Re: Forquetas rígidas
Realmente o mercado das forquetas de titânio é complicado e com algumas vias complexas. As grandes marcas deixaram de as ter nos catalogos assim que chegaram as primeiras suspensões de qualidade. A referência destes tempos idos é a Kona P2 (a minha Amaro é uma cópia desta).
A via mais cara e consequentemente mais "premium" é recorrer a um construtor de quadros custom de titânio.
Podes ir aos States buscar muita coisa interessante, totalmente costumizada. Black Sheep, Groovy Cycleworks e muitos outros. Preço seriam de pelo menos 400 dolares + envio + alfandega. O preço é pouco convidativo.
Dentro da Europa lembro-me por exemplo da Crisp Titanium, mas os preços também não devem ser brincadeira.
Entrando no mercado das coisas produzidas mais ou menos em série, as opções são reduzidas.
Dantes haviam as Morati, fabricadas numa fábrica aeronautica da Republica Checa (Mora Aerospace, do grupo Honeywell), juntamente com os famosos quadros Altas.
Existem as Sibex fabricadas numa fábrica de material aeronáutico russo com muito tempo livre. So as vejo à venda nos States, não sei como seriam importadas para Portugal.
Finalmente temos as forquetas vindas da China, da fábrica da XACD. Mais uma fábrica de material aeronautico que se virou para o ciclismo como fonte de rendimentos alternativos.
São eles que trabalham com as marcas como a Amaro e a Skyde (as unicas que conheço dentro do mercado europeu a oferecer produtos a preços mais ou menos decentes). Existem outras marcas noutros mercados com o mesmo procedimento, como por exemplo a Spicer nos USA . Os prazos de espera são elevados. O design é enviado para a China, verificado, são produzidos os desenhos finais, aprovados pelo cliente e depois entra em lista de espera para soldar. Fica a faltar ainda a viagem de regresso.
O que me levou para a Amaro foi o preço, a garantia vitalicia, o design totalmente livre e o facto de estar sediada aqui perto em Espanha. O Aimar é também um tipo 5 estrelas. Muito competente durante o processo de encomenda e produção.