DriveMe
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Boas.
Visto que nos últimos meses consegui encostar dois droupouts, começo a questionar-me quais serão as causas que podem levar a um empeno de um dropout. Não estou a falar de um impacto directo em algum obstáculo que não se desviou a tempo, mas sim da influência de material mal afinado ou que simplesmente "não deveria estar na mesma montagem".
O primeiro empeno, na velhinha GT com dropout integrado e que à custa disso está "encostada", foi causado por azelhice minha. Montei uns pratos na pedaleira, uns dentes acima, e acabou por fazer com que a corrente ficasse presa entre os mesmos. O resultado foi, além do dropout, um empeno jeitoso num X7 (que ficou bastante intimo com a roda) e uns quantos raios a precisar de um ajuste.
O segundo empeno não sei explicar. Em plena subida, sem grande esforço, o resultado foi a corrente partida (i.e., um dos elos abriu) e o desviador a querer conhecer melhor a roda (cá para mim é mesmo a roda). A verdade é que as mudanças não estavam no ponto (havia um "salto" ou outro). Não sei bem se a corrente partiu e o desviador recuou, ou se por alguma razão a corrente prendeu e partiu (não fiz assim tanta força). Desta vez a culpada não foi a pedaleira visto que os pratos são os originais.
Todo o material é recente, não tem muito uso nem abuso (e isto é o que me chateia.. nunca tive problemas nas outras bicicletas de roda larga e o material não é muito diferente).
O quadro/dropout é da conhecida marca RCZ, o que me deixa curioso (visto muita malta pedalar com um) se alguém tem tido o mesmo tipo de problemas.
Já agora, valerá tentar recuperar o dropout empenado (num torno ou à martelada) ou é melhor esquecer?
O que é que os colegas tem a dizer?
Desde já agradeço as opiniões.
Visto que nos últimos meses consegui encostar dois droupouts, começo a questionar-me quais serão as causas que podem levar a um empeno de um dropout. Não estou a falar de um impacto directo em algum obstáculo que não se desviou a tempo, mas sim da influência de material mal afinado ou que simplesmente "não deveria estar na mesma montagem".
O primeiro empeno, na velhinha GT com dropout integrado e que à custa disso está "encostada", foi causado por azelhice minha. Montei uns pratos na pedaleira, uns dentes acima, e acabou por fazer com que a corrente ficasse presa entre os mesmos. O resultado foi, além do dropout, um empeno jeitoso num X7 (que ficou bastante intimo com a roda) e uns quantos raios a precisar de um ajuste.
O segundo empeno não sei explicar. Em plena subida, sem grande esforço, o resultado foi a corrente partida (i.e., um dos elos abriu) e o desviador a querer conhecer melhor a roda (cá para mim é mesmo a roda). A verdade é que as mudanças não estavam no ponto (havia um "salto" ou outro). Não sei bem se a corrente partiu e o desviador recuou, ou se por alguma razão a corrente prendeu e partiu (não fiz assim tanta força). Desta vez a culpada não foi a pedaleira visto que os pratos são os originais.
Todo o material é recente, não tem muito uso nem abuso (e isto é o que me chateia.. nunca tive problemas nas outras bicicletas de roda larga e o material não é muito diferente).
O quadro/dropout é da conhecida marca RCZ, o que me deixa curioso (visto muita malta pedalar com um) se alguém tem tido o mesmo tipo de problemas.
Já agora, valerá tentar recuperar o dropout empenado (num torno ou à martelada) ou é melhor esquecer?
O que é que os colegas tem a dizer?
Desde já agradeço as opiniões.