Enduro Sworks 2009

tinric

Super Moderador
Agora uma questão: não seria viável colocar uns 2.25 em detrimento desses? Achas que ficavas a perder muito a descer?
ny12xx



Falas dos pneus, certo?! ... nestas bikes... duas coisas onde não devemos poupar... nos travões e nos pneus (sabendo que o curso já lá está)... é que são 3 factores que para já... já compreendi que dão muito jeito :D


Abraço e obrigado a todos pelos coments...

A ver se amanhã faço um "foto report"
 

TeZz

New Member
nestas bikes... duas coisas onde não devemos poupar... nos travões e nos pneus (sabendo que o curso já lá está)... é que são 3 factores que para já... já compreendi que dão muito jeito :D
era uma pena se o fizesses , para tirar 100% partido dos componentes precisas de "pneus á home" ;) e assim justifica a dupla coroa, com menos pneu.. parecia estranho..
bike está simplesmente espectacular.. a dupla coroa .. posto em perspectiva das coisas.. nem é assim tao pesada.. há muita suspensão ai de 100 mm a pesar o mesmo!
espero que tenhas gosto nela e lhe faças mods ainda mais brutais, e espero ainda que nos dês o gosto de as acompanhar!
e ja agora, espero um dia ver-te aqui pelos lados de belas, fazer umas belas pistas de downhill e uns trilhos do "hardcore" a descer com a malta
 

PedroTenreiro

Active Member
Espectáculo de bike. A suspensão fica aí bem. Eu só trocava quando desse barraca, até porque te deve obrigara a trocar de roda, não?
Mantinha também a pedaleira e esses ultimate dizem que têm potência de sobra. Só fica a faltar mesmo um espigão retráctil.

EDIT: vi agora que já tem o espigão
 

tinric

Super Moderador
lol

Uma dúvida para os mais "experientes" ou não...

Vou montar este desviador:

SRAM X7 2x10 Front Derailleur
(Low Direct-mount, Dual-pull) 38/36T

SRAM's X7 Front Derailleur is stiff, light and strong. It provides crisp, precise action for fast, smooth and reliable shifting season in and season out. This version is the one you want if you are running a low-range double-ring setup.
Features and Information
Model: S3
Direct Mount Derailleur guide
Capacity: 14 teeth
Fits Low Direct-Mount Derailleur frames
Maximum chainring size: 38 or 36 teeth (depending on model)
Weight: 137 grams


(já o tenho)

a questão é ... diz que o limite são 14 dentes... tenho a pedaleira para já para ver como fica com 24/38 = 14 dentes de diferença, mas será para levar um 22/36

Já alguém experimentou ultrapassar o limite do desviador?
O que acontece?

O que pretendo fazer... e acabarei por testar e me "auto"responder, mas pronto...

Vou meter um prato de 22 com o 38 que tenho agora, para testar....

Já andei numa bike de um Sr com muitos anos disto em que todas as suas bikes têm 28/44 (é fraquinho portanto) e mesmo com a passagem de 16 dentes e desviadores de BTT aquilo trabalha bem (mas não sei se são alguns específicos para mais dentes (por exemplo um 3x em que poderia ir pelo menos do 22 ao 44 a nível de cage)

Fica a dúvida... se alguém souber ou já tiver experimentado... pode poupar-me o trabalho de testar que agradeço :)
 

Arraçario

New Member
Boas tinRic,

Como disse o Mox (e bem) o maximo que pode acontecer é mesmo a corrente bater na cage, se isso acontecer nada que um zip tie na cage não resolva (sem barulhos e sem atrito corrente/cage).

Mas olha esse quadro leva um desviador tipo E-type tenho um XT aqui em casa parado se quiseres experimentar apita :)

Disfruta dela com o tempo verás o que mudar em tua opinião...

Abraço e boas rides
Nuno
 
Last edited:

Mox

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Uhm.... E-type aí so se for específico para o número de dentes do maior prato.... Se nao .... A raia é a mesma. O x7 e o deore de 2006 são os ideais pra essas "coisas"

Montei a pouco um 22 38. E um 24 39 .... E o único problema é o usar o 22 ou 24 pela k7 toda ..... Nada que o tinric já nao saiba ....


Tinric.... Essa é toda carbonex escora link e isso né?
 

tinric

Super Moderador
Boas

Respondendo primeiro, acabei de montar um X7 mas aquilo não é o melhor pois o sitio por onde puxa o cabo provoca muito atrito comparado com o XTR... mas já vou mostrar do que falo.

Arraçario... sou bem capaz de aceitar a tua oferta, para testar... mas depois mete aí uma foto ou assim para ver o aspecto da coisa (é para que máximo de pratos o E-type? )

Na verdade ... se for para ficar com uma pedaleira SRAM... não dá para montar E-type pois não tenho anilhas no movimento.

Mox, a traseira é toda de alumínio (o que é bom)


Para já, temos isto :)



:D





Pode ser mal empregue... mas que é e ficou brutal, isso ninguém pode negar






Saiu, para já isto:



e isto



Com isto:
XTR 44


XTR 32


XPTO 20 dentes


Comparação com um XT 22


Ou um truvativ 24




E entrou isto:




e isto:




Fica bem ou quê?



É só para experimentar, nem lhe meti os boots... e está com prato 24... que para este charuto é muito pesado... já o de 20 com cassete 34 é pesado, quanto mais um 24
:D eheheh



Eixo da frente OverSized...!? nah...




Travões Elixir Ultimate com discos 203 frt e 185 trs... power on.






Este amortecedor... nem lhe sei o nome... tem 4 posições de afinação do mais soft ao mais hard... e rebound... para já... serve bem




Assim como isto





Dá para meter com 150mm ou 110mm... mas cada vez que a meto a 110 esqueço-me por isso é para andar em 150 e pronto.
Afinação de compressão e rebound


Visão de posição de condução e acesso a controlos





Por falar em controlos, comandos e alavancas...


muito jeito dá isto, para fazer mexer isto


Este sofá... embora o pareça.. não é assim tão sofá


Mas, infelizmente não lhe posso montar o meu SLR porque tem os carris de carbono e mais altos que o normal... não dá para este espigão... :(



Aqui não há novidade... X0 rules (9V claro) :D





Desta última foto dá para ver as manetes (de cor feia) dos travões... tenho umas de carbono para lhe meter, mas o corpo desta "manete" é mais largo o que para estes travões teria que montar umas anilhas... não sei se me dê ao trabalho...


Ah, ya... os punhos de 100gr assim que arranjar outros e solução para a alavanca do command post... vão de vela... são finos, não são confortáveis e são pesados... (lixo)



Power on


Rigidez... torção... são palavra levadas ao extremo aqui... uma em 100% e outra inexistente... :)



Rodas Roval Transverse E5, segundo apurei... usam cubos com a tecnologia dos 240S (funcionamento de star ratchet.... que se pode pedir mais?!).
O cubo da frente é do tamanho do mundo...







Pneus Ground Control 2.35 tubeless ready ... são pesados, mas muito parecidos com os NIC... não é preciso dizer mais nada... para já são para ficar.




No final, ficou assim:




 
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miguelcarromeu

Active Member
Fica brutalíssimo aí o pedaleiro! Tem um aspecto geral muito bom a bicicleta. Mas o peso está fantástico, possa :eek:

Que achas do comportamento dos pneus? O Ground Control (aquele 2.3, lembras-te ? ) que tenho na frente, por vezes, parece-me instável em terreno mais solto, tipo saibro.
 

andrextr

Active Member
nice :)

esse guiador é o original de 660mm não é? quando te apetecer investir mais, mete um de 720 - 750 e depois verás ;)
 

tinric

Super Moderador
O Ground Control atrás acho-o (para já) muito bom mesmo (diria que melhor que o NIC pois é mais duro... mas ainda falta o teste da pedra)

À frente, está a ser uma bela surpresa... inicialmente era para o montar no sentido contrário ao indicado na seta da rotação... para ter mais Grip, mas decidi dar uma "oportunidade"... e para já ainda não falhou...

Mas ainda é muito cedo para conclusões.

Em comparação com o teu... sendo estes 2bliss e o teu UST... não sei se a borracha é melhor... (se não é, devia ser) e portanto até ter mais grip...

Por outro lado será mais rijo (por ter mais borracha) pelo menos 200gr dela :) diria... pode ter alguma diferença comportamental...

Digo isto pois dois Karmas... um 60 e outro 120 Tpi's... notava-se a diferença da "rigidez" da borracha e isso sentia-se no grip...


Edit: XTR.... pois... já vi que este guiador fica curto para este bicho...

Já vi por aí uns quantos a bom preço e com bom aspecto...

O que se aconselharia para aqui de guiador?! (não digo medida, mas mesmo marca/modelo)
 
Last edited:

Jorge Gomes

New Member
Além do guiador ser curto, parece-me ter uma elevação exagerada.
Dá uma espreitadela nos Easton Haven...

Quando sentires falta de polivalência na máquina, é só meteres uns pneus ligeiramente mais rolantes e leves. Por exemplo os Nobby Nic 2.25 SnakeSkin.
Com menos de 13kg, amortecedor com regulação de compressão, e uns pneus que rolem mais ou menos, deves conseguir subir tudo o que te aparecer à frente e fazer voltas de 70+km na boa.
 

tinric

Super Moderador
Boas,

Sim o guiador já está pensado qual será... depende depois do preço na altura... e sim, 20 de riser no máximo... para não dizer menos...

Agora ao investigar os desviadores...

Eles" chamam E-type aos LDM (low direct mount) com ou sem a chapa do e-type...

Afinal é tudo e-type?!

E felizmente, graças ao Arraçario... o que seria a minha próxima questão... parece que o amigo google respondeu...

Que era, como montar a guia da corrente neste quadro, que não tem as fixações junto ao movimento pedaleiro para os 3 parafusos...

Parece que descobri...

StingerE%20018_sized.jpg


Estou certo?

Se sim terei outro problema... no movimento GXP (sram) não tenho anilhas que este quadro já é 73mm...




Mas pronto... a seu tempo se verá... e ainda nem sei que pedaleira cá vai ficar.
 

PenduluM

New Member
Acho a bike engraçada principalmente pela suspensão de dupla coroa. Porem tem aí uma ou duas coisas que não percebi.

Trocar a XTR por uma XO numa bike de enduro na minha opinião no faz sentido, passaste de uma pedaleira leve e rainha em termos de fiabilidade e resistencia a pancadas para uma em carbono...

Tens uma suspensão com um curso megalômano, e nao tens bash, andas com uma transmissão de "cross". Das duas uma ou nao dás o uso que esse curso todo merece ou so andas com ela em zonas "macias".

O guiador não condiz com a suspensão, devia ser menos elevado e mais largo.

Quanto á polivalencia, acho que o conjunto quadro+suspensão que tens te limita e muito a tal polivalência.

Se optasses por uma configuração mais agressiva (Bash ring ou guia de corrente e guiador mais largo e recto) ainda engrandecia mais esse quadro.

Cumprimentos e continua o bom trabalho.
 

tinric

Super Moderador
Boas PenduluM. Não leves a mal a minha resposta mas como gosto de ler o que têm "a dizer", também não gosto de ficar por dizer o que tenho vontade.

Então por partes e antes de mais, a minha pergunta é: Não leste os posts anteriores ou tens uma conta tão recheada que não te faça falta ou te estorva!? Se é o caso, diz que te mando o meu NIB e assim posso montar isto tudo em XXI com guiador Syntace Vector de carbono, pedais de plataforma Syntace, basch, guia e tudo e mais alguma coisa...

Mas como cada qual sabe de si... cá vai


Trocar a XTR por uma XO numa bike de enduro na minha opinião no faz sentido, passaste de uma pedaleira leve e rainha em termos de fiabilidade e resistencia a pancadas para uma em carbono...

Como referi anteriormente... estou à espera do prato 36 para montar na XTR ou noutra ou mesmo deixar a X0 com os boots... que é a opção menos provável.... mas explica o que é a fiabilidade da XTR contra a X0... pois não compreendo porque se usa então a X0 no DH... "modernices" digo eu...

Tens uma suspensão com um curso megalômano, e nao tens bash, andas com uma transmissão de "cross"
.

O que é um curso "megalômano" para uma bike de All Mountain (sendo o curso ajustável de 110 a 150mm) !?
Se ainda nem sei que pedaleira vou montar, e esta X0 em principio nem dá para montar bash... querias que montasse um bash para ver como ficava!?

Esta é a jóia da coroa: O que é uma transmissão de "cross" !? :D Uma cassete 11-34 com pratos 22/24 - 38 (enquanto não vem o 36) ... que por acaso hoje foi em 24/38 e deu para tudo... O que é uma transmissão de "cross"? Repito.


Das duas uma ou nao dás o uso que esse curso todo merece ou so andas com ela em zonas "macias".

Quanto a "macieza" das zonas onde ando... não ando aqui a medir o tamanho da pilinha com ninguém... ando onde, como e com o que tenho, posso e quero.

Ficas desde já convidado a vir dar umas voltas pelas zonas "macias" do Oeste...

O guiador não condiz com a suspensão, devia ser menos elevado e mais largo.

Não é que as coisas não mudem, como podemos ver... pois "as modas" isso o provam... e a roda 29 tão boa que veio para ficar... começa a parecer assim não tão boa... e já há marcas a reintroduzir a roda 26... mas...

Se calhar os engenheiros da Specialized quando pensaram neste modelo (que por acaso era o topo de gama em 2009) pensaram assim: "vamos meter um guiador que não "condiz" com esta suspensão, para ficar mais bonito... ou porque temos muitos em stock

Como já referi antes... o guiador, assim como outras coisas serão para trocar... mas a seu tempo. (a não ser que aches que fica tão mal que queiras oferecer um guiador antes disso :D)

Quanto á polivalencia, acho que o conjunto quadro+suspensão que tens te limita e muito a tal polivalência.

A polivalência... pelo menos a "minha" a que espero da bike... até agora... e numa só palavra... PERFEITO



Abraço, obrigado pelas criticas... que serão tidas em conta e fica bem.



A seguir, o que interessa... fotos da voltinha de hoje :)
 
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