Boas a todos!
Em primeiro lugar, devo frisar que também eu tive esse problema das ditas "cervicalgias" após voltas superiores a 40kms e andava bastante preocupado, situação esta que remonta a altura em que comecei a praticar BTT dito a "sério"...li vários tópicos sobre assuntos semelhantes, inclusive experimentei tirar a dita pala do capacete para não esforçar o pescoço a olhar para a frente quando se vai demasiado deitado encima da bike e sim, parece uma coisa simples mas resolve em grande parte dos casos, no meu não resolveu...cheguei à conclusao que ia demasiado deitado sobre o quadro o que me obrigava a esforçar o pescoço para poder ver a estrada, logo infelizmente vi que o quadro apesar de ter as dimensões para a minha altura, sentia-o grande para mim! As geometrias dos quadros são várias, umas em polegadas ditas pares 16", 18", 20", outras impares 17", 19", outras S, M, L, varia consoante modelos e marcas e atenção que um quadro 18" da marca X pode ser diferente do 18" da marca Y...inclusive temos marcas USA que os gajos são todos (ou quase todos) grandes e um SCOTT 18" pode ser diferente de um Merida 18"...se é hardtail pode ser diferente de uma full-susp....tudo tem de ser equacionado na aquisição de uma bike ou mesmo depois de já adquirida tem de ser tomado em conta.
E a malta pensa...eu com 1,80m qual a opção correcta para mim e qual o tamanho a escolher? Vai depender não só do tamanho da pessoa mas também muito importante, a sua distancia entre pernas (basta googlar e encontra-se disto aos magotes e como medir esta e outras medidas).
Vai daí que tinha um quadro 18" com um avanço de 100mm, podia passar para um avanço de 90mm e resolvia a situação...sim, porque se descer o selim, apesar ficar com uma postura mais direita na bike e deixar de esforçar o pescoço, fica-se com os joelhos mais flectidos e depois em vez de lixarmos o pescoço, lixamos os joelhos (lol isto é tramado), mas uma bike 18" com um avanço 90mm fica esteticamente feio...podia ainda inverter o de 100mm (mudar o angulo do avanço) e ele ficava com a aparencia de 100mm porque efectivamente é de 100mm e ao inverter encurta o tamanho para 90mm...mas nao contente, isto porque nem sempre o corpo se adapta a uma postura de avanço invertido (embora seja bom na função de trepador). Optei por trocar de quadro de 18" da marca X para um de 17" marca Y, os tamanhos eram semelhantes mas mudava a inclinação devido à diferente geometria (isto parece irrisorio mas nota-se diferença).
Para complicar ainda a coisa, tinha uma pedaleira com braços de 170mm e como "reduzi" o tamanho do quadro, optei por colocar braços de 175mm e fiquei que nem uma luva.
Como vêem, isto é um bixo de 7cabeças mas tudo tem possibilidades de ser ajustado...provavelmente tens uma bike que não é indicada para o teu tamanho e como nem toda a gente pode de um momento para o outro trocar de bike ou quadro, pode-se sempre fazer pequenos ajustes na que temos...não convem é ser uma diferença de tamanho quadro muito dispar ao que realmente é o indicado para o nosso tamanho.
1º Aconselho-te a tirares a pala do capacete (isto se a tiveres);
se não for suficiente
2º Aconselho-te a experimentares um guiador elevado (isto se o teu for recto);
se não for suficiente
3º Aconselho-te a experimentares um avanço mais curto (por ex. se for 100mm experimenta 90mm);
se não for suficiente
4º Aconselho-te a avançares o selim nos carris um pouco mais para a frente (alguns têm medidas que te permitem este ajuste);
Quanto ao reduzires a altura do selim, relembro-te que o poderás fazer, tendo sempre em atenção que o joelho não deve estar totalmente esticado nem muito flectido (o joelho da perna que tem o pedal mais junto ao solo em posição vertical).
Cumps, sei que compliquei aqui muita coisa mas é para ser lido com calma e quanto à atenção, vai depender do interesse de cada um
Corrijam-me no que tiver errado isto porque a minha experiência tem mais de empirica de que profissional