Update à máquina!
Passou os 8000kms.
Esteve parada cerca de 3 meses, devido a uma questão com o motor (+-7000kms), que acabou por ser substituído.
A garantia demorou (devido a um conjunto de infelicidades e outras tantas anormalidades), mas a partir do momento que foi aprovada, a loja demorou menos de uma semana até ter a máquina pronta. Ainda me foi dito que motor novo -> garantia nova (ou seja, mais 3 anos). A ver se não preciso de ativar novamente.
O "problema" com o motor substituído tinha a ver com um barulho (um ranger, é audível em alguns dos vídeos que tenho no YT), ao que, com o passar do tempo, ganhou uma "folga", comparável a uma pedalada/"pôr o pé" em seco/falso. Em termos de potência ou autonomia nunca tive queixas.
Upgrad€s à máquina, no decorrer deste ano:
1. Eixo traseiro
É respirar fundo e desmontar com calma, sem pressas.. e ter uma boa chave. É comum, bastantes casos por aí, mas não é fácil de justificar.
O eixo traseiro teve bastante tempo até sair. Valeu a dica de um colega, para tentar desapertar do lado oposto. Simples. Se bem que o que coloquei já não permite o mesmo.
2. Roda traseira DT Suiss EX 1700 30mm
Até à data nada a apontar (como esperado). Estava de olho na linha E, que será mais que suficiente, mas apareceu a EX a bom preço, e pronto.
A roda traseira está muito exposta a buracos, calhaus, saltos falhados.. A WTB original rapidamente ficou oval (mas nunca cedeu), e era um upgrade mais do que previsto.
3. Ergon Punhos GE1 Evo Factory Slim
Os punhos originais são razoáveis, mas queria mais algum conforto, suporte.
Pesquisei q.b. e estes, quer os Slim ou os normais, reúnem bastante consenso.
4. HighRoller II WT 29x2.50" DD TR 3C MaxxTerra 120 Folding
Opção para a traseira, depois do Agressor.
É o melhor pneu que já tive na traseira.. durantes os primeiros 500kms!
Dps disso, é muito semelhante ao Agressor (sobretudo em terrenos secos e soltos, em que a traseira quer brincadeira). A verdade é que vou no segundo HR 2 na traseira, comprado meio impulsivamente.. pq gosto bastante do desempenho.. inicial.
Vai fazer o Inverno. Tenho uns meses para decidir qual é o próximo (estou tentado a voltar para o DHR 2 ou testar um Assegai.. sugestões?).
5. Guiador Spike 800 Race VIBRO CORE 31.8mm 30mm
Queria mais largura, passava muito tempo apoiado das extremidades do guiador. Há tb a questão do tempo vida útil de um guiador (??).
A opção inicial (e mais comum) era um Renthal. Pesquisei mais qq coisa sobre guiadores, alternativas, 31.8 vs 35, alu vs carbon, e até mesmo as diferenças no rise.
E dei com este "pedaço de tecnologia" VIBRO CORE da Spike. Li opiniões, pesquisei o mais que pude, achei que se enquadrava nas minhas voltas, e optei. Numa palavra, sim. Parece-me que funciona. Fui direto ao trilho que mais me chateia, e notei alguma diferença. Experimentei outros trilhos com partes "mais incomodativas" e tb notei alguma diferença.
Vale o que vale. Podemos por a suspensão ao barulho, a pressão dos pneus e mais não sei o quê. Qdo puder ponho um Renthal (ou outro qq) e tento ver a diferença.
Os 15mm de rise adicionais, para mim, foram o suficiente para que a roda não saia do chão nas subidas mais acentuadas, deixando na mesma a frente leve q.b..
6. Ergon Punhos GE1 Evo Factory
Não fiquei convencido com os Slim. Estes sim, são mais adequados para mim.
Montar e esquecer.
7. Maxxis Assegai WT 29x2.50" DD TR 3C MaxxGrip
Muito satisfeito. Este menino (MaxxGrip) agarra que doi! Então a travar é mesmo uma estupidez.
Primeira volta com o motor novo, e tive um encontro com um calhau. O pneu ficou danificado, taco não resolvia, e o tubeless não segurava. O aro tb tem uma amolgadela, mas não me parece significativa.
A verdade é que andava a adiar a troca. O pneu era original (Assegai TR 2.60), contava com 7000km, mas tinha situações em que a frente não fazia o que queria.
O Assegai é das melhores opções do mercado, e o que funciona não gosto de mexer muito. Versão Double Down para evitar azares (é uma ebike, é peso extra, mas antes isso do que ficar a pé do outro lado da serra), e MaxxGrip para tração extra.
E acho que é tudo.
Boas pedaladas.