Boas batas,
desde já agradeço os elogios e o tempo dispensado na pesquisa para baixar os tais cerca de 400g, mas vamos lá a uma "discussão" isto no bom sentido da palavra, afinal é para isso que aqui estamos (discutir opiniões), vou dizer o porquê de não ter optado por alguns componentes que referes:
Protecção da Escora 36g. -> Lizard Skin 15g = -21g - não conheço e uma possível alteração
Fecho Espigão Selim 42g -> M2Racer 10g = -32g -não conheço e uma possível alteração
Espigão Selim Thomson 259g -> kcnc ti pro lite 165g = -94g -não é seatback e não existe com o comprimento de 410mm
Headcap Expansor 36g -> Tum GumGUm 12g = -24g -não conheço e uma possível alteração
Fecho de Roda Mavic 87g -> kcnc 47g = -40g - capaz de existir uma alteração semelhante lá mais para a frente
Caixa Direcção Chris K. 126g -> Tune BuBu 70g = -56g -pensei nessas caixas e o material tune é de excelente qualidade, mas neste caso em particular não me parece que tenham a mesma fiabilidade das king.
Avanço Thomson 155g -> Syntace F99 Ti 100g = -55g - excelente sem duvida, teve quase a fazer parte do projecto, uma vez que já existe na medida 31.8mm infelizmente só existe com +-6º e gosto de um espigão 0º, não havendo também na medida 100mm comprimento, ou 90 ou 105mm, pode parecer estranho, mas é que parece que fui a um provador de fatos e ele desenhou um para mim, nunca me senti tão adaptado a uma bike, as medidas estão perfeitas, pode ser que até lá lancem um com 0º*100mm e aí sim.
Punhos Ritchey WCS 44g -> Scott Race Lite 18g = -36g -já ouvi falar sendo também uma possível alteração no futuro
Cassete Sram PG990 11-32 271g -> Dura Ace 12-27 228g = -43g -essas 228g são as declaradas ou aferidas?
E lá está grão a grão enche a galinha....
Boa analise.
Um abraço