Canon 550D com lente 18-135 ou kit 18-55 + 55-2xx
A Canon 600D tem o mesmo sensor, processador etc que a 550D (se não me falha a memória).
O que tem de diferente é isto:
Vari-angle display
Scene intelligent Auto Mode
'Basic+' creative controls in scene modes
'Creative Filters' can be applied to images in playback mode
Multi-aspect ratio shooting (3:2, 4:3, 16:9, 1:1, previewable in Live View)
Integrated Wireless flash controller with multi-flash support
'Video Snapshot' mode
Auto Lighting Optimizer now adjustable in 4 levels
Feature Guide
Image rating (1-5 stars)
Eye sensor for LCD display replaced by 'DISP' button
Marginally larger and heavier
em:
http://www.dpreview.com/reviews/canoneos600d/
Nada de muito especial, ainda por cima para um iniciado

Se quiseres algo ainda mais barato dentro da Canon, tens a 1100D que tem specs muito boas para a gama mais baixa das SLR Canon.
Entre Canon e Nikon, venha o diabo e escolha... São marcas muito equivalentes, mas se procuras algo "todo-o-terreno"... Olympus.
Ainda este fim de semana estive a trabalhar ao lado de 3 profissionais e a opinião era unânime. Dois deles tinham Canon e um Nikon.
A minha também é Canon e pela primeira vez usei (emprestada por um dos fotografos) uma lente da serie L, a serie profissional da Canon. Fiquei de boca aberta com a qualidade da lente, era bem mais cara que máquina
EDIT: não escolhas lentes com grande amplitude de zoom... mais tarde vais querer tirar fotos melhores e vais ver que a qualidade da foto não é tão boa como esperavas. As aberrações cromáticas e os cantos escurecidos são os principais problemas.
Basta reparar que as lentes mais caras ou são fixas, ou variam muito pouco no zoom

Eu tenho uma 18-135mm e estava mais bem servido com um kit anterior... 18-55 e 55-200... Noto bem a diferença e estou mesmo a ponderar voltar a usar umas lentes com 20 anos que tenho aqui... 35-85 e 85-200
GRANDE TESTAMENTO...