Folga nas bainhas, preciso OPINIÕES!!

varinho

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Boa noite,

possuo uma suspensão SR SUNTOUR XCR de MOLA com cerca de 1,5 anos e com 2100km!

Durante todo este tempo a única coisa que faço é limpar as bainhas no final de cada volta e colocar um pouco de lubrificante, ultimamente vaselina liquida adquirida na farmácia, a conselho de várias pessoas!

Contudo, desde há uns dias para cá quando travo com o da frente com a bike parada, empurrando-a para a frente, tenho reparado numa certa folga a nível das bainhas!

Levei a bike á loja onde a comprei, para obter uma opinião dos especialistas!

Foi-me dito que não há nada a fazer, pois como é uma suspensão com MOLA e não a AR, não há revisão possível para sanar tal problema.
Contudo pedi que me a abrissem para limpar e lubrificar, ao qual me responderam que o fariam, mas, que nada ia resolver!?!?!?!
Quando a fui buscar disseram-me que o tinham feito, e na realidade está igual!!

Preciso de opiniões:
  • A garantia da mesma o que cobre?
  • É normal este tipo de sintomas com os kms que tem?
  • O facto de ter usado vaselina, será um produto inadequado, o que levou a um desgaste maior de certos componentes?
  • Há ou não revisão possível?
  • Se há, quanto custará?
  • Ou mais vale juntar mais uns €´s devido ao custo da revisão e comprar uma nova?

Obrigado

ab
 

MRocha

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018.jpg


O problema são os casquilhos que vês em cima. No caso das xcr e xcm são de plástico e desgastam-se com muito mais facilidade que os vulgares de latão. Acho que, por serem de plástico, são considerados peças de desgaste como pastilhas de travão e correntes e têm garantia de 6meses e não 2anos.
São fáceis de trocar, como se pode ver neste tópico:http://www.forumbtt.net/index.php/topic,34467.0.html

Vais ao site da marca e vês a referência da peça a adquirir. No site têm uns pdf com esquemas e referências de todas as peças de cada suspensão.
O importador da Suntour é a aguesport.
 

varinho

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Boa tarde,

obrigado pelas dicas!

Penso que é este pdf o correspondente á minha suspensão, o material a trocar será o nº 5 (?) como descrito em:
http://www.srsuntour-cycling.com/customGates/scripts/binary.php?BinaryCodeID=985&filename=SF7XCR-LO-Exploded-View

Quanto á troca de loja, já fiz isso há algum tempo, só que como tinha lá comprado a bike e suspensão, passei por lá devido à "suposta" garantia!

Deu para ver, pela conversa, que o que querem é vender uma suspensão... só que o que ganham é a perda de um cliente, pois, para além de não me terem convencido com a conversa de não haver solução, também já não era o meu primeiro ponto negativo quanto à assistência pós-venda!

ab
 

Marco Nunes

Active Member
Se ainda não o fizestre, penso que a substituição dos casquilhos e ums boa limpeza e lubrificação poderá resolver o problema. Se encontrares peças de substituição aproveita. Mas tem atenção ao montares. Em caso de duvida deixa que alguém expecializado o faça.

Boas pedaladas
 

BikeBrother

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:eek:fftopic:

Até custa a querer que lojas especializadas digam uma coisa destas quando é apresentado um problema relativamente simples....enfim!!!
 

MRocha

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Já seguiu PM. Para ter a certeza se a folga vem dessas camisas de plástico o melhor é desmontar a suspensão e aproveitar para fazer uma revisão como está descrito no link do meu primeiro post. Se o desgaste for evidente a solução são umas camisas novas.

Conheço pessoas que possuem essa suspensão e que já fizeram mais que os 2000km que essa fez e a folga, apesar de se notar, não se nota que afecte notoriamente o trabalhar da suspensão nem a precisão da direcção. Já traz alguma folga de origem e as bainhas de apenas 30mm não são tão rígidas como as de outros modelos.

Por isso talvez não seja pior, antes de mais, verificar se não há folga na direcção. Uma pequena folga na direcção, associada à folga natural das bainhas, já dá uma grande folga :mrgreen:
 

varinho

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Boa noite,

A folga existente não é igual há que havia até há algum tempo, a dita normal!

Quando me dirigi á loja para determinar as causas e e de onde vinha a folga, se era mesmo da suspensão, foi-me substituida a da caixa de direcção, pois os rolamentos apresentavam bastante desgaste e inclusive falta de esferas, tal como a imagem que o user MRocha tem no seu tópico na foto nº 5.

Mas, a dita folga como já relatei ficou, dai não ser da caixa!

MRocha, segue em PM algumas questões acerca do tópico por criado!

ab
 

MRocha

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O tópico foi criado pelo utilizador "mindo", não por mim. 8)
Se o lockout funciona, não é preciso desmontá-lo.
Para inspecionar as camisas e lubrificar as bainhas não é preciso remover o lockout nem sequer desmontar a suspa da bicicleta.
Basta retirar estes parafusos, como é explicado no tópico do mindo.
007.JPG

Fica-se com as bainhas, com as partes internas ainda no sítio, na bicicleta e o chassis, com as camisas dentro, separado.
 

p_a_u_l_o

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Boas.
Também sou possuidor de uma suntour xcr há cerca de um mês e meio mas ela já tá cheia de folga e já faz alguma diferença no amortecimento dela.
Como eu vi aqui que mudando os casquilhos se resolve este problema alguém me pode indicar onde é que eu posso arranjá-los? E já agora alguém sabe se dá pa por casquilhos em latao nestas suspensões?
 
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