Ecologista vs Egoísta.

JNR

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pois, mas a hidrolectrica implica barragens e isso implica caudais chamados de ecologico e retenção de inertes e sei lá mais o quê, ou seja, no fundo, estamos sempre a fazer algo que não se deveria.

A questão não é de quanto gasta um hibrido, é de quanto gastaria se não o fosse ;)

Um 1.5 a gasolina gasta 4.5l/100km? qual? eu tenho dificuldades a fazer isso com a minha 1.6 a gasoleo...
 

Mach 4

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Vou deixar aqui um caso concreto de um simples gesto que pode influenciar grandemente o nosso impacto na natureza - a utilização dos sacos plásticos.

Como todas as familias fazem lixo (aliás, somos a única raça a fazê-lo) começo por perguntar como e onde depositam o vosso? - Em sacos, correcto? - De plástico, certo?

E onde é que os arranjam?
Compram-nos ou re-utilizam os que vos dão nas compras para esse efeito?

Aqui temos 3 soluções para poupar a carteira e o meio-ambiente :

- Ou usámos uns sacos permanentes para carregar as nossas compras (e existem uns baratos e robustos q.b.) e teremos de andar com eles atrás de nós (no carro ou na carteira da Maria), excluindo assim o uso dos que nos dão nos super/hiper-mercados, e assim pouparmos a natureza a este lixo contagiante.
Vejam o seguinte exemplo (somente hipotético) :

- Mach 4 = 10 sacos de plástico oriundos das compras do mês
- JNR = 8 sacos por mês
- Nasp = 12 sacos mês
- Dustman = 5 sacos mês
- mpc = 9 sacos mês
- Erdna = 11 sacos mês
- Marco Nunes = 7 sacos mês
- Jorge S = 10 sacos mês
- Paulo Alex = 6 sacos mês
- JoãoLopes = 11 sacos mês

Total sacos mês > 89 x 12 meses = 1.068 sacos

Num ano 1 de nós se calhar pensa :
- "Mas para que é que eu me estou a dar a este trabalho?"

Mas se nos lembrarmos que mais 9 amigos estão a fazer o mesmo que nós...
10 pessoas a seguir este pensamento positivo podem já causar um impactozito não concordam?

E se forem 100 pessoas a gastar mais do que 15 sacos mês? - Façam as contas.

Mas (tinha de haver um...) desta forma teremos de COMPRAR na mesma sacos para o lixo - e na mesma de plástico.

- Por outro lado, se aceitarmos/utilizarmos os sacos das compras para depositar o nosso lixo caseiro já não precisámos de os comprar, e assim com menor procura os produtores/vendedores também irão começar a produzir/vender em menor quantidade esses sacos (que como sabem também se vendem nos super/hiper-mercados).

- Penso que já existem á venda uns sacos feitos á base de fécula de batata 100% bio-degradáveis, mas ao que parece ainda são um pouco dificéis de encontrar e caros também, (tal como os produtos/alimentos biológicos tudo o que é bom é sempre mais caro).
Esta para mim seria a solução ideal SE estes sacos fossem distribuídos gratuítamente.

Vejam aqui referência a esses sacos :

http://www.traxco.pt/noticias-da-agricultura/sacos-biodegradaveis-de-fecula-de-batata
 
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ny12xx

Super Moderador
Companheiro JNR

O problema é considerar "apenas" a gasolina como combustível aceitável para um híbrido.

Existem por aí "muitos" motores mais potentes que os dos híbridos, que se fossem conduzidos da mesma forma (preocupação económica/ambiental) teriam consumos mais comedidos.

Os híbridos poderiam ser "muito mais" económicos se não tivessem as pesadíssimas baterias que têm. Mas isso já são mais 5 tostões de conversa.

Um abraço

NY
 

JNR

New Member
eu não disse que são a solução, aliás, a prova é que o peso e o proprio material de que são feitas as baterias não são propriamente ecologicos.

e também nunca percebi, pegando no exemplo dos mais vendidos, toyota prius e honda civic, os motores são a gasolina, ou melhor, até sei, assim não têm que comprar motores a outra companhia (honda) e ambos os vendem nos States sem mexer quase uma palha.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Salientaste "o" pormenor de maior importância de todos: "States".

Estes carros "apenas" são ecológicos segundo os padrões deles.

Qualquer carro americano (ou que se comercialize lá) tem consumos muito mais elevados que os nossos.

Cá vende-se o BMW 320d, lá vende-se o M3.

Cá vende-se o C 220 cdi, lá vende-se o C 55 AMG.

Não tem qualquer lógica (em Portugal) utilizar carros híbridos, quando existem por aí alternativas mais económicas/viáveis.

Um abraço

NY
 

JNR

New Member
Eu neste momento utilizo uma Hyundai 130 SW crdi, 1.6, 116cv, e tenho o consumo de cerca de 6.1/6.3, pois ainda anda muito com ela na cidade. tenho-a há cerca de 3 anos e na altura da compra ainda olhei, não para o ET Prius mas para o Honda Civic Hybrid, mais racional, mas, 1ª não tinha versão carrinha e depois de ler umas quantas análises, o Honda é muito porreiro na cidade, onde até tem consumos aceitáveis e económicos (para o padrão indicado) mas...assim que de lá sai, 1.5 a gasolina pouco potente e com pouco binário...o consumo que indiquei da Hyundai é em cidade, se falarmos em AE a uma média de 120 km/h (ok 130...) fica-se pelos 5.x e se andar a passear na terrinha, sem para arranca ainda roça os 5.0... ou seja, a publicidade é uma coisa muito bonita MAS... ;)
 

JoãoLopes

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Até o GPL ja está a 0.822! Comparado com o que ja esteve e nao ha muito tempo,enfim. . . Mas compensa, bastante!
Apesar de Portugal ser praticamente o único país onde um carro a GPL tem que usar dístico e não pode estacionar em parques, se muita gente experimentasse não queria outra coisa!
 

JNR

New Member
A questão do GPL até é racional, apesar da proibição de estacionar em zonas fechadas, já levantada em muitos (maioria ? ) dos paises da UE.

A questão é a rede de abastecimento, que penso já ser quase igual à dos restantes combustiveis, e o preço da transformação, pois a oferta dos bi-fuel ainda é pequena e localizada.

A uma colga de trabalho indicaram 1600€ para transformar o punto dela com 8/9 anos...quer dizer, a transformação vai ter um custo quase igual ao do valor comercial do carro e depois o punto tem que aguentar sabe-se lá quantos km para amortizar o investimento...

ou seja, apesar de achar que o valor está inflacionado, é preciso ponderar os custo esconomicos, tal como quando se compra um carro novo, gasolina ou gasoleo?
 
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JoãoLopes

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Pois, isso concordo . . . Convém fazer as contas à utilização do carro! Mas entre um GPL ou um diesel, na minha opinião ganha o GPL!
 

nasp

Member
Mas porque raio só se pensa em GPL quando os carros já tao velhos. O segundo carro a GPL lá da empresa foi uma Laguna 1.8 com gpl desde o km 20 ou seja, saiu do stand e foi direitinha ao instalador. É de 96 e ainda rompe pneus nas minhas mãos. O meu particular é uma Megane ST 1.5dci, mas apenas porque tinha um charuto para abate e o Megane ST 1.4 exedia em muito o co2 para puder aproveitar o incentivo, mas já tava tudo decidido GPL desde o km0,mas o estado pretogues icentiva o diesel, enfim.
Agora abracei um projecto de trabalho, onde estamos agora a precisar de mais um carrito para a frota, e os GPL estão na mira.
Em relção aos hibridos, nao consigo enteder uma coisa, que tem a ver com a cilindrada, o porque de ser tão alta, principalmente nos toyota Prius e Auris, 1.8. Aos entendidos que expliquem sff.
 
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ny12xx

Super Moderador
Companheiro nasp

A cilindrada desses carros é baixa, tendo em conta o mercado a que se destinam, os States.

Nos States, esses carros são muito bem vistos pois poluem e consomem aproximadamente 25% de um qualquer 4.2 ou 5.4 de cilindrada.

Para que fizesse algum sentido no nosso mercado um híbrido, este teria de ter um motor a gasóleo de 1.000cc com uns 70cv. Aí, conseguia ter-se um carro que gastava menos de 3 litros em condução normal. Infelizmente, os híbridos são encarados como uma "moda", e até é "bem" ter-se um.

Já reparaste nos Híbridos da Lexus?

Recordo-me de ver um documentário no canal de História, que referia, que um dos factores que cimentaram a victória aliada na 2ª Guerra Mundial foi o facto de os Alemães não terem acesso a petróleo, tendo de produzir conbustíveis 100% sintéticos. Se nos anos 40 já existia a tecnologia, porque é que ninguem a aplica (exceptuando os Brasileiros) passados 70 anos?

Um abraço

NY
 

JNR

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E tens sempre o metanol usado nos...States, se bem que a produção também não seja das mais ecológicas.

Não avança porque não interessa...

Quanto à questão do gpl, penso que é quando a malta precisa, ou se lembra, no caso que indiquei, da minha colega, foi porque só agora o custo de manter um punto a gasolina se está a tornar insutentável e parece que vai mudar de casa e andar ainda mais...

No meu caso, confesso que, com um charuto tb para troca, o gasoleo se tornou o mais logico, a oferta de bifuel é minima e o custo da transformação, ao preço que estavam (estavam...) os combustiveis não era assim tão rentável (ou então naõ fiz bem as contas).
 

nasp

Member
Pois é aquilo mesmo que eu desconfiava, ny12xx.

Quanto a ti JNR fizeste bem as contas, tens razao no que dizes, aliás tive a oportunidade de falar com o instalador antes da compra e ele mesmo tambem me deu razao. Ào todo foram 4500€ de desconto, é muita nota para desperdiçar.
 

Arpeggio

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Eu tenho muito orgulho em ser ecologista (talvez um bocado obcecado :lol:). Passo a citar algumas "medidas ecológicas" que tomei:

- Só uso computador portátil, pois consome menos energia;
- Jamais deito lixo no chão, seja o que for;
- Faço uso dos 4R (Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Reparar);
- Evito comer carne vermelha;
- Compro aquilo que realmente necessito, e quando possível, produtos nacionais;
- Como fruta da época, de produção local;
- A televisão só é ligada quando está lá alguém para ver;
- Faço-me transportar de bicicleta, sempre que possível, isto é, quase sempre :D;
- Esta está equipada com material durável e com sistema de luz de dínamo, evitando o uso de pilhas;
- Os electrodomésticos cá de casa são todos energeticamente eficientes (Classe A);
- Utilizo apenas lâmpadas economizadoras;
- Os duches são rápidos.

Ao ser bombardeado várias vezes com aquele email que já quase toda a gente recebeu sobre os champôs com "Sodium Laureth Sulfate", produto supostamente cancerígeno (não sei se é verdade ou não), despertou-me a curiosidade sobre a existência de produtos de higiene, não sem esse componente, mas amigos do ambiente. Fui pesquisar e encontrei algures um artigo sobre o sabão tradicional, ou sabão "Clarim", como é conhecido para estes lados. Este, segundo o próprio rótulo, é biodegradável e feito a partir de materiais naturais. Sempre ouvi dizer que é para lavar a roupa, mas usei-o como champô e espuma de banho durante uma semana, à experiência. Disseram-me logo que secava a pele e que fazia caspa... Não apareceu caspa e as poucas borbulhas que tinha desapareceram por completo! Isto com um sabão que custa menos de 1 euro, de fabrico português e que cuja embalagem é uma fina capa de plástico! Desde então tenho utilizado sempre.

Infelizmente não conheço ninguém que use. Alguém daqui usa sabão natural?
 
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nasp

Member
Mas o sabão é aconselhado a usar por quase todos os médicos que conheço. Eu uso e recomendo.
 

JNR

New Member
é pá se até em plena guerra colonial era usado (ok, era aquele azul, chamado de Sabão azul ou Macaco (esta nunca percebi...)).

Usa-se lá mas mais para as mãos ou então os de glicerina. tembém para lavar a roupa. (estou a pensar...será que aquelas manchas de lama que estão....hmhmhm depois conto)

Confesso que de resto já não uso há imenso tempo...
 
Sou escuteiro há pelo menos 20 anos e durante esse tempo, sempre que ia fora ia sempre um cubo do "azul e branco" que dava para lavar tudo, desde a roupa até o corpinho. E até agora com 0 problemas...
 

mpc

New Member
Sabão azul em vez do champô? não faz mal ao cabelo? tipo caspa, queda :confused:

Nunca ouvi dizer que se pode usar em vez do champô!!
 
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