São compostos por um centro ( aranha ) e um circulo exterior, unidos por um parafuso ou sistema que permite um ligeiro movimento lateral entre as duas partes / e / ou diferentes ritmos de dilatação. Existem as duas teorias
. No caso da hope, único que conheço, a aranha é em alumínio e o circulo de travagem é no metal normal para discos de travão.
Supostamente tem várias vantagens.
Menos barulhos e vibrações.
Melhor arrefecimento e menos transmissão de calor ao cubo.
No meu caso, nas rodas com cubos dt, o que mais notei foi o aumento de rigidez. Com os rotores avid originais, a rotor de trás de vez em quando roçava na pinça. Bastava uma travadelar mais forte ou aceleração e o ruido desaparecia. Com estes rotores, o ruido nunca mais apareceu.
Os rotores XTR parecem flutuantes no sentido em que tem a aranha central em alumínio, mas não sei se a união permite a tal flutuabilidade.
Tudo sobre flutuantes e inclusive nos formula, aqui
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,3457.50.html