Espaçadores para pedais (dor joelho)

luismsm

New Member
Viva,

Já alguém testou este tipo de espaçadores para retirar dor nos joelhos?
http://www.kneesaver.net/ecommerce/
http://www.amazon.com/gp/product/B0037NAC9G/ref=ox_sc_act_title_1?ie=UTF8&smid=ADIKZAFTSWMNW

Eu até agora uso uns pedais Shimano PD-M324 porque me permitem usar o pé direito sem o encaixar, pois quando o encaixo dá-me sempre dores no joelho.
Já experimentei uns Crank Brothers porque dão mais flutuação ao pé, e embora tenha gostado bastante da flutuação que o pedal dá, continua a doer-me o joelho.
Eu tenho o pé direito um pouco virado para fora e tento virar o cleat ao máximo, para que o pé fique na posição natural. Mesmo assim parece não ficar na posição ideal.
Quando pedalo sem o encaixar noto que para além do pé estar a apontar para fora, eu tenho a tendência para o colocar o pé mais afastado do crank, e como tal estou a ponderar experimentar estes espaçadores.

Também já estou a ponderar um BGFit mas fica um pouco caro para um mero ciclista amador. :|
Cumps
 

luismsm

New Member
Isso já eu experimento muitas vezes, uma vez que não tenho o selim numa posição fixa, mas não noto diferença nenhuma em relação aos joelhos..
 

carlosguerreiro

New Member
Em vez disso pq não procuras um bom fisioterapeuta que te resolva o problema que tens no joelho? Possivelmente deves estar com Sindrome da Banda Ilio-Tibial, será?
 

luismsm

New Member
É possível... Embora eu pense que as dores que tenho são provenientes do mau posicionamento do joelho, e não do esforço excessivo. Ontem dei a minha voltinha domingueira e mesmo com o pedal desencaixado senti uma picada enquanto ainda não tinha aquecido, mas antes de ter experimentado os pedais de encaixe isto não me acontecia. Provavelmente já tenho uma lesão a tratar. E é recomendado um fisioterapeuta ou devo recorrer a um ortopedista?
 

FMCurto

Active Member
Ainda ando a lutar com um sindroma parecido no joelho esquerdo mas que começou com um esforço excessivo à coisa de 3 meses e tem mais ou menos se arrastado até hoje (tenho uma consulta marcada para dia 22 de Agosto) embora este sábado tenha acabado uma voltinha de mais de 70km com bastante desniveis sem ele ter-se manisfestado.Embora tenha protegido mais o joelho esquerdo de esforços o que acabou pro esforçar mais o direito e este acabou por começar a dar sinais de fadiga já perto do fim mas no dia seguinte já estava tudo bem.
Isto para dizer que tenho lido muitas coisas sobre o assunto (bike-fit,ginastica,bandas neuro-musculares,etc...) e não podes apontar uma causa especifica: pode ser o selim alto demais ou baixo demais, podes ter sem te aperceberes uma perna ligeiramente mais curta que a outra, pode ser o selim demasiado para tras ou para a frente, podes estar a pedalar com os joelhos para fora,mau posiçionamento dos cleats,etc...um bike-fit certamente ia diagnosticar-te isso mas ao que parece ainda são caros.
O que podes fazer entretanto é fortalecer essa zona sem esforçar os joelhos, não sei o termo em portugues mas em ingles chama-se "calfs", basicamente é apoiares os pes pelas pontas dos dedos num degrau e lentamente fazeres "flexões" indo com a parte de tras do pe bem abixo e acima do degrau.Começa com 2as ou 3 séries de 20 e com o tempo vai fazendo mais 1a ou 2as series. Cada caso é um caso mas no meu tenho notado que ajudou.E quando o joelho doer não te esqueças de fazer gelo quando acabares, não vais notar logo mas faz toda a diferença entre no dia seguinte continuar a doer ou não.
 
Last edited:

luismsm

New Member
Eu fui tentando resolver o assunto com um ajuste nos cleats, um sistema de encaixe diferente, mas nunca consegui ter um boa posição. Fui tentando porque a dor nunca era muito acentuada e sempre que sentia desencaixava o pedal. Hoje estou a sentir uma dor no joelho devido à volta de ontem, mas ainda na semana passada dei uma volta e não tive dores, ambas sem usar o encaixe. É algo não muito consistente.

Neste momento sei que tenho de consultar um médico, mas gostava de arranjar alguém que para além de me diagnosticar e tratar, me soubesse aconselhar uma posição correta para que isto não ocorra mais. Ou então depois de tratar o problema com um médico, terei de recorrer a um bikefit.
Alguém me sabe aconselhar algum médico multi-facetado ligado ao ciclismo ou algo parecido?
 

dgzbj40

New Member
Neste caso não arriscaria a recomendações online. Podem ser N factores e convém acima de tudo resolveres o problema para não levar a lesões mais complicadas.

Deverias mesmo fazer um bike-fit e preferencialmente ires também a uma consulta médica. Pode ter a ver com qualquer uma das seguintes variáveis : offset do espigão, afinação do selim como já foi dito, comprimento dos cranks, posicionamento e angulo dos cleats, palmilhas, necessidade ou não de utilizar cunhas nas solas, tipo de pedalada (cadência), ou até mesmo com alguma lesão presente que não sendo tratada te limite a pedalada independentemente das afinações que fizeres na bike.

As melhoras.
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

...Infelizmente também sou um dos que não pude abusar nas minhas voltas. Logo que me iníciei no BTT, mais a sério, com a vinda de nova bike, com pedais xpto, "e tal e coiso" napareceu me uma dor no joelho direito. Depois de muito sofrer, sem poder pedalar, com repouso, exames sem fim etc.. etc.... recentemente julgo ter arrumado com o assunto. Coloquei o selim ligeiramente mais para a frente, recuei ligeiramente a piosição dos cleats (inícialmente pedalava com o cleat mais na biqueira do pé), e vamos indo. Consigo pedalar em força sem grande stress.... ;)

Curiuoso como "penos GRANDES ajustes" se pode melhor e muito. Por isso aconselho-o a rever estes pontos. :)

Já agora desejo-lhe as melhoras... (é triste querer-mos pedalar e não poder).....
 

luismsm

New Member
Eu pedalar ainda posso.. Mas se calhar não devo, uma vez que já me dói mesmo sem o sistema de encaixe.
Por acaso também já fiz essa experiência. Coloquei o selim mais para a frente e recuei o cleat. Quanto a selim não me senti confortável, a posição do cleat ajudou, mas mesmo assim não foi o suficiente. Por isso é que ponderei também experimentar os tais espaçadores, mas com a quantidade de experiências que já fiz, talvez seja melhor parar por aqui e procurar ajuda profissional.
 

nunokf

New Member
Eu tmb sofro um bocado dos joelhos.. Talvez seria melhor ajustar a altura do espigao, tentar cocolar o selim numa posicao central, para depois ir ajustando progressivamente e os cleats sao ajustados por o osso do dedo grande do pé, a melhor coisa é colocar os cleats e depois montado na bike fazer forca nos pedais para baixo e tentar sentir o osso enquadrado com o centro do pedal.. mas se as dores n passarem o melhor seria um ajuste profissional.. e secalhar consultar um especialista médico..as melhoras
 

luismsm

New Member
Sim.. neste momento tenho feito menos treinos para dar descanso ao joelho, e parece que está a passar. Depois vou mesmo fazer um bike-fit para tirar isto a limpo. Em último recurso não uso mais o encaixe no pé direito. Não é a mesma coisa mas também não dou cabo do joelho.
Obrigado pelos comentários. Cumps!
 

artsite

New Member
No ano passado andei quase todo o ano a afinar a posição da bike devido a um problema de joelho, li muito, fiz muitas medições e depois fui a um massagista, joelho nada, dores sempre que andava acima de 20klm.

A minha recomendação, seria em primeiro tratar do joelho, pois se ele te doí hoje, amanha vai doer igualmente, logo colocas o selim para baixo e não sabes se a dor é do dia anterior, se de outro lado da bike.
Depois colocas o selim na tua altura, e o joelho paralelo ao eixo dos pedais, mais detalhes tenta fazer uma pesquisa.

No meu caso tudo foi devido aos joelhos estares muito á frente dos pedais, bastou para isso colocar o selim bem para traz. Mas como falei antes, primeiro andei 3 semanas a gelo no joelho de forma a ter 100% certeza que a dor ficava tratada, pois o mal já la estava.

Isso dos pedais, nada vai fazer, isso é para quem tem um desvio nos pés, e para isso basta ver que andas tipo "chaplin" lol, e isso vai fazer com que possas abrir mais os pés e por assim estes não baterem nas escoras.

Atenção, lembra-te que as minhas dores e todos os aqui relatarem podem não ter nada haver com as tuas dores, no meu caso não encontrei ninguém com as minhas dores, foi tudo tentativo erro/correto de imensos artigos que li na net.
 

luismsm

New Member
Viva.. Eu tenho esse desvio nos pés, como a maior parte das pessoas tem (um pouco), mas não me parece nada fora do normal. A verdade é que ao pedalar o meu pé naturalmente assume mais essa posição e por isso é que queria experimentar os espaçadores.
Mas com as experiências já dei cabo dele.. Tenho-o repousado um pouco para ver se recupera, para passar ao bike-fit.
Obrigado pelos comentários.
Cumps!
 

Alberto Castro

New Member
Viva
Eu ando com um problema semelhante, no joelho direito. Depois de muito ler, muito afinar, muito gelo, pomadas, e anti-imflamatórios penso que descubri o que realmente fazia de mal para me doer o joelho de lado quando pedalava sentado com um ritmo muito elevado. O que acontece é que eu inconscientemente tenho a tendencia para pedalar com o joelho direito virado para dentro (junto ao quadro) desta forma "castigo" o tendão lateral.Agora não sei se mudando a rotação dos cleats para que o calcanhar fique mais virado para dentro vai ajudar a pedalar de forma correcta??????
Agradecia alguma resposta
Cump
 

luismsm

New Member
Viva, eu conheço algumas pessoas que pedalam com os joelhos para dentro e não têm problemas com isso, mas não quer dizer que tu não tenhas. Podes ter que corrigir isso com a rotação dos cleats ou com umas palmilhas.
Pelo que tenho visto pela net, parece-me que se analisares a trajectória do teu joelho em movimento (visto de frente), esta deve desenhar uma linha imaginaria e não um círculo. Ou seja, o joelho até pode aproximar-se do quadro ao subir, desde que faça a mesma trajectória ao descer. O apontar do joelho para dentro pode ser algo que a tua fisionomia exija.
Penso que tem um filme no youtube com uma ilustração disso.
Mas isto é só uma dica de alguém que tem problemas no joelho e está a ponderar fazer um bikefit porque também não o consegue resolver ;)
 

pimentoski

New Member
no meu caso para não me doer os joelhos tenho de fazer exactamente o contrário, tenho de ter o q-factor o mais curto possível... com espaçadores desses nem 5 minutos devia aguentar. também acho que se tens problemas deves ver isso com um médico ortopedista e se queres investir na bicicleta é fazeres um bgfit ou algo semelhante. não arrisques.
 

luismsm

New Member
Deixo aqui o link com o vídeo de que falei.
http://bikedynamics.co.uk/fit01.htmÉ interessante verificar a variação da trajetória do joelho com a rotação do cleat.
Acho que os vendedores de calçado deviam estar mais sensibilizados e sensibilizar mais os clientes para os danos que uns cleats mal colocados podem causar. A trajetória circular do joelho, sem esta análise com recurso ao vídeo, era praticamente impossível de detetar.
 

maryu

New Member
Por vezes tenho o mesmo problema. Depois de uma grave lesão voltei ás pedaladas e agora com uma nova bike por vezes tenho a dor no joelho direito.
Vou seguir os conselhos e ver se resulta.

Um abraço Betetistas!!!
 
Top