Enraiar

silvioferraz

New Member
Boas. Tenho um par de rodas 26,na minha arrecadação paradas,porque não confio nos cubos de origem(marca asiatica de origem duvidosa). Gostaria de lhes montar novos cubos,porém toda a gente me diz que é muito complicado. Será que é assim?
Se assim é,será a única coisa que não consigo fazer na minha Bike. Preciso de ajuda urgente.

Boas pedaladas
 

Jepas

Super Moderador
Re: Raiar

Boas,

é verdade, montar rodas (enraiar) tem muita ciência. A primeira atenção a ter é a medida dos raios, tem de ser adequada às dimensões do aro e dos cubos. Por exemplo, se manteres os aros e trocares os cubos, é mais certo também teres de comprar raios novos com tamanho diferente devido ao novo cubo. Existem alguns sites na net com os "spoke calculator" para saberes ao certo quais os raios certos em termos de comprimento.

Outro problema é o padrão de enraiamento. Tirando o raiamento radial , que é o mais básico e leve, mas mais frágil e menos rígido, existem outros tipos. O mais comum é o cruzado 2 vezes, onde cada raio cruza 2 outros raios. Toda esta disposição tem uma maneira de montar e mais tarde é preciso afinar a roda, quer lateralmente quer radialmente.

Acrecenta a isto tudo o facto de os cubos traseiros serem assimétricos, devido ao espaço ocupado pela cassete, os raios do lado esquerdo são mais longos que os da direita. Também é necessária a chave de raios.

Bem, eu já montei uma roda e não correu bem pelo simples facto de a loja me ter vendido os raios curtos (mesmo depois de eu ter especificado correctamente que aro e cubo ia usar).
Aconselho-te a teres a certeza no comprimento dos raios para os novos cubos. Depois podes pôr mãos à obra.

Cálculo dos raios
http://www.sheldonbrown.com/rinard/spocalc.htm

Padrão de enraiamento
http://www.sheldonbrown.com/wheelbuild.html

Atenção, por todas e mais algumas razões, este é um trabalho difícil e de muita responsabilidade.

Jepas
 

jppina

Member
Re: Raiar

Não te metas nisso!

Só o trabalho que dá desmanchar as rodas para montar cubos novos dava para comprar umas novas...

Não confias nos cubos porquê? Se fosse a ti punha as rodas a andar e quando dessem o berro então trocava... até poderás ficar surprendido pela positiva pelos cubos...

JP
 

ricardo_pavia

New Member
Re: Raiar

Digo te ja que nao da o trabalho que se pensa.. Com uma roda ao lado para se ver como está é mais facil do que se pensa. Se aproveitares os raios que ja estao a medida, é so montar tudo e depois dar uma tensao igual em todos. Nao li nada para montar, foi tudo a olho, a primeira vez enganei me a montar, a segunda montei bem mas como as rodas eram para disco pus os raios maiores e mais pequenos misturados, à terceira separei-os e a roda ficou certinha!! Se sao rodas velhas, se nao têm uso nenhum, ate é uma experiencia engraçada monta-las!
 

jppina

Member
Re: Raiar

ricardo_pavia said:
Digo te ja que nao da o trabalho que se pensa..

Pois, depende da noção de trabalho...

Para mim ter de desapertar 64 raios, ter de tirar 64 raios, ter de enfiar no novo cubo 64 raios (partindo do princípio que o cubo é compatível com o tamanho dos raios), ter de apertar 64 raios com a tensão devida, para mim dá mais do que trabalho... (já viste o tempo todo que isso demora?!?!?)
E para quem nunca fez o mais certo é dar baraca... como te aconteceu a ti. Logo, para mim, ele não se deve dar a esse trabalho!

Mas como eu disse, é tudo uma questão de noção de trabalho...

JP
 

luis

New Member
Re: Raiar

Olá realmente dá algum trabalho enraiar rodas, em fiz as minhas e não tive qualquer problema com elas, não sou nenhum expert, sou apenas curioso.
Usei uma daquelas chaves de fendas electricas para desapertar e apertar os raios, só usei a chave de raios para o alinhamento.
Dá trabalho mas também um grande gozo, para quem gosta e tem tempo isso é claro.

Um abraço
Luis Romão
 

cesarazul

New Member
Re: Raiar

Ya podes ficar surpreendido com os cubos, anda até rebentarem, pode ser que durem...
Em relação aos raios eu uma vês envaei uma roda e ficou mais ou menos nunca consegui meter aquilo a 100% ficou 99,09 %, mas o melhor é levares a alguem que saiba, não tens uma loja de bikes com oficina que te fassa isso, mais vale!!!
Abraço
César Azul
 

silvioferraz

New Member
Re: Raiar

Boas. Tenho boas lojas de bikes aqui em Gaia,mas tal como alguns amigos betetistas daqui do forum,tambem eu sou um curioso. O meu problema é ter pouco tempo!!! :( Penso que vou mesmo dar o serviço a um especialista.

Obrigadão e muitos trilhos p combater
 

doc

Member
Pessoal, voltando ao assunto dos raios:
-como é que controlam a tenssão dos raios?
-como é que gostam de usar os raios: muito esticados, ou assim assim?
 

Jepas

Super Moderador
como é que controlam a tensão dos raios?

dt_tensio_xl.jpg


apesar de haver ferramenta (dinamómetro) devido ao seu custo uso as mãos. O tacto ajuda, daí a dificuldade, há quem tenha mais ao menos tacto. Uma boa maneira de verificar é apertar com a mão 2 raios consecutivos a ver se abanam,s e sim, dar mais tensão.

como é que gostam de usar os raios: muito esticados, ou assim assim?

não é uma questão de gosto, as rodas devem, estar equilibradas. Os raios devem estar todos apertados (pode-se verificar como acima descrito). Após construir há que dar algum tempo/uso e verificar o aperto/tensão dos raios.

Jepas
 

doc

Member
Os raios demasiados partidos, não são uma solução, pois têm tendência a partir-se com muita facilidade. Tenho deixado os meus entre o assim assim e os apertados,e o resultado é que desmonto as rodas mais vezes para trocar raios do que para remendar furos.
 

BigFoot

New Member
Pra enrair rodas, pralem de muito trabalho que dá, e do equipamento necessario pralem da chave de raios e o material.. o suporte para enrrair não é muito barato.. (um decente)
Em seguida armem se de paciencia.. se soubesem a vontade que eu ja tive de espetar com as rodas semi enrraidas pelas janelas..
Quando se compreende o geito de meter raios polos no sitio certo etc.. tudo isto com muita atenção ja cheguei a perder 2h de trabalho, em 5 segundos.. quando acabei.. olhei.. e pensei.. "grande merd*!" enrraie uma roda de xc de uma forma menus aerodinamica.. lendo isto podem pensar que não tem influencia.. ate pode ser pouca.. mas nunca fica nada de geito, e pra mim ou se faz bem ou entao não se faz..
Quando ta semi enrraido (raios postos) a parte de dar tenção e ajustar.. é uma questão de paciencia e de preceber.. as tantas ja sai automaticamente sem tarmos a pensar, pra que lado é que se aperta ou desaperta..
em suma..
Se alguem quiser que eu enrai ai umas rodas não se acanhem...! :twisted:



...Mas eu quando precisar de enrair umas pra mim vou a loja... :mrgreen: (por isso não se metam nisso.. façam o mesmo)


esquecime de referir que tirando uma ou duas.. que depois de enraidas deixaram de ser rodas e passaram a ser ovos..


Cumps.

Bruno Atalaia
 

david.pinha

New Member
Pessoal tenho um prof e precisava da vossa ajuda..

então é assim, tinha aki por casa uns cubos centerlock da shimano os quais resolvi montar com com uns aros de umas rodas antigas de estrada de medida 26x1 1/4 (eu sei k é estranha a medida mas os aros já sao muito antigos). até aqui td bem. quando montei a da frente na mula reparei k os raios raspavam na pinça do travão de disco. xeguei à conclusão que isto acontecia devido ao angulo dos raios não ser suficiente para deixar folga suficiente entre a pinça e os raios pois como esta medida necessita de uns raios maiores devido ao diametro interior da jante ser maior que as rodas que usamos hoje em dia, os raios não entram tanto para dentro da roda. nao sei se me fiz entender...

já pensei em mudar os raios para uns mais finos e experimentar um enraiamento radial mas nao sei se resolverá o meu problema...

alguém me consegue ajudar?

Cumps
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

eu já percebi o teu problema, como os aros são maiores a abertura dos raios também é maior. Porque insistes em usar esses aros? são assim tão bons? Terás certamente razões para isso.

O enraiamento radial não vai diminuir a largura dos raios (só de ficassem do lado de dentro das falanges), mas têm um problema ainda maior: as rodas de disco não podem ser enraiadas radialmente, não suportam as forças.

Talvez seja melhor mudares de aros e ficavas logo com o problema resolvido.

Jepas
 

david.pinha

New Member
brgd pla resposta Jepas. não é que os aros sejam bons, sao 1s rodi de 1970 e tal ou coisa assim, mas como tenho os aros e os cubos não gastava € nenhuns...alem disso com estas rodas consigo ter um diâmetro exterior maior do que com umas de btt com pneus de estrada pois estes têm um perfil mais baixo e os aros que possuo já compensam esse factor tendo um diâmetro exterior sensivelmente da mesma medida que 1s pneus de btt..

assim sendo se calhar vou ter de desistir da ideia destes aros...tenho pena, nao gastava € nenhum.....


Cumps
 

pratoni

Active Member
parece-me que o teu problema será que tens os raios com a medida errada para esse conjunto de aro e cubo, não?
 
Top