Espigão de selim com suspensão

jlmoreira77

New Member
Viva,

Comprei recentemente um espigão de selim com suspensão. Gostava de saber a vossa opinião sobre esta solução.

Comprei um com mola e elastómero e custou uns 19€. Não é dos caros, tipo 100-150€ e também não é dos mais baratos (12€).
Do pouco que já andei no monte com ele, não me parece má ideia. Como tenho uma bike rígida (e barata), traz algum conforto adicional para os longos passeios... O que acham?

Cumprimentos
 

Nozes

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Eu acho que os espigões de selim amortecidos são sucata.Basicamente é isso.Muito peso,diminuição da eficiência da pedalada (atenção a regular a altura do teu,podes ter problemas com os joelhos,se fizer muito curso),e conforto marginal.
No meu entender,uns pneus largos (2.1 pra cima) dão muito mais conforto e eficiencia que a maior parte das soluções de espigões de selim amortecidos do mercado...além de beneficiarem o controlo da bike e não prejudicarem a pedalada.
É a minha opinião,devo dizer que nunca usei,mas do que vejo é a ideia que retiro.

Boas pedaladas
 

jlmoreira77

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Nozes said:
Eu acho que os espigões de selim amortecidos são sucata.Basicamente é isso.Muito peso,diminuição da eficiência da pedalada (atenção a regular a altura do teu,podes ter problemas com os joelhos,se fizer muito curso),e conforto marginal.
No meu entender,uns pneus largos (2.1 pra cima) dão muito mais conforto e eficiencia que a maior parte das soluções de espigões de selim amortecidos do mercado...além de beneficiarem o controlo da bike e não prejudicarem a pedalada.
É a minha opinião,devo dizer que nunca usei,mas do que vejo é a ideia que retiro.

Boas pedaladas

Bem, nunca usei pneus maiores que 2.1, mas pelo que ouço é um atrito do caraças... começa a ser quase um trator
 

MJPE

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Bom dia,

Tenho uma CUBE ANALOG HARDTAIL e estou a pensar se devo ou não colocar um espigão de selim com suspensão. Qual a vossa opinião sobre a utilidade deste acessório?
Do que andei a ver existem basicamente dois modelos. Um em que o amortecimento é feito dentro do tubo e outro em que é feito no topo, logo abaixo do selim. Em termos de utilização/comodidade sabem qual a diferença entre os modelos que anexo fotos?
 

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Eu não fiquei muito fã disso.. Tive um quando era pequeno numa bike do continente (literalmente) e aquilo era um horror, fazia-te saltar do selim com o rebound, e nos pés sentias a pancada a mesma. Para as pequenas vibrações e pancadas mais suaves, um bom selim e a correta pressão dos pneus é o melhor auxílio.

Ou seja.. Eu não comprava uma coisa dessas. Tive uma ma experiencia, sei que era um de entrada de gama, mas a não ser que vas para um espigao topo e a experiencia seja muito diferente, vais po-lo de lado num instante
 

MJPE

New Member
não gastes os euros nisso.

De que te queixas? Que pressão de pemnus tens, que pneus tens e qual é o tipo de terrenos que fazes?
Para ser sincero, não tenho queixas de nada, era apenas para ver se melhorava ainda mais... é mesmo de seguir o conselho...não gastar dinheiro nisso.
Tenho pneus SHWALBE 29x2.25, costumo andar com 1Bar à frente e 1.3Bar atrás (tenho 85Kg).
Há uns anos atrás andava muito de bike (estrada e BTT), estive parado uns bons anos (ganhei 20kg) e retomei há uns 8 meses (já perdi 6kg)... tenho vindo a aumentar progressivamente os percursos. Na ultima volta de BTT fiz 45kms em 02h03, com 280m de elevação, principalmente estradas de terra batida, algumas em mau estado, mas nada de grandes obstáculos. Do género das que há junto à Costa Vicentina.
Normalmente faço duas a três voltas por semana alternando entre a CUBE (BTT) e uma TREK (estrada)

Obrigado pelo conselho.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
não acho, não bamboleia nada e neste 8 meses não tive qualquer furo ou outro problema
Sinceramente.. tenho a certeza que tens isso vazio ;). Mas podes sempre simular aqui nesta ferramenta da Shwalble.
Lá por não teres qq problema não quer dizer que tenhas isso bem. A´te pode estar bem, mas as leituras do manómetro estarem erradas ;)
Ainda por cima tendo tu 85kg... por exemplo eu meto com pneus maxxis 2.25 ( tenho 71kg). 1.8BAR atras e 1.6BAR na frente. mais coisa menos coisa - terrenos mistos, hardpack /pedra. se for para a reia meto um pouco menos. nunca abaixo de 1,5BAR.

Quando as voltas é somente estradão / hardpack, meto 2.2-2.00 BAR.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
principalmente estradas de terra batida, algumas em mau estado, mas nada de grandes obstáculos. Do género das que há junto à Costa Vicentina.
Conheço bem. pois pedalo muitas vezes no concelho de Aljezur.... mais uma razão para aumentares a pressão disso. pelo menos 0.5BAR-
 

nmt

Active Member
Há aí alguma confusão... a primeira foto é de um dropper post... não tem qualquer tipo de amortecimento, a função é poder baixá-lo para facilitar a utilização da bike nas descidas...
O espigão com suspensão (segunda foto) não tem utilisade nenhuma... já o dropper post acho essencial para praticar btt. Atenção que quando digo btt não me refiro a umas voltas nuns estradões planos...
 

MJPE

New Member
Há aí alguma confusão... a primeira foto é de um dropper post... não tem qualquer tipo de amortecimento, a função é poder baixá-lo para facilitar a utilização da bike nas descidas...
O espigão com suspensão (segunda foto) não tem utilisade nenhuma... já o dropper post acho essencial para praticar btt. Atenção que quando digo btt não me refiro a umas voltas nuns estradões planos...
a primeira foto foi engano, mas já concluí que não devo gastar dinheiro nisso
 

JVHiggs

New Member
Sem entrar na questão da pressão dos pneus, que me parece não ser o foco do pedido de opinião, em relação aos espigões de selim com suspensão, na minha opinião, são contraproducentes pois alteram de forma incontrolavel e variavel a distancia do selim aos pedais e toda a afinação da bike vai por agua abaixo. Nunca irás conseguir andar bem ( leia-se também confortavel) e com rendimento, podendo até mais tarde ser motivo de algumas dores ou desconfortos na coluna e noutros locais adjacentes.
Tenta afinar bem a bike para o teu tipo de pedalada e estatura, e isso será talvez a melhor melhoria que alguma vez possas fazer em termos de ergonomia.
espero ter ajudado
 
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MJPE

New Member
Pois, devo andar mesmo com pouca pressão nos pneus... na próxima volta vou experimentar com 2bar atrás e 1.8 à frente...
Que pontaria! hoje fui andar com 2bar atrás e 1.8 à frente e... furei a 3Km de casa... independentemente da coincidência, enquanto consegui andar notei que rolava bem melhor
Aproveitando, que utilizam para resolver os furos? utilizei um spray antifuros, mas não deu grande resultado.
 

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Pedro Barradas

Super Moderador
Aproveitando, que utilizam para resolver os furos?
Tenho tubeless... Espumas, nunca. O líquido veda, se não vedar, ando com um kit de tacos. Voltar a encher com a minibomba manual.

Tendo câmara de ar, é substituir por outra, tendo o cuidado de verificar o interior do pneu face a picos e outros corpos estranhos. Ou até mesmo remendar no local.
Repor o ar.
 
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