Endureira de entrada - Strive vs Capra vs Stereo

passosk58

Member
Ola...depois de uns milhares de kms no XC comecei a virar-me um pouco para o all-mountain/enduro...e gosto cada vez mais...

Dêem lá as vossas opiniões sobre as seguintes máquinas de entrada de gama no enduro:

- Canyon Strive : https://www.canyon.com/pt/mtb/strive/2016/strive-al-6-0.html - 2250eur já com portes

- YT Capra: https://www.yt-industries.com/en/detail/index/sArticle/541/sCategory/92 - 2340eur já com portes

- Cube Stereo: http://www.m*h*w-bike.com/cube-stereo-160-hpa-race-27-5-black-n-flashred-n-blue-2016-4616 - 2080eur portes grátis (tirar os * do mhw)

Notas:
- Será que o sistema shapeshifter da Canyon valerá a pena? Ou é mais uma peça para se estragar e que vai necessitar manutenção e dores de cabeça e etc...
- Peso (acho importante!) Cube 13,5 ; Canyon 14,5 ; YT 14
- A YT é uma pura endureira...a Cube um pouco + all-mountain mas enduro tb...a Strive (máquina endureira mas versátil) devido ao shapeshifter muda bastante a geometria (na teoria) - nas subidas ajudará mesmo??!

Dicas??
 

Hardskin

Well-Known Member
Muito resumidamente, entre as duas primeiras optei pela Capra (no meu caso a CF PRO Race).
As nóias do Shapeshifter pesaram contra a Strive. :-K
Mas essa Cube é a mais leve, a mais barata e quanto a mim talvez algo inferior a descer.
Boa sorte na escolha!:cheers:
 

passosk58

Member
Qual é a grande diferença entre os tipos de suspensão?

Vertical e junto ao tubo do espigão - Strive e Stereo

Diagonal por baixo do tubo superior do quadro - Capra

Já procurei informação sobre isto e o que tenho lido é que não há grandes diferenças. Mas li que as suspas verticais são + progressivas...?? Troquem lá por miúdos...obrigado
 

SeteGu

Active Member
Respondendo à pergunta... é muito mais complexo do que isso. O facto do amortecedor estar na vertical/horizontal pouco ou nada quererá dizer no que toca ao comportamento do sistema.
Os vídeos do link que o Harskin partilhou explica melhor o porquê.

Eu iria para a Capra. Conheço quem tenha uma igual e diz que não notou diferenças de funcionamento da Yari para a Pike. De resto parece-me ser uma bike simples e eficaz.
 
Last edited:

passosk58

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Há quem diga: o amortecedor na horizontal/diagonal por baixo do tudo superior do quadro, é sempre melhor que o amortecedor na vertical paralelo ao tubo do espigão...porquê?

> Suja-se menos!!

LOL:D
 

Hardskin

Well-Known Member
:rotfl:
Eu até diria que é o contrário!
Quanto mais horizontal estiver o amortecedor menos o efeito da gravidade ajuda a escuar a lama que fica acumulada em cima dele. O facto de poder ficar um pouco mais afastado da roda não tem grande beneficio.
Num amortecedor disposto na vertical o que será pior é aquela lama que acumula junto ao olhal inferior mas com a vantagem do seattube ter normalmente maior diâmetro na parte inferior. Logo, maior barreira.
Olha para as imagens, tira uma conclusão e espero é que não leves esse factor em consideração ou que o mesmo seja determinante na hora de escolher a bike! ;)


 

Alvito

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Entre a Strive normal e a YT Capra, acho que a Capra será a melhor decisão, se fosse a Strive Race, as coisas ficavam mais equilibradas, mas a Race vai para os 2500€.

Eu estou na duvida entre a Strive Race e a Capra, a Canyon também deve estar a lançar a Strive 2017, o desconto dos 300€ deve estar a acabar, mas também não sabemos quál será o preço da 2017.
 

passosk58

Member
Eu ando a pensar no assunto...e ainda acho que vou demorar a decidir!!

Uma coisa que eu sei é:
- o que eu gosto mais é mesmo o intermédio entre Allmountain/Trail/Enduro...não curto muito estar sempre a descer descidas técnicas...dá-me grande pica descer um singletrack divertido com alguns saltos até (pequenos, pois a técnica ainda não é muita...) mas também não me importo nada de subir uma boa picada..

Daí que:
- A Capra será a melhor escolha?? E que tal a Jeffsy??! O que me deixa com pé a trás na jeffsy são as rodas 29!! Sempre que andei com bicicletas com rodas 29 de amigos não achei muita piada...a minha bike XC é 27,5 e gosto assim. 29 parece um camião!!

Sei perfeitamente que não vou fazer provas de enduro, e muitos dos trilhos que irei fazer não serão enduro também...qt muito trail/allmountain, daí neste momento a minha duvida..será que ficaria bem servido com a Jeffsy (mas lá está...aquelas rodas 29...hummmm....)
 

Alvito

Member
Se fores ficar com a tua XC a resposta é fácil, a YT Capra será a melhor escolha, se fores vender a XC ai já fica mais complicado, porque a Canyon Strive parece mais equilibrada, embora depois perca um bocado a descer, devido aos pneus e geometria. Por outro lado o sistema Powershift deixa-me um bocado de pé atrás.
Não sei o curso da tua XC, mas se calhar os 140mm da Jeffsy, e a geometria semelhante, embora seja um upgrade á tua XC, não farão assim tanta diferença a descer.

Eu tenho uma all mountain de entrada de gama (Canyon Nerve AL 6.0) e a descer/saltar sinto que os 120mm são curtos em situações mais agressivas, em principio fico com ela para passeios e compro a YT Capra, depois se ver que não se justifica vendo a Canyon.
 

Nozes

Active Member
Boa noite.

Se não vais fazer provas de enduro e raramente frequentas trilhos muito exigentes,mas gostas de te divertir e tentar evoluir sem ficares limitado pela bike,não precisas de uma bike de enduro. Precisas de uma bike de trail,com suspensões entre os 120 e os 140mm de curso.

O enduro está na moda,e as marcas querem convencer toda a gente que precisa de uma bike de enduro. Mas não há divertimento em andar com "bike a mais" na maioria do tempo.

Eu iria para bikes como: Trek Fuel Ex,Giant Trance,Cannondale Habit...e sim,a Cube Stereo na versão 140mm,só para referir algumas.

Eu tenho uma Giant Trance de 2014,quando a comprei vinha de uma Trek Remedy (160mm) e não tencionava fazer muitas provas de enduro,entretanto mudei de ideias e com poucas alterações ficou uma bike muito mais capaz.

Espero ter ajudado.
 

RFNeves

New Member
Boas!

Também ando indeciso entre a capra, a Strive e a Orbea Rallon.

Pelo que tenho lido, o Sapeshifter tem os problemas de fiabilidade resolvidos. Além disso, a Canyon tem uma espécie de agente em Castelo Branco que resolve os problemas mais simples.

A Capra parece ser muito balanceada para descidas.

Já a rallon pouco se lê sobre ela, mas quem a tem diz maravilhas...
 

Alvito

Member
Agora que já tenho a Capra AL, posso dizer que para descer, passar por terreno acidentado, etc, é uma excelente bike, para fazer mais KM e subir julgo que a Canyon ganhe, embora possa possa perder alguma coisa a descer.

Acho que entre as duas será uma questão de gosto, daria alguma vantagem se uma delas tivesse bloqueio de amortecedor, para ajudar nas subidas que nos levantamos da bike, mas ambas têm o RockShox Monarch Plus R Debon Air.
 

nmt

Active Member
Eu tinha uma Cube FS com 120 mm em roda 26" e uma Canyon 29" de XC. Despachei a Cube e comprei a YT Jeffsy AL. Verdadeiramente estou super satisfeito, permite subir (em zonas técnicas sobe talvez melhor que a minha XC, com menos 3,5 kg), rola bem e a descer... é só desviar dos obstáculos grandes, o resto siga! É verdade que gosto assim assim de trilhos (muito) técnicos, mas a compra da Jeffsy foi mesmo para me poder aventurar um pouco mais e, pelo preço, acho que foi a melhor compra possível.
 
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