Freita-Ara​da-Drave-Re​goufe-Cove​lo de Paivó-Frei​ta

Command

New Member
Um grande dia de puro BTT, começou no parque campismo do merujal, em plena serra da Freita, nevoeiro e frioooo, dos poucos que tiveram a coragem de se apresentar, alguns já pensavam em ficar no interior do carro, um esqueceu-se do capacete e luvas, mas aderiu na mesma ;), apesar de imprudente, mas sempre com cuidado.
DSCN6177.JPG
DSCN6188.JPG

DSCN6315.JPG
DSCN6368.JPG

Entre vales e montes, serras e planaltos, descidas e subidas, sempre conquistanto terreno de palmo em palmo, adquirindo novos fundos de imagem para a nossa imaginação.
DSCN6182.JPG


60Kms - 2100mts de acumulado - grande empeno :p
Um obrigado ao mentor, Evaristo do Albergasbtt, e como sempre tem uns tracks do melhor !:)

Link da reportagem fotográfica completa :cool:
https://picasaweb.google.com/albergasbtt3/20110408Freita_Arada_Drave#
 

MFMS

New Member
Grande Volta, também gostava de a fazer! Também andei no sabado na Freita e parti do mesmo sitio mas fiquei-me pelos 50 km e 1500 m de acumulado.
 

SURFAS

New Member
Fantástico, local, fotos .... ainda é um dos locais de Portugal que ainda não pedalei, penso que ainda irei para esses lados este ano mas sem certezas.

Por acaso o track está disponível em algum site??

E também tenho a curiosidade em conhecer tão afamada Aldeia de Drave
DSCN6368.JPG

Bonita foto, parabens
 

abelha2

Active Member
Ok obrigado.

Conto um dia destes passar por la de bicicleta, embora sem GPs, confio no meu sentido de orientação (tambem nao tenho outro remedio)
 

Don_Martin

New Member
belo passeio, só andei nesses sítios a correr, nas provas de montanha... mas adorava pedalar... aguardo por esse track... se for possível
 

Command

New Member
Transcrição do meu amigo Evaristo, de mais uma jornada, como só ele sabe preparar.

"Foi um passeio que se transformou numa jornada épica para os 6 aventureiros (Evaristo, Nuno Command, João, Gonçalo, Filipe, Nuno), com inicio no Merujal ao longo da Serra da Freita e da Serra da Arada.

Na serra da Freita passámos por Albergaria da Serra, Gestoso, Gestozinho, Abundância e Salgueiro, sempre em caminhos muito técnicos com pedra arredondada. Subimos para a Serra da Arada e na zona das eólicas fizemos uma descida muito complicada até ao parque de campismo da Fraguinha, depois foi a paragem obrigatória na tasca da aldeia da Coelheira.

Percorremos então o planalto da Arada, gosto especialmente desta serra pelas paisagens espectaculares de toda a região desde o Caramulo até a Serra de Montemuro, ao longe já se vislumbrava a descida para Drave. Finalmente veio a famosa descida para a "aldeia magica", campo de férias e trabalho dos escuteiros, é um ambiente fantástico que se vive ali, rodeados de pedra, com um riacho cristalino, pequenos socalcos verdes, sem palavras...

Depois de encher a alma com Drave seguimos o percurso pedestre até a aldeia de Regoufe, local muito simpático e bonito, a tasca com os seus belos pasteis e os caminhos alcatifados ficam na memória, assim como o susto que o Nuno pregou a uma matilha de cães que se atreveram a ladrar ao pessoal :)

O caminho até Covelo de Paivó é um percurso pedestre espectacular, mas demasiado perigoso para andar de bike, foi com esforço que chegámos à bela aldeia, depois fizemos a ligação por alcatrão até Bouceguedim para enfrentar os 10km finais a subir até às eólicas da Freita. Foram subidas muito duras porque o desgaste dos caminhos pedestres tinha sido grande, o alivio foi enorme quando finalmente chegamos novamente ao topo da Serra da Freita ao longo do caminho das eólicas até ao parque de campismo.

Os 60km e cerca de 2100m de acumulado ascendente à partida faziam prever um trajecto duro, que se revelou muito desgastante pelo caminhos técnicos, percursos pedestres pouco cicláveis. Quero agradecer aos companheiros pelo convívio, grande espírito de entreajuda e sacrifico para levar esta jornada a bom termo, Drave ficou na retina e na memória de todos, tenho a certeza que assim que passar o empeno alguns vão regressar :)"

Vou lá voltar de certeza ! adorei :)
 

Lure33

New Member
Boas, por acaso no ano passado tive o prazer de pedalar por essas magnificas serras. Foram 2 dias para percorrer 172km's e prenoitamos no Retiro da Fraguinha (para ler e visualizar fotos aqui em crónicas "15/150 Raid Albergaria-Freita-Albergaria/ SoldadoDesconhecido"). Em Drave fizemos o sentido inverso ao vosso, vindos de Regoufe descemos o trilho tecnico e subimos pelo estradão. Este passeio ficou-nos gravado para sempre, com paisagens brutais sem duvida dos cantos mais belos de Portugal. Um forte abraço a todos e continuem com grandes pedaladas... :D
 

SURFAS

New Member
mas desde já aviso que tem mais de 10km de percurso pedestre pouco ciclável.

Quando o track tens desses avisos é que gosto ainda mais. No verão passado andei pelo xurés com a burra às costas, durante hora e meia!!

E muito obrigado pela partilha do track, e que haja muitas mais aventuras, que é uma lavagem à alma!!
 

helio69

New Member
Aqui está um track para ter na pasta dos respectivos...

Permitam-me um desabafo: como é um país que tem sol, praias, e paisagens como estas consegue estar como está....
 

SURFAS

New Member
Permitam-me um desabafo: como é um país que tem sol, praias, e paisagens como estas consegue estar como está....

:eek:fftopic: Fácil ... quando temos políticos como os nossos, e um povo que tem mais interesse no Benfica e no Porto do que no que realmente interessa. Mas isto não irá acabar aqui ... agora vem o FMI ... daqui a uns anos irá ficar melhor porque a despesa do estado será menor. Virá um politico que irá prometer muito, dar muito e o POVO irá votar nele ... depois virá a crise de novo ... o FMI .......... (desculpem-me aos autores do tópico)


Esta impõe respeito

DSCN6315.JPG
 
Last edited:

Lure33

New Member
No ano passado quando fizemos a incursão á Freita andamos várias horas de bike ás costas. Que se traduziu num grande desgaste.
 

DEL9JUMBO

Member
Só agora vi a foto reportagem...
Parabéns!!
Obrigado também pelo track disponibilizado, visto que já algum tempo ando com o vicio de ir descobrir essa zona e ainda não tinha encontrado um track fiável para o fazer...
Boas pedaladas.
Paulo Freitas
 
Top