Euro 2012 - Alguém a pensar em Ir de bicicleta?

jpaf84

New Member
Este verão estou a pensar em fazer ciclo-turismo, rumando do Algarve até à Holanda para visitar familiares.
O que eu gostava de saber era se existe alguém que esteja a pensar em ir ver algum jogo do Euro 2012 viajando de Bicicleta?
Se existir, digam alguma coisa para se trocar ideias sobre os percursos ou outros pormenores interessantes.

A minha ideia inicial era apanhar o comboio até Vila Real de Santo Antonio, ferry para Ayahmonte, continuar a pedalar até Huelva e depois ir para norte e passar por Barcelona, entrar em França seguindo a costa até Itália, passar por Milão, apanhar um comboio para atravessar os Alpes Suiços, passar da Suiça para a Alemanha e subir até à Holanda. Na volta estava pensar em passar pela Bélgica, atravessar Luxemburgo, seguir na diagonal por França e apanhar o Caminho de Santiago e depois rumar a sul seguindo a costa até chegar de novo ao Algarve.

O Itinerário é mais ou menos este, mas queria opiniões de quem tenha feito viagens deste tipo ou que já tenha feito um percurso similar. Quem fez uma aventura destas: que tipo de alojamento usaram, couchsurfing? Campismo? Mosteiros?
 

Filipe Oliveira

New Member
É um percurso interessante, eu adorava percorrer assim uns países pela Europa.

Já tens ideia dos km que vais pedalar, e de quanto tempo dura essa aventura?

Para dormir penso que o couchsurfing é uma opção muito boa, mas requer muita organização.. campismo e pousadas de juventude também são boas opções.

O mais proximo que esteve de uma volta dessas foi ao fazer faro>porto em 2010.

http://www.forumbtt.net/showthread.php?25245-Foto-Report-Percurso-Faro-gt-Sagres-gt-Porto-de-5-a-10-da-Agosto-900km

Mas aqui em Portugal foi fácil marcar as pousadas de juventude com antecedência. Mas penso que nos outros países também deve existir algo como as pousadas de juventude.

Já agora não sei se conheces este 2 malucos: http://www.2numundo.com/
 

jpaf84

New Member
Isso é que foi uma bela aventura. Conheço bem o Algarve principalmente a costa vicentina (aliás, parte do meu treino vai ser percorrer o litoral algarvio). Numa das tuas fotos por pouco que não aparecia a minha casa :D. Acho que não sou gajo para pedalar assim tanto, estava a pensar em fazer assim uns 100 km dia, tendo um dia mais longo com máximo de 150 km (Mas pode-me dar preguiça). Também estava a programar um dia de descanso semanal ao sábado ou ao Domingo (ou talvez à segunda, vai depender dos horários dos museus e outras atracções). Pelos meus planos era coisa para 2 meses e meio. Posso encurtar um bocadinho se de vez em quando apanhar o comboio. Sei que na Suíça os comboios têm uns sítios específicos para acopular as bikes sem as desmontar. Quer dizer que em PT é preciso desmontar, e em Espanha, alguém sabe? É que meti na cabeça que a Espanha vai ser a parte mais aborrecida do percurso (Talvez por já ter passado por lá tantas vezes quando era miúdo), e assim aproveitava os comboios.

Reparo que levavas GPS, também ando a estudar isso com o meu télélé. Ando a ver como posso carregar o bicho em movimento. Tenho visto uns carregadores à venda na internet que aproveitam a energia dum dínamo, mas parece-me tudo exageradamente caro.

Quanto ao alojamento, queria esticar os euros ao máximo, por isso queria aproveitar o mais barato possível. Tenho assim um bocado de receio de me meter a fazer campismo selvagem, por isso queria arranjar alternativas. Tenho andado a magicar a hipótese de ficar em mosteiros de ordens hospitaleiras onde aceitam uma pequena doação, ou outro local qualquer onde possa pagar o alojamento com trabalho, mas ainda não estudei a coisa ao pormenor.

Não conheço, mas acho que já me tinha cruzado com o blog, vou dar-lhe mais uma vista de olhos.
 

alupo

New Member
Simplesmente deixo aqui uma mensagem de Coragem e boas pedaladas e não te esqueças de escrever as cronicas com fotos/filmes para o pessoal acompanhar aqui ou num blogue. Um abraço e boa sorte para ti e Portugal.
 

Filipe Oliveira

New Member
Nessa volta Faro>Porto usei um carregador usb com pilhas AA.. mas gasta a pilhas muito rápido! Agora nas voltas maiores uso um "power pack" como este: http://www.computeruniverse.net/products/e90416600/energizer-power-pack-xp-4001-4000mah.asp

É fixe porque dá para recarregar o telemóvel.. o gps.. a maquina fotográfica..

Mas há sempre o senão de o telemovel estar sujeito as condições climatéricas.

Os "2numundo" saíram de Ovar e vão até Macau na China! a pedalar! Estão agora na Índia. Uma das particularidades deles, é que batem as portas e pedem para montar a tenda no quintal! E quase sempre acabam por ser acolhidos no interior da casa..

O blog tem um histórico enorme bem detalhado e com fotos impressionantes! Se poderes lê um pouco do histórico da viagem deles, é sem duvida inspirador:)
 

rjcsc

New Member
A aventura é interessante, mas não percebo o titulo do tópico...
O que é que o Euro 2012 que vai ser na Polónia/Ucrania têm a ver com a Holanda :s
 

jpaf84

New Member
@alupo: Tenciono fotografar tudo o que me apareça à frente :p

@Filipe Oliveira: Tb temho receio das condições climatéricas, para mais que o meu suporte é de cartão reciclado.
Não sei se tenho à vontade para pedir para montar tenda nos quintais.

Acerca do título, a minha intenção é ir até à Holanda. Porém queria trocar informações, principalmente sobre o percurso, locais a visitar e coisas deste género com quem tiver intenções de neste verão viajar pela Europa. Ora como o Euro 2012 pode ser uma boa desculpa para viajar pela Europa, apesar de ser um destino diferente do meu, resolvi associá-lo ao título do tópico.
Não sei se me expliquei da melhor maneira, mas se alguém tiver sugestões para um título que expresse melhor o que pretendo, não terei qualquer problema em alterar o título.

Já que se falou em Patrocínios fica aqui uma dúvida que me surgiu: se eu receber apoios financeiros para a minha viagem de um loja ou algo do género, tenho que declarar às finanças?
 
M

manteigadas

Guest
eu vou de bicicleta com partida em Palmela no dia 25 abril e chegada a Opalenica a +- 2 Junho
 
Top