Escolha de GPS - indecisão entre alguns modelos

korreya

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A ideia do plástico é recente (inverno)...nunca usei no verão,só surgiu esta ideia depois de eu ter o problema no gps.Mas julgo que não será obstáculo mesmo com sol,uso sempre o ecrã em média luz.
 

klaser

Well-Known Member
A ideia até tem lógica...esse dakota 20 q tenho já é o 3º,o primeiro morreu com 2 anos e 1 mês (parece de propósito,ao fim da garantia)..depois tivemos de pagar 112 coices por um novo pq tb não reparam os GPSs,só fazem um preço "especial" neste caso (bela bosta)...Esse 2º já não veio muito bom e depois de algumas voltas deu esse tal defeito dos menus e ecrãs a funcionarem sozinhos,até que ficou competamente maluco e não deu mais para usar....desta vez acionei a garantia e então enviaram-me um 3º novo....
 

korreya

New Member
Pois...o meu foi precisamente isso que aconteceu...menus a passarem sozinhos,também o costumava limpar com um pincel (mas o pincel não tirava tudo e se houvesse humidade pelo meio ainda empurrava as impurezas mais para dentro).Abri-o,desmontei tudo,saquei o visor e limpei-o todo (nunca pensei que tivesse tanta impureza no rebordo,já que por fora não aparentava...)...ficou outra vez operacional.E agora o saco poupa-o muito.
 

miguelcarromeu

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Pude verificar ontem, numa volta mais agreste por Sintra, que aquilo que o companheiro Korreya diz é completamente acertado. Quando cheguei a casa fui inspeccionar os rebordos do ecrã, e lá estavam os detritos acumulados.

Foi limpar e decidir que não voltava a andar sem ser com o tal plástico protector. Hoje de manhã, quando saiu, já levou com o belo do saco. É funcional q.b., sem problemas de interacção ou visualização.

Com o tempo vou pensar num plástico mais permanente para ali.

Outra coisa que me chateia é o facto de o suporte deixar tombar o GPS com muita facilidade. Não fosse eu ter seguido o conselho do pessoal e prender o fio à volta do avanço e já teria dado uns belos trambolhões. Tenho de pensar numa adaptação ao suporte que se torne bem mais segura.
 

korreya

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Fiz hontem a maratona na Matas e Cipreste e levei o gps para gravar o percurso,como estava um belo dia deu para ver que o plástico que escolhi para proteger o gps reflectia um pouco...dificultando a visualização...da próxima vou experimentar película aderente da cozinha da mulher : ) ...outra hipótese é rever o sítio onde levar o gps.

free photo hostingé aqui que ele anda actualmente.
 
Boas pessoal.

Estou a pensar comprar um Dakota e a minha dúvida é por qual optar. Dakota 10 ou Dakota 20.
Tive a ver as diferenças entre eles e são poucas, não sei é se são importantes.

Aceita cartões de dados:nãoCartão microSD™ (não incluído)
Bússola electrónica:nãosim (compensação de inclinação, 3 eixos)
Altímetro barométrico:nãosim
Transferência de unidade para unidade (partilha os dados por comunicação sem fios com unidades semelhantes):nãosim
As diferenças são estas, respectivamente.
Na vossa opinião acham que vale a pena optar pelo Dakota 20, já que a diferença de preço é significativa?

Cumprimentos
 

jamb

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Boa noite, vou fazer uma pergunta estupida pela qual gostaria que alguém me pudesse ajudar.
Não entendo nada de GPS mas estou inclinado em comprar um mas ainda não fiz a opção pelo qual escolher estou em duvida entre o dakota 10 ou o etrex 20.
A minha pergunta é a seguinte:

Se eu estiver perdido no meio do monte o Gps indica-me o caminho para casa ou outro sitio qualquer tal como acontece nos Gps de automoveis?

Obrigado a todos e boas pedaladas.
 

miguelcarromeu

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"Indica" não será o verbo mais adequado.

Digamos que depende da forma como esse "pedido" é feito.

Ou seja, os mapas topográficos geralmente usados, usando a mesmo palavra que usaste, no "monte", não são roteáveis; ou seja, não existem indicações visuais (nem voz, claro) com setas a indicar onde tens de virar, etc. Isto porque sendo um GPS para usar (mais uma vez) no "monte", depende daquilo que cada utilizador pretende fazer com a rota e o que está a fazer: andar de bicicleta, a pé, etc.

Para conseguires fazer esse tipo de navegação do ponto X ao ponto Y, introduzes trajectos ou rotas no GPS, que depois segues através de uma linha; ou seja, o trajecto é apresentado no dispositivo através de uma linha que segues instintivamente, tentando não sair da mesma.

Num caso limite em que, imaginemos, queres apenas regressar a um ponto Y (digamos, "casa"), sem mais demoras, também podes fazê-lo; seja diminuindo o nível de zoom, tocando com o dedo no ponto que pretendes no mapa e pedindo ao aparelho para te navegar até lá (mas sempre sabendo que nesta situação, ele traça, basicamente, uma linha recta até esse ponto); ou então, pedindo ao aparelho para te fazer regressar pelo caminho aposto (ou seja, basicamente, fazendo marcha-atrás), sendo que qualquer um dos modelos que referiste tem essa opção.

Espero ter-me feito entender. Por palavras parece mais complicado do que realmente é ;)
 

Jocas22

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a mim baralhaste-me. :D Pra ele fazer aquilo que pede basta ter um mapa roteável, aka um mapa garmim de estrada como usam nos carros, (o que dá pra por sem stresses de maior) e tem setas e indicações, só não tem voz.
 

klaser

Well-Known Member
Um GPS é uma excelente ferramenta de navegação,mas para usá-lo com sucesso é preciso saber e ter boas noções de como navegar...É preciso saber usar o aparelho,não é achar que estamos no meio do monte e o mesmo vai indicar tudo....
É altamente recomendável quando vamos fazer uma incursão por uma zona desconhecida,que tenhamos uma certa noção do que nos redeia,de algum conhecimento da geografia da zona....Uma vez um grupo amigo ficou 3 horas perdido no Gerês,mesmo com gps,porque não sabiam usar bem o aparelho...
Se tivermso "perdidos no meio do monte" geralmente há alguma opções,mas certamente clicar em "casa" e mandar ir para não é uma delas....Geralmente abre-se o mapa e tentamos nos dirigir a algum ponto conhecido,usamos o "trackback" para voltarmos para trás no percurso efetuado,ou tentar apanhar uma estrada onde aí sim por mapas roteáveis podemos obter indicações e é possível navegar para qq sítio que se queira...
É muito comum estarmos a seguir um track e por alguma razão saírmos do mesmo e só dar conta algum tempo depois....a melhor solução é abrir o mapa e analisar se é melhor volta para trás ou tentar um caminho alternativo para reentrar no track mais à frente....
 

rodd

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A verificação do perfil? Nos Modelos DK e eTrex, julgo que, só nos modelos 20 e 30, respectivamente.
Eu por exemplo tenho eTrex20 e não consigo ver o perfil cm está na imagem.
 

jamb

New Member
Xiiii... espero ter sorte em Odivelas onde vou comprar o aparelho, segundo o site o preço ronda os 209€.
Vamos ver se tenho sorte.
 
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