem só o que é um corpo em movimento acertar numa superficie de ferro/aço parada. No caso das portas, o toque se dá na zona lateral que pareçe um lámina. :(
Há falta de civismo nas estradas! :grrr:
 

ruimssousa

New Member
É um facto que poucas pessoas da reportagem usavam capacete. E na minha opinião, deveriam usar.

Eu, que ando de bicicleta em Lisboa quase todos os dias e conheço o país todo em BTT, se tivesse que escolher só um local onde usar capacete, escolhia a cidade.

Mas a verdade é que são verdadeiros ciclistas, usam a bicicleta como meio de transporte, não inventam desculpas que é a subir, que há muitos carros, que isto, que aquilo.

Muitas das pessoas que dizem que não andam na cidade por causa dos carros, depois vão para Monsanto abrir trilhos por todo o lado, desde que seja um local com muita inclinação, pedras e raízes!

Por isso acho que é injusto criticar quem anda de bicicleta sem capacete e dizer que são maus exemplos. Não estão a dizer a ninguém para usar ou não usar...cada um que se proteja como quiser.


Deixem os carros e as desculpas!
 

ze_zaskar

New Member
Boas
No proximo ano poderei entrar numa faculdade bastante proxima de minha casa (14km+-), pelo que estou seriamente a considerar adoptar a bicicleta como meio de transporte. A reportagem de ontem tambem serviu para dar um empurraozinho.
 
Não vi a reportagem porque fui andar de bicicleta.
Bisbilhotei os blogs e achei-os muito interessantes.
Após uma consulta ao Código da Estrada, constatei, com alguma surpresa, que não posso pedalar nas bermas das estradas. Estranho, sempre que entro no perímetro de uma faixa de rodagem, sou imediatamente avassalado por um coro de buzinões. Raros são os que não buzinam. Neste item, acho que vou continuar a infringir a lei. Por incrível que pareça, sinto-me mais seguro assim.
Quanto àqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, louvo a sua coragem. Num qualquer outro país civilizado, este elogio seria absolutamente desnecessário, tal a banalidade corriqueira do acto e a compreensão que o mesmo gera junto da população. Em Portugal, infelizmente, as coisas ainda não são assim.

A ver vamos, pode ser que as coisas melhorem.
 

Hugo Jorge

New Member
Capacetes... um assunto sempre muito discutido.


Em primeiro lugar...

O capacete deve ser correctamente colocado e ajustado. É incrível a quantidade de ciclistas adeptos do capacete que não o sabem usar. Chego a ver com frequência capacetes ao contrário ou mal ajustados. Nestes casos, os capacetes são muito mais prejudiciais do que benéficos.

Vejam aqui como colocar correctamente um capacete. E divulguem juntos de outros ciclistas.
http://www.cenasapedal.com/blog/2008/05/10/como-usar-o-capacete/

Em segundo lugar...

O uso de capacete não aumenta a segurança do seu utilizador. Aumenta, sim senhor, a percepção de segurança do seu utilizador. E pode reduzir ferimentos no caso de acontecer um acidente. Não evita acidentes, ponto final. É importante que isto fique claro.

O que minimiza os acidentes?

Boas competências de condução de bicicletas. Bons comportamentos, sobretudo aqueles que reduzam os riscos. Quais? Colocar-se no local certo para ver bem e ser bem visto. Comunicar com os outros utilizadores da estrada. Ser assertivo. Experiência.

Por outro lado, creio que a atitude mais correcta é deixar a escolha para cada pessoa. Não recrimino quem usa ou não usa. Em algumas ocasiões uso. Noutras não. Depende da avaliação de riscos que faço.
 

lpsferreira

New Member
Hugo Jorge said:
.....


O uso de capacete não aumenta a segurança do seu utilizador. .....
. E pode reduzir ferimentos no caso de acontecer um acidente.

Estás a baralhar-te todo.

Não aumenta a segurança e reduz os ferimentos?
Em que ficamos?

Como é possível sem aumentar a segurança, reduzir os ferimentos???????????????


Que fique à consideração de cada um o seu uso ou não é como o outro, agora que me digam que não aumenta a segurança já é demasiado!

E se a cabeça que eles ajudam a preoteger ou evitar ferimentos (mesmo sem aumento de segurança) não serve de nada, então alguém deve legislar para que o seu uso seja obrigatório.
 

madnez

New Member
Neste país é sempre a mesma coisa "cada um é que deve decidir se quer usar capacete " até parece que vivemos numa anarquia :twisted:,antes enquanto não foi legislado toda a gente andava de mota sem capacete , de carro sem cinto , e sempre existiram desculpas porque se houvesse um acidente o uso do capacete podia ser perigoso ao retirar, no caso de acidente de carro o uso do cinto podia partir , sufocar etc,etc,etc, quando vimos fotos de paises do 3º mundo é que continuamos a ver esse tipo de comportamentos com muita frequencia , não quer dizer que não haja excepçoes mas nos paises mais civilizados ( e não estou a falar dos USA)as pessoas não têm tanta dificuldade em cumprir com as regras , quem aqui fala que o uso do capacete devia ser de livre arbitrio concerteza ou então não pensou nisso que um miudo com dez anos se for andar de bicla para a rua enquanto nós trabalhamos vai usar o capacete se tal for considerado uma coisa normal , se no entanto for considerado de livre arbitrio perante os amigos só os "mariquinhas" é que usam , é certo tambem que quando eu era miudo andei muito de bicicleta sem capacete provavelmente nem existiam , mas os anos passaram e as coisas evoluiram por isso eu deixo aqui uma pergunta aos que não concordam com o uso do capacete ou que deixam isso ao criterio de cada um DEIXAM UM FILHO VOSSO IR ANDAR DE BICLA SEM CAPACETE ; FICAM DE CONSCIENCIA TRANQUILA ?
 

Hugo Jorge

New Member
Ferreira e Madnez e restantes participantes,

O texto que escrevi (e subscrevo na totalidade) é da autoria da CTC - Cycling Touring Club (criada em 1878), uma das maiores e mais antigas organizações de bicicletas do mundo. Sugiro-vos algumas leituras e esclarecimentos sobre o uso de capacetes neste link http://www.ctc.org.uk/ e http://www.ctc.org.uk/DesktopDefault.aspx?TabID=3814

Aconselho também a visualização do seguinte blog que retrata a realidade ciclista de outro país e digam-me quantos capacetes conseguem contar. http://copenhagengirlsonbikes.blogspot.com/
 

max

Elos Rápidos
No meu ponto de vista também acho que todos deviam usar capacete, mas penso que esta ideia é devido ao uso que normalmente dou á bicicleta, ou seja andar por "maus caminhos" portanto mais suscéptivel de cair, o que já me aconteceu por algumas vezes, e por 3 dessas vezes de cabeça ao chão e 2 capacetes partidos e não faço saltos nem coisas do genero.
No entanto no que diz respeito á reportagem em causa o uso do capacete também acho que deve ser do critério do utilizador, porque na cidade o perigo vem mais dos veiculos a motor do que dos ciclistas, mas o bom senso deve prevalecer nestes casos e o uso do capacete não incomoda nada, antes pelo contrário, eu não consigo andar 50 metros sem ter o capacete na cabeça.
 

ze_zaskar

New Member
O que o Hugo Jorge quis dizer, embora nao empregando as melhores palavras, foi que o capacete nao é um item de segurança activa mas sim passiva. E de facto é. Segurança activa destina-se a evitar que ocorra o acidente, enquanto a segurança passiva encarrega-se de nos proteger quando ele acontece. É importante termos estes conceitos bem presentes quando falamos destas coisas.
:wink:
 

lpsferreira

New Member
Hugo Jorge said:
Ferreira e Madnez e restantes participantes,

O texto que escrevi (e subscrevo na totalidade) é da autoria da CTC - Cycling Touring Club (criada em 1878), uma das maiores e mais antigas organizações de bicicletas do mundo. Sugiro-vos algumas leituras e esclarecimentos sobre o uso de capacetes neste link http://www.ctc.org.uk/ e http://www.ctc.org.uk/DesktopDefault.aspx?TabID=3814

Aconselho também a visualização do seguinte blog que retrata a realidade ciclista de outro país e digam-me quantos capacetes conseguem contar. http://copenhagengirlsonbikes.blogspot.com/

Existe quem conduza a fale ao telemóvel, existe quem não ache importante o uso de cinto de segurança, existe quem ache que o capacete não deveria existir para motos, exite quem não utilize os espelhos nos veículos, existe..........

Temos de ver os bons expemplos e não os maus, nem tudo o que vem de países "teoricamente" mais evoluídos deve ser tomado como exemplo, temos de ser inteligentes o suficiente para saber tirar as nossas conclusões e apenas nos servirmos dos bons exemplos! :wink:

Agora és tu que me dizes que o capacete não aumenta a segurança?????????????


Que devemos de ter cuidado e essas tretas todas??????
Isso é mais que lógico, nem se pode colocar isso em causa, isso nem sequer pode ser discutido meu amigo!!!!!!!!!!


Aconselho-te a pssar umas boas horas pelas lojas de bicicletas e reparares como chegam lá alguns capacetes. Depois tira as tuas ilações.
 

JorgeSantos

New Member
Não me passa pela cabeça ( :roll:)..................andar seja onde fôr de bike sem capacete! Muito menos numa Cidade como Lisboa.

Cada um é livre de fazer o que lhe der na "gana".........................mas para sustos já me chegam os que já apanhei na minha cidade (Porto) e de Capacete..............nem me quero imaginar sem ele.

Mas como diz o ditado: " Cada Cabeça, cada Sentença" ....................por falar nisso, nunca antes este provérbio teve tamanho significado. :!:



Não temos o "poder" de não ter acidentes, mas temos a possibilidade de nos proteger um pouco deles.

Josant
 

jpsantos

New Member
Não sendo propriamente o tema do tópico, não posso de deixar de relatar que infelizmente o maior acidente que presenciei, foi na expo entre dois ciclista que chocaram de frente, o ciclista que não levava capacete ficou num estado bastante grave na zona da cabeça :s

Não quero com isto dizer que devemos chegar ao cumulo de sair de casa para comprar pão a pé e termos de levar joelheiras, capacete e luvas. Mas não devemos de esquecer que a bicicleta é um meio transporte e de lazer com duas rodas, capaz de provocar acidentes com bastante gravidade.

lpsferreira said:
Temos de ver os bons expemplos e não os maus, nem tudo o que vem de países "teoricamente" mais evoluídos deve ser tomado como exemplo, temos de ser inteligentes o suficiente para saber tirar as nossas conclusões e apenas nos servirmos dos bons exemplos! :wink:

Esta frase foi muito conseguida, lpsferreira :yeah:
 

ze_zaskar

New Member
O que podemos fazer para PREVENIR acidentes é andar de forma previsivel para os outros e ter atençao aos mesmos.
Voltando ao topico, alguem daqui usa a bike como meio de trasnporte?
:wink:
 

anabananasplit

New Member
ze_zaskar said:
Voltando ao topico, alguem daqui usa a bike como meio de trasnporte?
:wink:

Eu uso. :)

Da reportagem, gostei da frase final do Marcos Perestrelo "adoptar medidas que procurem reduzir a utilização excessiva do transporte individual". Corrijam-se se estou enganada, mas há poucos transportes mais individuais do que a bicicleta. :p O carro ainda dá para o carpooling. :p

Quanto ao off topic, o uso do capacete aumenta o risco de acidentes (compensação do risco) mas caso estes aconteçam pode reduzir a severidade de lesões ligeiras. Em caso de acidentes graves o capacete não serve de muito. A melhor arma é a prevenção.

Se for obrigatório usar o capacete sempre que saltamos para a bicicleta, por que não obrigar toda a gente a usar um capacete SEMPRE? Evitar-se-iam muitas mortes na banheira e afins... :wink:
 
Top