estou pensar em comprar um E-bike para BTT

Eu tenho uma BTT roda 26 e às vezes perguntam-me porque não compro roda 29 e coisa e tal.

Como sou do contra, está fora de questão comprar uma roda 29, mas considerando a hipótese de gastar o valor necessário para comprar uma equivalente à minha, não tenho dúvidas nenhumas que era uma eléctrica.

Eu gosto de dar voltas de bicicleta, especialmente travessias de vários dias.
Não gosto de treinar, nem sou obrigado a isso e detesto subidas especialmente acima dos 8%, mas isso não me impede de escolher percursos com bastantes subidas.

A minha bicicleta tem 2 pratos à frente está fora de questão passar para apenas 1 prato, que é o que agora toda a gente recomenda e utiliza. Aliás em certas subidas acho que fazia lá falta a avozinha de 22 dentes.
Aliás após vários dias com muitas subidas e km às vezes até era bom ter bisavó...
Outro ponto que sou do contra.

Não tenho qualquer problema de saúde que me impossibilite andar de bicicleta, mas mesmo assim comprava uma bicicleta eléctrica que é o que eu acho que melhor se ia enquadrar na minha forma de andar e no que eu gosto de fazer.

Em Julho fiz a travessia dos Pirenéus de BTT e passaram por mim vários tipos com bicicletas eléctricas. Curioso que alguns deles eram tipos novos e com força, mas mesmo assim iam com bicicletas eléctricas.

As bicicletas eléctricas não são motorizadas e não são para coxos.
Na minha opinião são uma opção bastante válida e com futuro.
 
Last edited:

lekichas

Member
encontrei aqui á minha questão opiniões construtivas outras nem tanto mas falando com varios atletas que conhecem e sabem como eu sou a e-bike é uma opção valida até que tambem adoro como o senhor #Antonio13_PT fazer viagens de dias seguidos e com muitos kms mas fiquem descansados que eu sou muito teimosa e como já subi a serra do socorro e a serra de Montejunto ate ao Quartel ficou por fazer até as atenas e essa subida ainda vou faze-le com esta bike que ao pé de muitas que eu vejo não tem qq ajuda extra é uma RR540 de 9 mudanças atras e 3 a frente e bem que me fazia falta no cartucho atras um prato com mais dentes que a 1/1 na minha é pesada para caramba, sempre fiz desporto Futebol, basketbal, natação mergulho de apneia fui ate as 23 anos nadadora salvadora mas ate aos 30 anos depois fiz uma paragens e me tornei dona do sofá o que me prejudicou muito a minha saude aos 47 anos tive um clique e voltei a fazer desporto mas dentro do ginásio sofria de claustrofobia até que me lembrei de andar de bicicleta e toca a comprar uma no continente e pedalar de novo pois já não o fazia a mais de 20 anos, como tive um acidente de mota onde tive 15 dias em coma a estrada só de carro e dai ate ao sitio onde moro passeio para o mato e adorei de inicio fazia a ciclovia de obidos depois de comprar a RR500 a lagoa toda e entrar em convívios organizados em passeio não gosto das competições, já não estou para isso agora quero é pedalar e me divertir e ver a paisagens não desejo ver só a roda da frente, este ano a viagem desde do Cadaval, Peniche sempre pela costa marítima ate Leiria e dai a Fátima que me custou horrores pois estava muito calor e de volta a Cadaval adorei o ciclo-turismo e é o que gosto mais de fazer pegar na bike e ser livre, pedalar pelos matos a dentro por este Pais a fora, seria mais facil continuar com a RR540 pois adoro a minha bike mas infelizmente cada vez tá mais dificil, mas não quero voltar ao sofá ver novelas não é a minha praia e quero me sujar de lama, molhar-me toda se chover mas cheirar as serras os campos agricolas e estar em contacto com a natureza, não vou percorrer Portugal todo ainda por este País temos que trabalhar ate andarmos de andarilho mas é um sonho que desejo o faze-lo, para o ano a Costa Vicentina daqui a 2 anos os caminhos de Santiago por isso a e-bike vai ser para o ano a compra que eu vou fazer....
 

SeteGu

Active Member
Não sei se uma e-bike é o ideal para isso...

A autonomia não é assim tanta e depois de ficar sem bateria é mais pesada que as outras. Além do mais as baterias vão progressivamente perdendo autonomia com o passar do tempo.

Quanto a mudanças leves as da rr 540 já o são bastante. Hoje em dia a moda no XC até é as mudanças mais leves serem mais pesadas (1x com pratos "grandes" e rodas maiores).
 

elvales

Active Member
E falando em manutenção e substituição de componentes que deve sair bem cara nas eléctricas bem como a sua desvalorização que deve ser bem maior pois a tecnologia, se for como os telemóveis e computadores , estará sempre desactualizada... não sei, eu ponderava bem antes de fazer um investimento grande numa.
 
Top