Frequência cardiaca alta

balsac

New Member
Viva

Tendo participado pela primeira vez num campeonato XCO (Vila do Conde) verifiquei que em todas as provas frequências cardiacas sempre muito altas.

Nesta última, com duração de 1 hora, tive de média 177BPM para um máximo teórico de 183BPM. Máximo alcançado de 187BPM

Sei que as frequências são sempre mais altas em provas XCO comparativamente com Maratonas, devido à alta intensidade constante. Mas serão estes valores normais?

Como poderei melhorar a resistência cardiaca?

Abraço
 

2fast4u

New Member
Ola balsac, não sou médico nem treinador mas acho realmente um pouco exagerado para média. Isso é dar cabo da maquina. É como pegar num carro e ir sempre com as rotações ao máximo. Mais tarde ou mais cedo a maquina rebenta. Claro que isso depende de pessoa para pessoa pois não somos todos iguais. Pode ser falta de treino pois com o tempo e a melhoria de forma a tendencia é para baixar. Por outro lado não podemos, mesmo estando em forma andar sempre no "redline", esgotamos rapidamente as energias para além do enorme desgaste. O ideal, em termos tambem de saude, será dar o maximo mas intercalado com periodos de descanso (diminuir a intensidade, não necessariamente parar) para deixar o organismo recuperar. Assim a media deverá baixar para alem de conseguires aguentar mais tempo a pedalar.
Verifica tambem o aparelho de medição cardiaca se esta bem calibrado. Aconcelho uma prova de esforço para confirmar valores e também para ver se "bates bem" :)
Um abraço.
 

jfvo

New Member
Na minha opinião, podes ouvir todos os conselhos que te podem dar aqui no forum, mas em questões de saúde é consultar um especialista....
 

reguila

New Member
Amigo, não sou médico, mas sou profissional de Educação Fisica, para a tua máxima a AVg é mesmo muito alta.
Deves, consultar um médico rapidamente pq em questões de saude não se brinca.
A outra situação que deves confirmar, é a calibração do pulsómetro, vê nos settings se tens tudo correctamente, a idade, o peso, a altura etc.Também, deves ver se ele está a funcionar na perfeição, por vezes, os pulsómetros, quando está vento, tem tendência a provocar alterações siginificativas no batimento cardiaco.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos.
 

nhunho

New Member
Alta!!??

Conheço bons atletas que conseguem passar os 200 de pulso máximo. E outros que não passam dos 165.
Cada pessoa tem os seus valores específicos ( que variam com factores como a idade e condição fisica) que pouco tem a ver com esses valores pseudo-teoricos.
Quanto à afinação do pulsometro, tens as hipóteses:
Ou foi comprado nos chineses ( manda-o para onde o compraste )
Ou tem falta de pilha ( e aí o efeito é mostrar valores baixos )
Ou recebeu interferências de outros emissores...
 

NewbieBTT

New Member
Consulta um cardiologista. Não custa nada, faz-se bem aquele tipo de exames e aproveitas para ver se está tudo ordem.

Já agora andas a fazer ciclos de suplementos?
 
Last edited:
Eu tambem corro XCO e garanto te que não é nada de anormal esses valores, uma prova de XCO é sempre no limite...
Apenas podes baixar a frequência conforme a tua preparação física mas mesmo assim se queres ser competitivo tens de andar sempre em altas.
Qual a tua frequência cardíaca mínima??
 
Boas tardes!
Faço btt e também eu andei assustado com esses valores. Só aos 24 anos é que comecei a fazer desporto regularmente. Antes não fazia nada, era quase anti desporto. Não tinha tempo nem pachorra para tal! Até ao dia que pedi ajuda a um amigo que faz downhill e lhe pedi para ir comigo comprar uma bike de btt que servisse para começar a fazer umas maratonas.
Comecei num grupo de amigos que faz btt e estrada e que têm já algum andamento. Conclusão, para conseguir acompanha-los e para que não esperassem assim tanto por mim, no início tinha valores exagerados. Ao longo do tempo, foram diminuindo e agora a minha média ronda sempre os 150, 160, 170. Dependendo do andamento.
Já fiz maratonas com média de 183, 185. E experimentei utilizar outros pulsómetros, os valores eram iguais. Conclusão, fiz uma prova de esforço e um electrocardiograma para ver se não tinha sinais de algo estar errado. Felizmente estava tudo bem!
Cada caso parece ser um caso. O mais importante é sabermos sentir/ouvir o nosso corpo. Se conseguirmos ir sempre no redline, tudo bem. Se nos sentirmos cansados, cuidado! Eu já cheguei a ir por volta das 200 pulsações por minutos durante um bocado de tempo e não achei que ia a massacrar-me. Depende do esforço, da forma, do momento.
Interessa é sentir-nos bem!
 

brunodfpinto

New Member
Também tenho alguma dificuldade em manter a minha FC com valores baixos, mas pronto, só comecei a treinar a sério a cerca de duas semanas, poderá ser daí a origem do problema x)
 

Fourmag

Member
Boas,

É natural ao andar mo redline a média das ppm serem muito altas. No meu caso em concreto, num duatlo por exemplo, entre corrida e bike sempre no máximo faço médias de 160ppm. Não são muito altas porque as minhas ppm são baixas, tanto a máxima como a de repouso (38). Quem já tem ppm altas é natural que atinja esses valores.
Outro exemplo. Um amigo, instrutor de cycling e bttista, numa aula de cycling nas mesmas rotações e no mesmo nível de intensidade ando a 160 ppm e o meu amigo nos 185/190 ppm. Segundo exames médicos que ele fez tem um coração mais pequeno que obriga a trabalhar mais vezes mas segundo o cardiologista nada de anormal. A máxima atingida por ele em prova de esforço passou dos 200ppm e ele tem 27 anos. Depende do organismo de cada um mas como já foi dito, consulta um cardiologista e faz exames, prova de esforço e ecocardiograma.

Abraço,
Paulo Vides
 
Boas pessoal,

comprei um pulsometro ontem, um sigma PC 15.11 e utilizei hoje para fazer corrida e ao andar num ritmo aceitável para mim, o pulsometro avisava 170bpm e quando fazia uma parte da corrida em esforoco como por exemplo no fim da corrida, cheguei a ir ao máximo, 203 bpm
tenho 17 anos, tenho peso a mais 93,8kg e 1,72m. Será que estes valores de bpm altos é devido ao excesso de peso?

Cumprimentos,andré
 

JoaoPeixe

New Member
Olá,
Antes de mais diz-me uma coisa, tu começaste a praticar atividade fisica agora?!quanto tempo estiveste sedentário?!o que é para ti um ritmo aceitável?!
 
Boas João,
Comecei no BTT á 1 ano mas acabei por estar parado nos ultimos meses, ou seja, estive desde Maio/Junho sem bike até fim de Agosto, no inicio de setembro retomei os treinos... Não sinto nada de anormal... No ultimo domingo fiz 50km e com 950m acumulado... Não foi mau, e em 3:20h
Ontem fiz 30 minutos de estrada em red-line e fiz um máximo de BPM de 194 e de média 161, mas andei sempre em esforço... E como tinha pouco tempo nem aquecimento fiz e foi logo no inicio que fiz os 194... Já ao chegar a casa fiz um sprint a dar tudo em 10/15s e os bpm não passaram dos 190...
Talvez esses 203 de máximo que deu pode ter sido por ter esforçado demais... Tenho um amigo que diz que o máximo dele foi 211 BPM e temos a mesma idade, logo penso que os meus dados não estejam muito maus... E penso que quando se faz os sprints por exemplo, origine os tais picos!
No fim do ano vou fazer exames médicos, até lá vou ficar atento aos BPM e controlar melhor esta questão.

Cumps
 

JoaoPeixe

New Member
Tem atenção que andar sempre "no máximo" não é nada bom!!!
O melhor será fazeres um exame médico e ter calma, uma vez que vieste de 2 meses de paragem...
 
O problema pode não estar nas pulsações elevadas, mas sim na tensão alta e no tempo que se demora a repor a pulsação normal. os atletas de topo nuinca têm pulsação muito alta.
Como alguns disseram, ir ao cardiologista só é bom (excepto no preço da consulta :p)
 

ernez

Active Member
Só para teres uma ideia, eu em maratonas faço médias de 170 de bpm, e em granfondos ciclismo, normalmente ando nos 145 bpm, em btt é normal, não o será por exemplo se fores a passeios com pouca altimetria.
 
Boas Noites Pessoal!

Acho que é muito deixar aqui uma mensagem depois de ter lido os comentários!

Nós só conseguimos alcançar a frequencia cardiaca máxima quando fisicamente, neste caso as perninhas, estão em forma! E normalmente nem damos por eles...

Pelo contrario quando fisicamente não estamos tão bem o coração não precisa dar o máximo!

São as pernas que obrigam o coração a trabalhar mais e não ao contrario!
 
Queria também dizer que realmente não e de todo recomendado andar no limite constantemente, principlamente num individuo não treinado.

AGora ir la uma vez ou outra para treinar é sempre bom e recomendavél.

Joao, não te preocupes muito com esses valores que te deram. Estão dentro dos valores teoricamente expectaveis. Estavas fresquinho como foi na segunda volta, e deste os 194 logo no inicio.

No fim já estavas cansado e já não deu. E assim mesmo...

Só recomendo que comeces mais devagar e de forma mais constante no inicio, para um aquecimento geral. Mas depois bomba ai á vontade! ;)
 
Top