:wlcm::wlcm:
Como o fórum é local de partilha deixo a minha opinião até à data sobre a RAVEN para que possa ajudar a futuras compras
Após mais uns kms feitos com a Raven ao longo de 1 mês penso que já posso falar um pouco mais sobre alguns pontos (+) e (-) da mesma.
Vou tentar não me alongar até porque o que a malta gosta é de fotos
No momento da Compra estava originalmente assim:
Vou tentar fazer uma análise breve dos componentes da forma mais independente possivel. Visto ter passado de uma 26 para 29 acho que o esperado é sentir-se fundamentalmente e de forma mais vincada alguns aspetos tais como:
- Rigidez geral superior - eixos de maior diametro, rodas maiores, etc.
- Rolar substancialmente melhor me terrenos abertos;
- Maior "confiança" a descer;
- Maior necessidade de pedalada em cadências elevadas;
- A dona inércia torna-se mais presente e incómoda de forma geral.
- Outros, a descobrir...
Vamos então de uma forma geral comecar por...
Quadro Focus Raven 2015 M
Tendo eu cerca de 1.80 não é facil encontrar uma geometria que seja ao mesmo tempo agressiva em termos de sloping mas não demasiado alongada no que diz respeito ao top tube do quadro, nunca encontrei aquela geometria que gostasse num tamanho que me fosse favorável: ora o 17 era curto, ora o 19 longo demais, mesmo o 18 em 26 não era aquele quadro que gostasse muito esteticamente pois era bastante conservador a nível de geometria.
Este foi um dos aspetos que me fez gostar do quadro da Raven quando comecei a pesquisar por 29ers, confesso não foi o único, o seu sloping acentuado e design das escoras bem como alguns pormenores construtivos fizeram-me "esquecer" alguns dos pontos menos positivos neste quadro (a referir mais a frente).
Após algumas voltas só posso estar agradado com a escolha da Raven, o quadro é muito confortável, sobe bem e dá bastante confianca a descer pela sua rigidez e tração que consegue transmitir ao solo - muito embora não o faça sozinho, estou a tentar analisar os componentes da forma mais independente possível.
O facto de ter internal routing na transmissão e nos travões não era uma carateristica que iria marcar a minha escolha mas confesso que esteticamente faz sobressair mais o quadro o facto de não vermos cabos soltos.
Como ponto menos positivo neste quadro ressalvo o facto de não ter Direct Mount no desviador frontal assim como o facto de usar eixo de 9mm na roda traseira, para mim eram pontos que gostava de ver revistos neste quadro e que por alguma razão a FOCUS não aplicou nos quadros das RAVEN 29 deste ano.
Suspensão FOX FLOAT 32 29R CTD EVOLUTION
Nada a dizer relativamente à FOX, bastante mais prática de afinar face à RockShox e com uma leitura de terreno bastante suave. Sinceramente não vou dizer que é melhor ou pior que REBA ou SID pois não senti ainda essa melhoria de forma significativa, nem possuo conhecimento pratico suficiente para argumentar tais posicoes radicais, no entanto como referi, a nivel de afinação é bastante mais facil pois apenas possui uma camera de ar.
Não apresenta bloqueio remoto o que a nivel pessoal nao me afeta pois nunca utilizei na RS e assim fiquei habituado, no entanto, acho que dada a gama e dada a oferta da concorrencia, não ficava nada mal à marca alemã oferecer esse goodie
A FOX CTD tem 3 sistemas pre-definidos de funcionamento que definem a sigla CTD:
- CLIMB - Modo bloqueado;
- TRAIL - Funcinamento mais rigido que o anterior, identico a uma utilizacao com pressão mais alta na camera;
- DESCEND - Como o nome indica, apropriado para as descidas em que a suspensão está no seu pleno funcionamento com a camera totalmente aberta permitindo a utilização do curso na totalidade;
Podem ver o video da apresentação que explica estes modos de funcionamento antes de partirmos para as fotos

ipocas:

ipocas:
Grupo de Transmissão Completo Shimano XT
Vindo eu de SRAM X9 estranhei um pouco a passagem para a Shimano no que diz respeito à forma de subir ou descer de mudança, se no momento de "aperto" a Sram bastava um click no trigger para aliviar carga, na shimano este movimento faz-se no sentido inverso, tornando a passagem mais penosa quando já é feita em plena subida por exemplo, desta forma obriga a pensar de forma mais preponderada a escolha da relação preferencial para determinada seção.
A nível de funcionamento nada a dizer, eximio e com bastante assertividade na passagem de relação como de resto seria de esperar nesta gama.
Excelente o pormenor de acionamento do sistema que permite que a corrente não bata na escora traseira, era algo que o meu X9 permitia constantemente e que além do desgaste era incómodo de sentir. Ponto extremamente positivo!
Travões Shimano XT
Esteticamente acho que os Avid Elixir 9 que tinha eram mais bonitos que estes XT, tornavam o cockpit mais clean e mais vistoso (tambem pela cor que tinham) no entanto e como já me haviam dito, a progressividade dos travões XT juntamente com os discos da mesma linha foi aparecendo conforme a sua utilização foi sendo necessária e rapidamente esqueci os Elixir 9. Aqui mais uma vez a simplicidade de afinações da SHIMANO sobrepoe-se à SRAM que no caso dos meus Elixir 9 tinham afinação de proximidade de manete + PAD Control que raramente funcionava de forma eficaz.
Rodas MAVIC CROSSMAX SL 2015
A troca das rodas originais (DTSwiss Spline 1900) pelas crossmax foi imediata no ato da compra, vim de umas SLR 26 e fiquei fã, era uma questão de tempo até ter umas iguais na 29, sendo que foi mais proveitoso trocar já as DTSwiss dado que não rolaram sequer.
As Crossmax são sóbrias, muito suaves a rolar - além do som carateristico do cubo, e oferecem uma enorme rigidez lateral além da leveza que as carateriza. Mesmo não sendo as rodas mais leves do mercado têm detalhes que as distinguem como por exemplo o cubo frontal com o interior em carbono(ver video)

ipocas:

ipocas:
[video]https://d1wst0behutosd.cloudfront.net/videos/1851733.mp4?Expires=1430435624&Signature=QYxZggufU5CiEAhnrDsSbEIK52O0-NT9NFGScfWSJaPI2HJxQ8718zYQA8nFF7F2MQD~RGTfhnYoiRY hmg9WmejpyntIvtCbNRcR1Mv6fQaMbUBjEqnS8xJNvv1Tiz-bSi71GqrX8nv5Bsj8fyEB880KqiETUe5Ckg0kUJjseDSHxfL4p gzBzL5zZqhu5eeKBJmbCuQAzqZWVD62R56Qm8eTGanztT3Ui3P o-TbIY5gipoMHw~6J~iglmo9ujxrvpFQJC01xyouPOrGGamGtFw4 kgX2QKumhXj~6WMh3D~SXikV2XkLKjxNWhaHeABhhtYTztztdG bmL-EBiBDV4DA__&Key-Pair-Id=APKAJJ6WELAPEP47UKWQ[/video]
Selim Selle italia SLR Kit Carbonio FLOW
Troquei o SLR branco por um Carbonio Preto apenas por gosto pessoal e por achar o selim muito bonito, ainda estive na duvida quanto à compra de um Speedneedle mas a escolha recaiu sobre o SLR, até agora impecavel!
Periféricos KCNC
Não há muito a dizer sobre a KCNC, na minha opinião além de leves são bastante sóbrios e rumaram da minha antiga bicicleta diretamente para esta 29R sem vacilo!
Em suma...
Pontos Positivos :cl::cl::cl:
- Quadro com geometria agressiva, bons pormenores construtivos, embora rigido é bastante confortável;
- Grupo XT no geral;
- MAVIC Crossmax SL - Excelente qualidade, rolamento suave e estética sóbria.
Pontos Negativos:fpalm::fpalm::fpalm:
- Falta de Direct Mount e Eixo de 12mm;
- Falta de bloqueio na Fox - embora a mim não me incomode, acho que não ficava mal face à concorrencia;
Ultimos aspetos, não menos importantes:
Não foi a unica 29R que sondei e na qual pensei no momento da compra, no entanto isto é uma análise e não um comparativo pelo que não vou referir as demais. Não acho a RAVEN melhor ou pior do as mesmas, apenas se apresentou em determinado momento a determinada altura como um melhor negócio ou mais apelativo - ou apenas porque me deu na tola.
Não vou dizer que 29R é melhor que 650b ou que 26 está ultrapassado apenas porque sim ou por moda, cada uma tem as suas valências e nunca perdi muito tempo a discutir o sexo dos anjos, se me perguntarem porque razão optei por 29R a mesma é simples - após várias leituras e depois de falar com várias pessoas achei que seria a opção mais adequada dados os passeios que faço na maior parte das vezes.
No fundo no fundo o que interessa é que cada um se divirta e que veja o btt como um hobbie, seja qual for a roda, gama de suspensão, ou tamanho do ego... o que mais interessa é o espirito e as pernas.
*****Lista de componentes atualizada*****
Quadro * Focus Raven 29R Carbon 4.0 2015
Suspensão * FOX 32 Float 29R 100 O/C CTD Evolution, 15mm QR
Rodas * MAVIC Crossmax SL 2015
Travões * Shimano XT
Discos * Shimano XT 180/160
Crankset * Shimano XT 38/24
Desviador Fr. * Shimano XT
Desviador Tr. * Shimano XT Plus
Cassete * Shimano XT 11-36
Corrente * Shimano XT 10v
Selim * Selle ITALIA SLR KIT Carbonio Flow
Perifericos * KCNC
Pneu Fr. * Continental Race King 2.2
Pneu Tr. * Continental Race King 2.2
Espero que tenham gostado da leitura mas acima de tudo que seja util.