Etrex da Garmin é incompativel com ficheiros GPX e TCX ?

depinho

New Member
Venho aqui na esperança de resolver o problema do meu GPS, provavelmente mais por incompetência minha do que pelo coitado.

É assim.
Quando saco um ficheiro em GTM, é pacifico, abre automaticamente o Trackmarker aparece o traçado correspondente, ligo o GPS ( por porta - não tenho cabo USB) identifico-o e carrego sem problemas.

Agora os track vêm todos através do GPSies, cujo ficheiro vem em GPX. Apesar de GPSies identificar o meu Etrex o tamanho do ficheiro é muito grande, superior a 1 mega, enquanto que em GTM nunca foi superior a 850 Kb ( caminho francês). Assim fico só com o inicio dos track carregados. O curioso é que ao descarregar para o google, o tamanho é "normal".

Já tentei encontrar um conversor de GPX para GTM, mas sem efeito prático, assim como não consigo abrir no trackmarker ficheiros GPX, dando-me a indicação de erro. (Run-time error '52' bad file name or number)

Reconheço a minha inexperiência (vulgo burrice) no assunto, por tal aceito dicas.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

o GPX é universal, como tal, deveiras conseguir abri-los no TrackMaker. Pelo menos é assim que eu faço, se quiser editar um ficheiro em GPX, faço-o com o TrackMaker e no fim gravo em GPX ou GTM. Poderá ser um problema com a versão do TrackMaker ou mesmo da norma GPX.

Jepas
 

pyrata

New Member
O formato gpx é "mais ou menos universal":
- A especificação tem evoluido (aplicações mais antigas poderão ter dificuldade a abrir os arquivos)
- Os fabricantes por vezes gostam de inventar uma ou outra coisa originando incompatibilidades
- (e o mais vulgar) Falhas no firmware dos equipamentos provocam geração ocasional de arquivos com falhas no seu conteudo

Como ferramenta de conversão de formatos não é de esquecer "gps babel".

Quanto ao número de pontos duma track, pode ser problemático se esta for muito longa. Se o dispositivo não tiver capacidade de suportar tão elevado número de pontos, existem formas de os reduzir entrando em compromisso com a definição da track. Para isso existe um software bastante simples e gratuito e possui um algoritmo muito interessante para reduzir o número de pontos "gpx editor".

O formato gpx e gtm contêm aproximadamente a mesma informação (isto para não dizer que é exactamente a mesma). O facto dum arquivo em formato gpx ser normalmente maior que em gtm deve-se a que o arquivo em gpx tem como conteudo texto estruturado em xml. Penso que o gtm é binário. O gpx tem a vantagem de se poder abrir com o editor tipo Notepad e fazer alguma edição (juntar tracks, tentar corrijir falhas, etc).
 
Top