Duvida em encurtar cabos hidraulicos (M596) sem sangrar.

FMCurto

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Boas,

vou tentar usar o processo descrito pela Shimano e aqui de encurtar os cabos de travão,neste caso uns Deore M596, sem ter de sangrar os mesmos.

Tenho uma dúvida no entanto, pq não vem referido nem no PDF nem no site: quando afastar as pinças do travão não é suposto ter o parafuso da manete aberto para o ar sair?O este mesmo com o parafuso fechado irá sempre para a manete e fica lá?
Já agora:dá para fazer isto sem o funil e sem mandar fora muito óleo?

Tks.
 
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FMCurto

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Por mais perfeito que seja o corte e mesmo que não pingue óleo do tubo cortado uma bolhinha ou outra devem ficar presas, esse ar não vai fazer mossa se for para a manete, certo? Visto que o próprio óleo absorve ar com o tempo.
 

commendatore

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Sim, nestes novos modelos shimano é só tirares o parafuso específico na tampa da manete. Puxas a protecção plástica, cortas o cabo, instalas os bicones novos e com um alicate ou chave dás umas pancadinhas pequenas nas mangueiras para que essas microbolhas saiam ;) É tão simples quanto isso.
Lá está... SHIMANO é amiga
 

FMCurto

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Ok,só para ter a certeza,depois de removidas as pastilhas por segurança:

1- Puxa-se as pinças para fora bombeando a manete (com cuidado para não sairem).
2- Desataracho o cabo,corto e ponho o novo bicone e anilha (olive).
3- Instalo o cabo.

E aqui a a minha duvida:

4- Abro o parafuso
5- Afasto as pinças para forçar o ar à manete

4 e 5 é por esta ordem? Ou afasto as pinças primeiro e depois abro o parafuso para o ar sair?
 

Xuixo

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Boas,

Eu tb tive de cortar o cabo dos meus e efectivamente tive de fazer o passo 4 e 5 pela ordem que descreveste.

Cumps
Rui
 

tinric

Super Moderador
Epah... os outros não sei... mas eu não faço nada disso...

Marco os tubos por onde quero cortar, desaperto a porca/parafuso de chave de bocas 11, corto o tubo, meto a anilha e o bicone, volto a apertar a porta/parafuso de 11 e já está...

Com o corte "limpo" não se perde oleo, nem é suposto entrar ar nenhum... fica tudo supostamente como vinha de origem...

Tem corrido bem assim como descrevo...


EDIT: Mas obviamente faz sentido mandar umas bombadas à manete para meter um pouco mais oleo para o bombito, para o caso de se perder algum, quando depois repomos os bombitos à posição original ficar com mais "pressão" na manete.... é bem, se calhar por isso é o procedimento indicado/aconselhado pela Shimano :D.
 

tinric

Super Moderador
Ok,só para ter a certeza,depois de removidas as pastilhas por segurança:

1- Puxa-se as pinças para fora bombeando a manete (com cuidado para não sairem).
2- Desataracho o cabo,corto e ponho o novo bicone e anilha (olive).
3- Instalo o cabo.

E aqui a a minha duvida:

4- Abro o parafuso
5- Afasto as pinças para forçar o ar à manete

4 e 5 é por esta ordem? Ou afasto as pinças primeiro e depois abro o parafuso para o ar sair?



Que parafuso perguntas se abres!?

Não é preciso abrir nenhum parafuso ou tampa para este processo.

O ponto 5 não tem nada a ver com ar :D aliás... ar no sistema de travagem seria mau sinal... não é suposto de todo ter ar... se ganhar ar tem que se sangrar, mas o corte, a não ser que corra mal... não é suposto meter ar nenhum.
 

miguelcarromeu

Active Member
Eu sangro sempre. E tem sempre ar, mesmo usando o processo descrito pela Shimano.

Notar, ou não, esse ar, vai depender do tipo de uso que lhes imprimes. Garanto que numa longa descida técnica, vais notar o ar, se ele lá estiver.

Seja como for, eu tenho o kit de sangramento da Shimano. Se quiseres passa por cá ;)
 

FMCurto

Active Member
Obrigado pela oferta e era bem capaz de aceitar não fosse para fora este fds, acabei por montar tudo (sem abrir o parafuso da manete) mas desconfio que irei eventualmente ter de os sangrar pq caiu um bocado de oleo.Não consigo dizer com certeza se ficou bem ou não pq após uma semana a montar o raio da bicicleta com bastantes peripécias e quando já só faltava montar os discos, descobri já bastante tarde que não tinha chaves torx para apertar os parafusos dos discos, quando experimentar logo digo.
 

tinric

Super Moderador
Olha... quero agradecer ao FMCurto que abriu este tópico e ao Miguel por ter "mandado a boca"...

Pensava que tinha os meus travões bons... agora tenho-os perfeitos... não é que todos eles ao meter o copo com oleo, mandar umas bombadas e dar uns toques nos tubos... tinham ar...

O detrás Deore... assim que meti o copo com oleo.... como o ar é menos denso que o oleo... começou logo a mandar bolhas para cima...

O da frente XT ao bombar a manete nada... pensei... olha este foi o único que não ganhou ar... mas, ao mandar uma pancaditas no tubo lá começaram a sair bolhas ao bombear a manete... deviam estar "entaladas" pois ainda sairam bastantes....

Os tavões que já eram "rijos" de tacto agora estão pedra....

Obrigado...

Sempre a aprender...

Podemos com isto tirar que mesmo que façamos "desde sempre" as coisas duma maneira que até parecem bem... não quer isso dizer que assim seja realmente, ou que não haja uma maneira melhor e/ou mais eficaz...

Realmente "sangrar" ou tratar travões Shimano ou Avid, não tem mesmo nada a ver... nem 5 minutos tratei os 4 travões... vá que 10 minutos chegassem para 1 Avid...


Abraço e boas travagens
 

FMCurto

Active Member
Já tive oportunidade de os experimentar numa voltinha de 70km mas relativamente soft no Alentejo e hoje para vir trabalhar e já deu para ver que trava :)
Vai é requerer alguma habituação pq têm o feeling de "on/off": a manete precisa de fazer um bocadinho de curso antes das pastilhas tocarem no disco mas depois é muito rápido a bloquear, não sei se será o habitual mas fui com um amigo que tem uns Deore mais antigos e os dele parecem de pedra logo no inicio do curso mas ele diz que gosta mais como tenho os meus por isso fico sem saber o que pensar.
Umas pastilhas metálicas poderiam dar uma travagem mais progressiva?Ou estou a descrever uns travões a precisar de sangrar?
 

miguelcarromeu

Active Member
Não, os Shimano mais recentes (os antigos nunca experimentei) são um pouco assim como descreves. É uma habituação que terás de fazer, como tudo, aliás.

No entanto, como disse anteriormente, o ar está lá e já agora, faz um teste: coloca a bicicleta na vertical (com a roda da frente para cima) durante um minuto ou dois e verifica se o curso da(s) manete(s) se altera; se o fizer é sinal inequívoco que tem ar (em demasia). Um circuito 100% livre de ar nunca altera o curso ;)
 

FMCurto

Active Member
Boa dica,

então é como pensava: o da frente tem e o de trás deve estar bem ou com quase nada, quando virei a bike para a tirar do carro reparei que o da frente não estava a travar,precisou de uma ou duas "bombadas" para voltar ao normal.
A ver se encomendo o kit no final deste mês.

Obrigado.
 
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