Formula RX

MiKaZ

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Onde fica a afinação da manete? com posso afinar?

Em relação ao sangramento, podem me enviar um vídeo de como fazer? é que vi vários mas não sei qual o correcto.. :S
 

miguelcarromeu

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Sim, se não for afinação da manete, é ar no sistema.

Os RX1 tem um parafuso mesmo na parte frontal da manete (olhas de frente para a manete que vês um parafuso sextavado lá dentro).

Quanto a sangramento, antes dos vídeos, precisas do kit de sangramento e de algum à-vontade.
 

MiKaZ

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Boa tarde,


Estive na Hora de almoço com a bike no estendal a tentar resolver o problema das pastilhas que não se está a revelar fácil, então como não consigo fazer nada daquilo resolvi tirar fotos.

Ora é assim, Como está sem pastilhas:
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Como está com as pastilhas novas:
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Como está com as pastilhas velhas:
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E a manete está assim:
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elvales

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Eu sou um bocado noob em bikes, mas costumo mexer em carros. E fui mudar discos + pastilhas pois faziam uma chiadeira enorme, desde novos.
E atrás tive o mesmo problema recolhi tudo bem, montei e vi-me á rasca para meter a roda e depois de metida ficava quase presa. desmontei outra vez e estive a ver: recolhia o piston, td bem, mas depois voltava a sair, repeti e o mesmo resultado, o piston não ficava recolhido e daí ficar com a roda presa.E a manete ficava totalmente aberta e rija, claro. Bom, voltei a montar tudo no sítio, mesmo ficando com a roda bloqueada e depois com cuidado abri o sangrador para deixar escapar um pouco de óleo e ficou resolvido a 100%.
A manete voltou logo á posição normal, a roda ficou livre como estava antes e ficou a travar bem outra vez. E a regulação da distância ao punho é como já disseram um pequeno parafuso na parte da frente da manete.
 

miguelcarromeu

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Confirma-se que os pistons não estão completamente recolhidos. Se estás a ter muita dificuldade em recolher as ditas, podes colocar óleo lubrificante nos pistons (sem as pastilhas lá, claro!) e depois, com MUITO cuidado, pressionar ligeiramente a manete de forma a que eles abram mais um pouco. Falamos de 2 / 3 mm, não mais, senão os pistons saltam, literalmente, das bombas.

Com os pistons um pouco mais salientes, lubrifica bem ali em volta de cada um deles. Depois, volta ao processo de tentar empurrá-los para dentro. Por vezes acumula-se sujidade e eles têm dificuldade em entrar completamente. Quando conseguires colocá-los devidamente à face com o interior da bomba, tens de limpar esse excesso de óleo que foi usado para lubrificar. A melhor forma é com álcool isopropílico. Como presumo que não tenhas, podes substituir por spray de travões (que se vendem em Norautos, Roady's e afins), daquele que serve para desengordurar.

Relativamente à manete, continua sem se saber se é problema de ajustamento da manete, ou ar no sistema.
 

MiKaZ

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Depois de uma longa batalha com a Bike la consegui meter tudo em ordem, não foi fácil, mas o que fiz foi:

- Limpei tudo como o Miguel explicou (quase que ia saltando o piston lol) mas continuo a não fechar, quer dizer, fechava mas mal deixava de fazer força abria novamente. :S

então:

- Desapertar um pouco o parafuso do óleo,
- Com uma chave de bocas fazer força no piston para o fechar (enquanto isso caíram umas 5/6 pingas de óleo.)
- Apertar o parafuso novamente
- meter as pastilhas
- meter a roda
- muito provavelmente uma das pastilhas vai ficar a roçar no disco
- Desapertar um pouco a bomba acertar tudo e puf ta feito.

Se a manete ficar com um pouco de curso a mais é normal, no meu caso apos uma volta de 20km isso desapareceu..
 

nunokas

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Boas.

Essa é a solução mais drástica que disse pois pode entrar ar no circuito. Mas se dizes que ficou bom então óptimo ;)



cumps
 

MiKaZ

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Como só desapertei o mínimo, certamente se entrou foi muito pouco. Notei que nos primeiros 20km a travagem não estava eficiente depois disso voltou ao normal.

Está resolvido por enquanto, é o que interessa, próximo passo, trocar o óleo dos travões.. :D Alguem sabe onde posso comprar o kit para os RX é que so tenho encontrado da avid... :S
 

MiKaZ

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Boa Boa... :D

Se me permites esta duvida (já estou a fazer offtopic) é o seguinte, eu este vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=9GxN6_XTZ7Y

Ao minuto 9.07 o mecânico tira a seringa da bomba, aquilo não era para começar a saltar óleo? Como posso meter e tirar o parafuso sem perder óleo e sem entrar ar no circuito??
 
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