hernia discal l5 S1

A

anamono

Guest
fui operada dia 1 de junho, ha 19 dias a uma hernia discal l5 s1 e desejava k alguem me dissesse cm e o pos operatorio, pk no meu caso tenho ainda dores e ontem andei um pouco mais e comecei a sentir os sintomas k tinha sentido do lado esquerdo na perna antes da cirurgia mas agora do lado direito....
a dor indo do sitio da cirurgia , irradiando pela perna, agora a direita, ate ao pe, ficando mesmo sem poder andar...ate xorei...
se o problema era do lado esq..e fui operada como pode akela dor dilacerante do lado dto...?????
nao percebo
vou agora ao hospt tentar saber o k se passa...
mas se alg ja fez esta cirurgia me diga pf como foi o pos operatorio
saude pa tds
meu nmail e ana 007fonseca@hotmail.com
 

epictimon

Member
boas,

eu fui recentemente operado a uma espondilolistese, ou seja, uma cartilagem do disco partiu e correu para a frente, e a perna esquerda adormecia e cada dia pior, mas agora já faço uma vida quase normal... tudo menos correr! Com isto quero dizer que apesar de serem casos relativamente diferentes, o tempo de recuperação que tens é mesmo muito curto e regra prioritária, não forçar nada pois aqui é o tempo que manda! Contudo, esses sintomas são de facto esquesitos e só mesmo uma análise e opinião do teu médico te poderá tranquilizar. Por isso, calma...
onde foste operada?
Dá aqui um saltinho
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,1705.100.html
 

Ralf

New Member
Olá Ana

Eu fui operado em 2004 exactamente á mesma hernial discal (L5/S1).
Estive numa situação bastante complicada pois perdi o andar devido á pressão que a hernia fazia no nervo. Fui sempre afectado na perna esquarda.
Apesar de ter recorrido ao particular estive ainda alguns dias em espera o que fez perder muito mobilidade no pé esquerdo, moblilidade essa que nunca mais foi a mesma.
No entanto faço a minha vida normal e ando de bike sem problemas.
Como podes entender o período de recuperação no meu caso foi um poucio mais longo, á volta de 3 meses, o normal é cerca de 5 a 6 semanas.
O facto de teres dores é normal, pois lembro-me de as ter tido, o que já me parece estranho é teres agora complicações na perna direita, pois poderá ser sinal que o nervo ciático não está totalmente liberto.
Também poderá ser o resulado ainda da inflamação do nervo devido á pressão que a hernial lhe causou.
Não sei quem te operou mas a normal nestas situações é fazeres uma TAC passado 1 mês mais ou menos e mostrares ao teu médico.
Força que isso não vai ser nada...

Bjokas e as rápidas melhoras
Rafael
 

Miguel Costa

New Member
Olá Ana

Fui operado exactamente na mesma junção vertebral e, se te serve de consolo, estive mais ou menos um ano para recuperar completamente. No início da recuperação tinha muitas dores. Também depende do tipo de operação que te fizeram. Se te tiraram apenas o conteúdo do disco que herniou a recuperação é mais rápida, se te sacaram o disco todo então é mais demorado, mas as hipóteses de nova hérnia são reduzidas. Hoje faço tudo o que fazia antes, mas as dorzinhas nunca desapareceram completamente. Há que saber viver com elas :)

As melhoras
 
C

cmsbaptista

Guest
Olá Rafael

Boa tarde, estive a lêr o seu caso, eu também fui operado a uma hérnia discal média L5 S1 no dia 1 de julho pelo Prof. Dr. João Lobo Antunes no hospital da CUF, no meu caso não me causava dores nas pernas, mas sim dores nas costas nos lombares e zona das ancas, dificultava-me muito o andar. Já se passaram 2 semanas do dia da operação mas aínda tenho muitas dores ao andar e também quando estou sentado. Não sei ao certo como deverei fazer a rcuperação, se devo andar ou se devo fazer repouso.

Se tiver informações à cerca da recuperação agradeço que possa responder

Obrigado
Carlos Baptista
 
A

anamono

Guest
[oi...desculpem nao ter vindo ha mais tempo mas nao tenho tido internet...
a todos obgd pelos comentarios... :lol:
fui operada na clipovoa pelo dr. paulo costa, na povoa de varzim....tambem foi como o daniel estava dizendo, eu tava a perder a mobilidade e a forca na perna esquerda e fui operada quase de urgencia, antes que a coisa piorasse...
tenho consulta com ele 30 julho e estou ansciosa porque as dores continuam...
nao tao foretes como antes da cirurgia, mas tao sempre la..
aquela situacao da perna direita agora????pensei que tinha acontecido uma, duas vezes e que nao se repetiria!!!!!!
tava enganada!!!
e e por isso que estou tao desanimada....
vai fazer 2 meses 1 julho k fui operada...e....afinal quando saio a rua, vou muito bem....depois de uns tantos passos, a dor na perna direita comeca novamente chegando a fazer com que eu nao consiga andar...vai inclusive a virilha, o que nunca me aconteceu com a outra perna antes da cirurgia....
e horrivel!!!!
nao consigo fazer a minha vida normallll
cozinhar...tive a tentar 2 dias atras e acreditem que ate chorei para conseguir terminar de fazer o jantar...
a perna esquerda onde tinha o problema, sinto dor tambem mas nao fortes, e esta semana tive outra vez o que eu chamo caimbra, mas que o medico me dizia antes da cirurgia, ser a dor ciatica!
tou mesmo desanimada...a serio!!!!
fiz a discectomia, axo que se chama assim...nao retirou todo o disco, 2 eu percebi, retirou a hernia e abriu espaco no disco para soltar o nervo que tava pressionado...
podem me ir dizendo como vcs estao apos a cirurgia?
bj para todos e as melhoras
 
D

Dorinda Lemos

Guest
Óla é a primeira vez que estou a escrever assim num fórum, pois eu também tenho uma hérnia discal na L5 S1,só que a vertebra não está boa vou ter que a substituir por uma prótese,com dois parafusos,como estou com muito medo resolvi começar á procura na net pensando que encontraria pessoas que já estiveram ou estão na mesma maneira que eu, pois estou á espera para ser óperada no hospital dos capuchos em Lisboa,numa lista de espera ,pois não tenho nem seguro de saúde nem dinheiro para o particular ,também me prende a perna esquerda e já me vai apanhando a direita,arrasto as pernas,não me consigo baixar não me aguento muito tempo em pé principalmente se estiver parada,não consigo nem agarrar num garrafão da água do chão para cima da bancada da cozinha,parece que estou toda arrebentada por dentro,até para fazer as necessidades,só consigo se tomar comprimidos,pois já não tenho força para as fazer,tenho 43 anos e pareço uma idosa de 90,estou assim desde o dia 8 de Março deste ano,ainda consegui mesmo arrastando-me e sentando-me no emprego trabalhar até dia 15 de Abril,pois trabalho numa loja o dia todo em pé,e agora estou com muito medo de não poder ir trabalhar mais,pois o dinheiro faz-me muita falta,mas lendo alguns textos que cá estão ainda fiquei com mais medo de ser óperada,para ficar pior ou com dores na mesma será que vale a pena passar por isso,se possível gostaria de uma opinião,desculpem o meu desabafo,mas estou saturada de tanto sofrimento,e já não sei para onde me virar
 

AINOS

New Member
Boas pessoal!
Boas!
Após ter lido os vossos testemunhos não fico muito contente... :(
Pratiquei BTT de competição durante 9 anos e este ano fui obrigada a fazer uma paragem porque também me queixava imenso com dores de costas. :| Durante a época de 2008, sempre que competia em cross ou maratonas sentia algumas dores no fundo das costas que me apanhavam a perna esquerda, parecia que tinha caimbras e limitavam-me o andamento...Acabava as provas um pouco mal e prometia a mim mesma que tinha de ir ao médico saber do que se tratava e perceber se isto devia-se à falta de treino ou a algum problema de saúde. Como sou um pouca daquelas pessoas de "deixa andar", a dor passava e lá continuava eu a treinar e a realizar provas...
No dia 1 de Janeiro de 2009 foi a "gota de água"...acordei sem conseguir endireitar-me com tanta dor de costas ... Fui parar às urgências! Deram-me uma injecção na nádega, puseram-me a sôro e medicaram-me.Estive 2 meses totalmente parada sem fazer qualquer exercicio enquanto não sabia qual o meu problema. Fui a um Ortopedista, fiz várias exames e foi-me diagnosticado uma protusão discal. Uma protusão é tipo uma hérnia, mas não tão grave...pode originar uma hérnia caso não seja tratada. É algo tipico de ciclistas e pode ser causada devido à incorrecta posição na bicicleta. No meu caso acredito que foi esta a causa, uma vez que ano após ano trocava de bike o que de certo modo obrigava-me sempre a adoptar uma nova posição...e como também sou pequena ( 1m58cm) sempre foi dificil arranjar uma bike à minha medida. E o resultado deu nisto : PROTUSÃO DISCAL!!! :( Segundo os médicos, o tratamento é fazer fisioterapia. Em breve começarei a fazer fisioterapia e caso não fique melhor, seguirei com a Osteopatia, pois alguns amigos já me disseram que esta especialidade é muito boa.
O meu problema não é tão grave quanto o vosso, mas na consulta com a fisioterapeuta falou-me em cirugia... Agora até tenho receio se é a melhor solução. Porque quero muito voltar a competir... Antes da cirugia não procuraram outro método de tratamento??
Desejo-vos rápidas melhoras!!! :wink:
 

ana pascoal

New Member
Olá

Eu fui operada à coluna em Nov de 2007 - após 6 meses tive " alta" para fazer a minha vidinha, incluindo pedalar. Mas para poder pedalar tenho que respeitar algumas regras, não abusar, descansar quando o corpo pede e exercicios para fortalecimento da zona da coluna ( eu faço no ginásio mas a caminhada também é bom )

Estas foram as recomendações dadas para o meu caso, desgaste do disco l5s1, cirurgia que consistiu em remoção do disco "estragado" e aplicação de uma protese MÒVEL ( com a dos parafusos perdemos alguma flexibilidade)
Recuperação: nas primeiras semanas algumas dores mas minimas comparando com as que sentia antes da operação também respeitei TODAS as indicações que o meu médico me dava porque a vontade de voltar a pedalar era mais que muita..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Podem ver outros comentário sobre hernias e afins em :
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,1705.50.html

Conforme disse no outro tópico sobre este assunto: - Cada caso é um caso qualquer duvida o melhor conselheiro é o médico que nos acompanha

Rápidas melhoras
 
Top