E-MTB

DriveMe

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Decidi que este ano avançava para a compra de um brinquedo destes, e cá está.

Em Abril comprei esta beleza, nova, ainda na caixa, na Bikezone em Braga.
Nos primeiros 3 meses fiz cerca de 1500km, algo impensável para mim.

A foto em cima regista a segunda ou terceira saída, e o momento que esqueci "o tombo financeiro".
Muito dificilmente faria uma volta destas se não fosse uma e-mtb.

Não podia estar mais satisfeito. :)
 

nmt

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Disseste tudo na primeira frase... um brinquedo! Uma e-bike a sério como a que compraste é um máquina de diversão, have fun!
 

DriveMe

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Update à máquina!

Bicicleta incrível. A caminho dos 3000kms, semanas com quase 200km em voltas e voltinhas.

Recentemente decidimos levar as bicicletas ao limite, para ter uma noção do que a bateria aguenta. Ao registo que tenho no primeiro post adicionamos mais de 50kms. Um engano aqui, outro ali, menos de 1h de luz a 25kms de casa.. não conseguimos cumprir o plano (faz parte) e acabamos por voltar por estrada. Mas a bateria foi a zeros ao final de aproximadamente 76kms com cerca 2 mil de acumulado (modo TOUR até aos 1400 de acumulado, e depois uma maior gestão em ECO no resto do percurso). Nada mau.
A outra máquina é uma Orbea H30, com motor Shimano 60nm (permite criar perfis limitando o torque máximo em cada modo) e bateria de 540w. Tb acabou com 1% de autonomia. A H30 é, a meu ver, o conceito certa para as bicicletas elétricas. Menor torque, menos bateria, mas 21kg vs os 25kg aproximados da Cannondale. Bicicletas distintas, mas onde tem passado uma tem passado a outra.

Ainda destaco o convívio Transestrela 2022 promovido pelo Estrela E-Bike Center, num ambiente fantástico, vistas sempre surpreendentes, trilhos bem desafiantes e, claro, comida/bebida do melhor. Aquele escape de tudo, menos da bicicleta, é aqui. :)
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Em termos de upgrades, levou pastilhas atrás e mais recentemente à frente. Os travões são brutais, superiores a tudo o que já tive (Formula The One, Shimano BR M615, Avid Juicy/DB). A Magura oferece 4 pastilhas diferentes. De fábrica vieram as Comfort, que sempre achei brilhantes. Não as encontrei em stock, acabei por ir para as Perfomance. Atrás, a travagem ficou claramente (ainda) melhor, logo após as primeiras travagens. Na frente, ainda não estou convencido.
O pneu atrás, Minion DHR II, levou um corte exterior. Apesar do tubeless ter funcionado, não perder ar, decidi não arriscar (não arriscar mais, porque fiz um porradona de kms antes de me aperceber disto) e colocar um pneu novo. Optei por um Maxxis Agressor 2.5 WT Double Down (peso confirmado de 1,337Kg vs menos de 1kg do Minion DHR II, EXO+). É incrível o grip bruto que o Minion oferece, mas, sinceramente, penso que saí a ganhar. Até ver, muito satisfeito com a troca.
De resto, apenas os habituais checks aos parafusos e raios. Ligar o E-MTB e dar ao pedal.

Bom feriado, malta.
 

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rop12770

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Tambem acabei por arranjar uma EMTB. Que "brinquedo" fantastico!!!
Permite ir onde antes me era muito mais dificil e agora acabo a sorrir!
Sabado foi a volta maior, para testar a autonomia e numa volta de 60km com 1800m de acumulador, cheguei com autonomia para mais uns 20km.
Fantastico!!
 

DriveMe

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Permite ir onde antes me era muito mais dificil e agora acabo a sorrir!

É mesmo isso, sem tirar nem pôr.

O meu sábado foi o oposto. As pernas não estavam com muita vontade, e apenas saquei uns 55km entre ECO/TOUR. No entanto, a volta teve "apenas" duas subidas extensas. Não sei se faz muito sentido, mas com "sobe e desce" os números ficam um bocadinho melhores.

Entretanto, foi apresentada a Orbea Wild 2023, que é capaz de agitar o mercado.
 

rop12770

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"Orbea Prices for the new Wild start at £5299. Model I'm testing is the M-LTD model, with the race motor, priced at £10,999."

O meu ficou agitado, mas para baixo hehehehehe
 

DriveMe

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Bom 2023.

Com cerca de 3500km feitos, visitei a Bikezone em Braga para a primeira revisão a fundo, e veio de lá "nova". Em termos de valor, acho que ficou dentro dos valores normais para a revisão de suspensões (o que é bastante em conta, tendo em conta o serviço).
Fica tb o lembrete para o IVA, que baixou 17%. Para quem andou a ver preços de 2022, com este novo "ajuste" fica a ideia que está tudo "barato". :)
 

DriveMe

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Bom ano, malta.

A bicicleta veio da revisão com uma versão mais recente do software. Uma boa surpresa.

As primeiras impressões é que o modo mais básico ECO está muito mais agradável!
A assistência é superior e não corta tão cedo. A autonomia, até ver, não parece afetada.

De resto, durante o ano consegui moer o eixo frontal, e esta semana saiu a fava ao eixo traseiro.
O da frente saiu com mais ou menos força, o de trás está a dar luta. :)

Por fim, espreitem o novo portal EMTB Portugal.

Boas pedaladas.
 

DriveMe

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Qualquer dia invisto numa coisa dessas; estou a ficar gasto para grandes esforços :)

O esforço está lá na mesma, pode é ser maior ou menor.

Acima de 25km/h, de certeza que é maior (a menos que esteja desbloqueada).
A comparação mais simples que me ocorre é com as bicicletas/aulas de cycling, em que ajustas a dificuldade ao que pretendes (mais força, mais RPMs..). Os que estão no grupo fazem o mesmo, e no final estão todos suados e de sorriso na cara (independentemente do esforço que cada um fez, que é o que menos importa).

A maior vantagem, como disse o colega ali em cima:
Permite ir onde antes me era muito mais dificil e agora acabo a sorrir!

Boas pedaladas.
 

DriveMe

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Update à máquina!

Passou os 8000kms.
Esteve parada cerca de 3 meses, devido a uma questão com o motor (+-7000kms), que acabou por ser substituído.
A garantia demorou (devido a um conjunto de infelicidades e outras tantas anormalidades), mas a partir do momento que foi aprovada, a loja demorou menos de uma semana até ter a máquina pronta. Ainda me foi dito que motor novo -> garantia nova (ou seja, mais 3 anos). A ver se não preciso de ativar novamente.

O "problema" com o motor substituído tinha a ver com um barulho (um ranger, é audível em alguns dos vídeos que tenho no YT), ao que, com o passar do tempo, ganhou uma "folga", comparável a uma pedalada/"pôr o pé" em seco/falso. Em termos de potência ou autonomia nunca tive queixas.

Upgrad€s à máquina, no decorrer deste ano:

1. Eixo traseiro
É respirar fundo e desmontar com calma, sem pressas.. e ter uma boa chave. É comum, bastantes casos por aí, mas não é fácil de justificar.
O eixo traseiro teve bastante tempo até sair. Valeu a dica de um colega, para tentar desapertar do lado oposto. Simples. Se bem que o que coloquei já não permite o mesmo.

2. Roda traseira DT Suiss EX 1700 30mm
Até à data nada a apontar (como esperado). Estava de olho na linha E, que será mais que suficiente, mas apareceu a EX a bom preço, e pronto.
A roda traseira está muito exposta a buracos, calhaus, saltos falhados.. A WTB original rapidamente ficou oval (mas nunca cedeu), e era um upgrade mais do que previsto.

3. Ergon Punhos GE1 Evo Factory Slim
Os punhos originais são razoáveis, mas queria mais algum conforto, suporte.
Pesquisei q.b. e estes, quer os Slim ou os normais, reúnem bastante consenso.

4. HighRoller II WT 29x2.50" DD TR 3C MaxxTerra 120 Folding
Opção para a traseira, depois do Agressor.
É o melhor pneu que já tive na traseira.. durantes os primeiros 500kms!
Dps disso, é muito semelhante ao Agressor (sobretudo em terrenos secos e soltos, em que a traseira quer brincadeira). A verdade é que vou no segundo HR 2 na traseira, comprado meio impulsivamente.. pq gosto bastante do desempenho.. inicial.
Vai fazer o Inverno. Tenho uns meses para decidir qual é o próximo (estou tentado a voltar para o DHR 2 ou testar um Assegai.. sugestões?).

5. Guiador Spike 800 Race VIBRO CORE 31.8mm 30mm
Queria mais largura, passava muito tempo apoiado das extremidades do guiador. Há tb a questão do tempo vida útil de um guiador (??).
A opção inicial (e mais comum) era um Renthal. Pesquisei mais qq coisa sobre guiadores, alternativas, 31.8 vs 35, alu vs carbon, e até mesmo as diferenças no rise.

E dei com este "pedaço de tecnologia" VIBRO CORE da Spike. Li opiniões, pesquisei o mais que pude, achei que se enquadrava nas minhas voltas, e optei. Numa palavra, sim. Parece-me que funciona. Fui direto ao trilho que mais me chateia, e notei alguma diferença. Experimentei outros trilhos com partes "mais incomodativas" e tb notei alguma diferença.
Vale o que vale. Podemos por a suspensão ao barulho, a pressão dos pneus e mais não sei o quê. Qdo puder ponho um Renthal (ou outro qq) e tento ver a diferença.

Os 15mm de rise adicionais, para mim, foram o suficiente para que a roda não saia do chão nas subidas mais acentuadas, deixando na mesma a frente leve q.b..

6. Ergon Punhos GE1 Evo Factory
Não fiquei convencido com os Slim. Estes sim, são mais adequados para mim.
Montar e esquecer.

7. Maxxis Assegai WT 29x2.50" DD TR 3C MaxxGrip
Muito satisfeito. Este menino (MaxxGrip) agarra que doi! Então a travar é mesmo uma estupidez.

Primeira volta com o motor novo, e tive um encontro com um calhau. O pneu ficou danificado, taco não resolvia, e o tubeless não segurava. O aro tb tem uma amolgadela, mas não me parece significativa.
A verdade é que andava a adiar a troca. O pneu era original (Assegai TR 2.60), contava com 7000km, mas tinha situações em que a frente não fazia o que queria.
O Assegai é das melhores opções do mercado, e o que funciona não gosto de mexer muito. Versão Double Down para evitar azares (é uma ebike, é peso extra, mas antes isso do que ficar a pé do outro lado da serra), e MaxxGrip para tração extra.

E acho que é tudo.
Boas pedaladas.
 
O esforço está lá na mesma, pode é ser maior ou menor.

Acima de 25km/h, de certeza que é maior (a menos que esteja desbloqueada).
A comparação mais simples que me ocorre é com as bicicletas/aulas de cycling, em que ajustas a dificuldade ao que pretendes (mais força, mais RPMs..). Os que estão no grupo fazem o mesmo, e no final estão todos suados e de sorriso na cara (independentemente do esforço que cada um fez, que é o que menos importa).

A maior vantagem, como disse o colega ali em cima:


Boas pedaladas.
Boas,

vejo que tinha uma ideia errada.
Obrigado pelo esclarecimento.
 
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