Dor na parte de trás do pescoço

José Fragoso

New Member
Já li varios topicos sobre isso, mas nao fiquei a preceber, se basta apenas baichar o selim um pouco ou se tem de fazer outra coisa, visto que isto so acontece depois de 1h30 em cima dela?
 

BikeTrepaTudo

New Member
Deve ser uma dor de tensão. Porque os músculos vão demasiado tensos devido à posição.
Na medida do que fôr possível experimenta várias posições de altura de selim e de guiador até veres qual a melhor.
 

Jorge Gomes

New Member
Baixares o selim vai-te reduzir a eficácia da pedalada. É preferivel subires o guiador, com um avanço com maior angulo ou guiador sobre-elevado, qualquer coisa por aí.
Eu também tinha essas dores mas passaram. Penso que deve ser uma questão de fortalecer esses musculos.
 

essence_s

New Member
Ora nem mais, como vamos muito tempo na mesma posição, o pescoço(coluna) acaba por se queixar, é fundamental ir aliviando esta tensão procurando varias posições em cima da bike para alternar.Uns bons alongamentos no final da volta tb são fundamentais.
 

elduchy

New Member
Boas a todos!

Em primeiro lugar, devo frisar que também eu tive esse problema das ditas "cervicalgias" após voltas superiores a 40kms e andava bastante preocupado, situação esta que remonta a altura em que comecei a praticar BTT dito a "sério"...li vários tópicos sobre assuntos semelhantes, inclusive experimentei tirar a dita pala do capacete para não esforçar o pescoço a olhar para a frente quando se vai demasiado deitado encima da bike e sim, parece uma coisa simples mas resolve em grande parte dos casos, no meu não resolveu...cheguei à conclusao que ia demasiado deitado sobre o quadro o que me obrigava a esforçar o pescoço para poder ver a estrada, logo infelizmente vi que o quadro apesar de ter as dimensões para a minha altura, sentia-o grande para mim! As geometrias dos quadros são várias, umas em polegadas ditas pares 16", 18", 20", outras impares 17", 19", outras S, M, L, varia consoante modelos e marcas e atenção que um quadro 18" da marca X pode ser diferente do 18" da marca Y...inclusive temos marcas USA que os gajos são todos (ou quase todos) grandes e um SCOTT 18" pode ser diferente de um Merida 18"...se é hardtail pode ser diferente de uma full-susp....tudo tem de ser equacionado na aquisição de uma bike ou mesmo depois de já adquirida tem de ser tomado em conta.

E a malta pensa...eu com 1,80m qual a opção correcta para mim e qual o tamanho a escolher? Vai depender não só do tamanho da pessoa mas também muito importante, a sua distancia entre pernas (basta googlar e encontra-se disto aos magotes e como medir esta e outras medidas).

Vai daí que tinha um quadro 18" com um avanço de 100mm, podia passar para um avanço de 90mm e resolvia a situação...sim, porque se descer o selim, apesar ficar com uma postura mais direita na bike e deixar de esforçar o pescoço, fica-se com os joelhos mais flectidos e depois em vez de lixarmos o pescoço, lixamos os joelhos (lol isto é tramado), mas uma bike 18" com um avanço 90mm fica esteticamente feio...podia ainda inverter o de 100mm (mudar o angulo do avanço) e ele ficava com a aparencia de 100mm porque efectivamente é de 100mm e ao inverter encurta o tamanho para 90mm...mas nao contente, isto porque nem sempre o corpo se adapta a uma postura de avanço invertido (embora seja bom na função de trepador). Optei por trocar de quadro de 18" da marca X para um de 17" marca Y, os tamanhos eram semelhantes mas mudava a inclinação devido à diferente geometria (isto parece irrisorio mas nota-se diferença).

Para complicar ainda a coisa, tinha uma pedaleira com braços de 170mm e como "reduzi" o tamanho do quadro, optei por colocar braços de 175mm e fiquei que nem uma luva.

Como vêem, isto é um bixo de 7cabeças mas tudo tem possibilidades de ser ajustado...provavelmente tens uma bike que não é indicada para o teu tamanho e como nem toda a gente pode de um momento para o outro trocar de bike ou quadro, pode-se sempre fazer pequenos ajustes na que temos...não convem é ser uma diferença de tamanho quadro muito dispar ao que realmente é o indicado para o nosso tamanho.

1º Aconselho-te a tirares a pala do capacete (isto se a tiveres);
se não for suficiente
2º Aconselho-te a experimentares um guiador elevado (isto se o teu for recto);
se não for suficiente
3º Aconselho-te a experimentares um avanço mais curto (por ex. se for 100mm experimenta 90mm);
se não for suficiente
4º Aconselho-te a avançares o selim nos carris um pouco mais para a frente (alguns têm medidas que te permitem este ajuste);

Quanto ao reduzires a altura do selim, relembro-te que o poderás fazer, tendo sempre em atenção que o joelho não deve estar totalmente esticado nem muito flectido (o joelho da perna que tem o pedal mais junto ao solo em posição vertical).

Cumps, sei que compliquei aqui muita coisa mas é para ser lido com calma e quanto à atenção, vai depender do interesse de cada um ;)

Corrijam-me no que tiver errado isto porque a minha experiência tem mais de empirica de que profissional
 

José Fragoso

New Member
Obrigado elduchy, nao tirei a pala do capacete, mas o meu guiador é elevado, nao sei de quanto é o meu avanço, mas agora já avancei o selim 2cm ou um pouco mais, mais logo vou dar uma volta e depois digo aaqui se melhorou ou nao! Obrigado outra vez!
Boas pedaladas e Abraço! :D
 
Top