Dor no joelho

#1
Boa tarde.
Vou expor aqui o meu problema para ver se alguem me ilucida sobre o mesmo.
Comecei a andar de bike á cerca de 2 anos e com o passar do tempo notei bastante melhoria na forma fisica. Como tal a motivaçao aumentou e tenho tentado fazer treinos mais "controlados" de forma a tentar evoluir mais ainda.
Passei a treinar á terça, quinta, sabado e domingo e de facto notei melhorias, mas o problema surgiu á cerca de 4 meses, quando comecei a sentir 1a dor na dobra da perna (parte de tras do joelho) que se pressionada a zona ainda se mantem. Para alem disso no domingo passado apareceu 1a dor na mesma perna mas desta vez do lado da rotula (naqueles tendoes), que é insuportavel. Pedalar de pé nao da mesmo e assim que comeca a doer, intensifica ate que nao da mais, tendo que parar mesmo.
Sento-me 1 pouco e a dor vai, mas quando me levanto e estico novamente a perna a dor é enorme.
Alguem me sabera aconselhar sobre tal problema?
Agradeço desde ja a ajuda de quem o fizer e fico a aguardar o vosso parecer.

BC
 
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#2
Aconselho-te vivamente a ires a um medico, pois pode tratar-se de uma lesão a nivel de rotula, ligamentos ou mesmo muscular.
Eu ja fui operado a um joelho, tive uma lesão na altura da escola, não dei importancia e acabei numa sala de operações.
felizmente fui bem tratado e hoje já posso praticar quase todos os desportos.
as melhoras.
 
#3
Todos nós sabemos que o Forúm é bastante agradável e que por aqui se encontram muitas ideias e soluções para os nossos problemas...mas,
com a saúde nunca se pode brincar nem ouvir opiniões via net sem sequer ver nem saber mais pormenores.
Como foi dito, o idela será o quanto antes visitar um médico e seguir todos os passos que forem pedidos.
As melhoras.
 
#4
Desde já o meu muito obrigado.
O objectivo aqui é recolher opiniões sobre o que pudera ser o problema, não querendo com isso substituir uma possível ida a um médico.
Obrigado mais uma vez e boas pedaladas.

BC
 
#6
Procura o teu clube de futebol local e pergunta ao pessoal de lá por um bom médico. Eles costumam saber, já que de vez em quando têem problemas parecidos e precisam de bons médicos para se tratarem. Num médico de família só vais perder tempo.
 
#8
Aconselho-te a ir a um ortopedista, tive que ir a um á uns meses, na altura sentia uns estalos no joelho direito sempre que dobrava a perna, nao melhorou e teve que ser.
Felizmente nao era nada de grave, era um pequeno desvio anormal da rotula e que fazia os tais estalos ao pedalar, receitou-me uns comprimidos para reforço da cartilagem, e principalmente a alongar correctamente! Rapidamente começou a melhorar e nunca mais me aconteceu o mesmo. Os alongamentos são muitissimo importantes para evitar lesoes, e bem feitos!

Uns alongamentos que o medico me explicou e nao conhecia, eram aos 2 musculos que temos por cima de cada rotula, um de cada lado principais causadores do desvio da rotula, a esses temos: deitados, levantar uma perna e rodar o pé para um lado dependendo do musculo a alongar,ex: perna direita esticada, pé rodado para fora para alongar o musculo do lado esquerdo da rotula e vice-versa. Tentar manter a perna no ar uns 5 segundos fazendo esforço nesse musculo, rodar o pe para o outro lado e fazer do mesmo.

Abraço e as melhoras nisso;)
 
#9
Boas Kostaviks, realmente tenta passar num bom ortopedista para ver o que ele te diz, não te esqueças é de dizer que isto te começou a aparecer nas voltas de bike, para ele perceber que é uma lesão relacionada com a prática desportiva.
Ainda assim, podes investigar no teu equipamento o que te poderá ter levado a isto, como por exemplo a altura correcta do selim, o avanço ou recuo do mesmo, a posição dos cleats nos sapatos devem estar com a mesma distância da ponta do sapato até à fixação e talvez o mais importante de todos, coloca um espelho à tua frente, ou filma-te a pedalar, para veres se os teus joelhos vão muito virados para dentro, ou para fora. Não te esqueças que a posição dos pés em cima do pedal terá de compensar os possíveis "desvios" que a rotula poderá sofrer com o movimento da pedalada. Nada que umas boas palmilhas não resolvam.
Mas, tal como te disse, se identificares algum destes problemas e ao corrigi-los deixas de sentir essa dor, não te esqueças que a inflamação está lá e mais tarde poderás vir a "pagar mais caro", portanto a ida ao médico é fundamental!

Abraços e boas pedaladas
 
#10
Antes de mais o meu mt obrigado a todos pla ajuda.
Com mt custo la me decidi a fazer 1a paragem de 2as semanas e estou a fazer anti-inflamatorio. Vamos la ver no que da!
Em relaçao á posiçao na bike nao me parece que possa vir dai o problema, visto que tem sido sempre a mesma afinaçao (com a qual me sinto mt bem), e so agora surgiu o problema.
Recentemente adquiri 1 rolo o qual usei 2as vezes e entao quando fui fazer monte surgiu a dor! Podera ter alguma relaçao com isso?
Mais uma vez mt obrigado e boas pedaladas.

BC
 
#11
Eu apostava na afinação da bike.

Eu também me sentia muito bem em cima dela... e todos me diziam que tinha as pernas esticadas de mais. Só quando começaram as dores na parte superior do joelho e estalos ao dobrar a perna esquerda é que decidi fazer bem as continhas e colocar o selim na posição ideal. Baixei, gradualmente, até descer 6cm, ficando com a medida correcta.

Sinceramente, não sei se não tivesse dado logo ouvidos a quem sabia mais que eu, não tinha passado ao lado destes problemas.
 
#12
Boas, tambem tenho andado com dores no joelho direito (na parte superior) o estranho é que a dor é mais intensa nos primeiros kilometros depois a medida que continuo a pedalar vai aliviando.:nsei:
Vou exprimentar a usar uma joelheira para aquecimento ou algum creme de aquecimento, só não conheço as marcas destes produtos usadas pela malta no BTT.:?::?::?: agradeço algumas dicas...
Se não resultar tambem vou ter de ir ao Medico.
 
#13
Estou a ver q os joelhos dão mt q fazer à malta...
P/ ser diferente (not!) o meu joelho esquerdo tb me anda a chatear! :doente:

Já há algum tempo q ando c esta dor e decidi q ia parar p algum tempo e ir ao médico! :wink:
Passei a avaliar melhor a posição e vi que tenho de rectificar o selim, levantando-o um pouco.

N se esqueçam é q as pernas n são p/ ficar totalmente esticadas nem mt encolhidas, deve ficar apenas 1 pouco flectidas.

Desde o dia 5/Out q n pedalo mas, continuo a fazer mtas vezes casa/trabalho/casa a pé (+/- 5km dia) e ainda a semana passada foi jogar à bola. :tungas:

A ver vamos... espero q tudo se resolva, já q com gelo à noite n foi lá.


Cumps,
SSurfer
 
#15
JOAO R., existem cremes de aquecimento sim, n sei se existe algum específico p/ articulações, existe é uns mais fracos q outros.
Utilizo de vez em quando um q se vende em farmácia q é o Musclor.

As joelheiras podes usar q ajuda smp no frio...


Em relação às minhas dores, utilizei durante algum tempo umas joelheiras com buraco na rotula e as dores reduziram bastante, ainda assim n está a 100% mas, tb n tenho feito gelo à noite.
Consulta no ortopedista só na 2ª-f.


SSurfer :)
 
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#16
Boas

Ora cá vem mais um a sofrer dos joelhos, mais especificamente do joelho direito. Como comecei a treinar à pouco tempo, estou a atribuir isto ao excesso de esforço, mas ainda assim irei a uma consulta de ortopedista.
Já se falaram por ai de joelheiras. Isso ajuda mesmo enquanto se pedala? Há alguma especifica ou qualquer uma serve?

p.s. afinal o banco deve estar ajustado de maneira que as pernas fiquem completamente esticadas?!
Abraço
 
#17
M.Bike,
Há dois tipos de joelheiras, umas com buraco - q penso segurarem a rótula no lugar e impedir mt pressão nesta zona - e outras sem buraco - para compressão apenas, num todo - e ambas p/ impedir ao máximo o dobrar do joelho.
Se estiver errado, corrijam, sff!
Podes usar durante o exercício e/ou fora dele, dependerá c/ te sentes - intensidade das dores e o q fazes durante o dia.

Qt à posição do selim, n deves ter a perna totalmente esticada (qd o pedal fica na posição mais baixa) nem mt flectida. Normal/ usam a técnica de com o calcanhar no pedal, aqui sim a perna deve ficar esticada. O q leva a q qd pedalas, a perna n deverá ficar totalmente esticada.


Cumps,
SSurfer :)