Agradecendo uma vez mais as contribuições/ participações neste tópico e respeitando todas as opiniões, não posso deixar de fazer algumas observações:
Se existem actualmente mais ou menos praticantes não sei, mas entendo que não é um mito do Fórum que isso possa estar directamente ligado à participação.
Muitos amigos meus que até já eram grandes praticantes de BTT, ao nivel das provas mais emblemáticas que se praticam em Portugal e sempre com boas classificações, mudaram-se quase em exclusivo para o trail runing, essa sim a verdadeira moda do momento. Na minha modesta opinião, está neste momento a ter a expressão que o BTT teve há coisa de 7 ou 8 anos atrás.
Outra razão, do meu ponto de vista, prende-se com a evolução de muito pessoal.
Nos ultimos 5 anos, dezenas de pessoas amigas ou simplesmente conhecidas, que antes iam às maratonas de BTT para participar e curtir o percurso, mesmo que tendo em vista a melhor classificação possivel, passou a utilizar bikes de topo, têm treinadores com treino especifico e dedicam-se de tal forma à competição, que nem pensam ou nalguns casos, têm tempo para vir ao Fórum.
Uma vez mais, entra o Facebook em campo: cria-se uma página de atleta para se mostrar, onde se fazem relatos e se fala maravilhas dos apoios X e Y para dar algum feedback e tentar ganhar mais alguns apoios e a partir daí, só essa interessa.
As lojas que apoiam, todas ou quase todas com página na mesma rede social, têm aí uma forma de publicitar, directa e indirectamente, os seus produtos e não vão pensar em fazer publicidade paga, mesmo que a valores baixos, noutro local.
Porquê pagar pouco, quando se pode nem sequer pagar nada?
Em tempos, a Santa Cruz e a Canyon tiveram aqui espaço de publicidade, que decidiram terminar.
As publicidades encaputadas, feitas por membros com ligações e amizades a lojas (e que passavam despercebidas à Moderação, a tal acusada de impor regras rigidas e ser muito dura, apesar dos seus elementos cumprirem as regras como os restantes) conduziu a tal estado.
Faço esta resenha apenas para explicar o porquê de certas situações terem acontecido ou dar a netender a razão de algumas sugestões não serem viáveis.
No caso das lojas e da publicidade, quem não o fez na época aurea da implantação do BTT e pré crise, duvido seriamente que o faça agora.