É uma opção tua. Eu também uso sempre. E quero que se mantenha assim: como uma opção minha.
Porque quando quiser ir passear à beira rio, na pasteleira, não quero ter de andar de capacete. Posso cair e magoar-me? Posso, claro. Também posso cair ao rio (nada difícil) - vamos todos usar colete salva-vidas à beira-rio?
Agora histórias de falta de bom-senso e estupidez congénita, haverá sempre. Já foi dito em cima que não há leis que contornem isso.
Curiosamente, ontem montei dois corredores no capot do carro ( ou melhor, eles montaram-se) de uma forma muito simples: os inteligentes vinham a correr pela estrada fora, junto à berma (até aqui tudo bem) e em sentido oposto à circulação (tudo bem até aqui também); ao chegar à mesma rotunda que eu, no entanto, esqueceram-se que o trânsito vem sempre da nossa esquerda (para quem entra na rotunda), logo, eu, ao aproximar-me da rotunda vinha a olhar fixamente para o lado esquerdo. Só não os passei a ferro porque travei a tempo quando vi a "sombra" à minha frente e mesmo assim ficaram de mãos encostadas ao carro. Como sou um gajo civilizado e eles se desfizeram em desculpas porque perceberam o bosta que iam a fazer, ficámos por ali.
Mas agora eu vou lançar uma petição porque acho que todos os corredores deviam andar de capacete. É perigoso.
Podemos continuar.