Dificuldade em transportar a bike nos transportes públicos

Kumbaiala

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Já transportei a bicicleta várias vezes nos comboios regionais. Basicamente há de dois tipos: nos regionais mais antigos (ex: linha do oeste ou linha do Algarve) o transporte é feito na carruagem da automotora, em geral, pendurados na parede (há 4 ganchos). Nos inter-regionais (ex: linha da beira baixa) existem vagãos com sinalética para bicicletas. Nesses a bicicleta vai encostada aos bancos rebatíveis presa por um sinto de segurança que lá existe.

Nunca transportei da bicicleta nos Alfas ou InterCidades, mas vou tentar seguir o esquema do FMCurto. Só uma pergunta: sei que nos InterCidades existe esse espaço para volumes grandes, mas existe também no caso dos Alfas?
 

Kumbaiala

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Já agora vejam a recente reportagem do João Marinho (em particular as fotos do dia 6 de Abril de 2012) onde levou duas ou três bicicletas no Alfa e nem estavam embrulhadas. Além disso pelo texto também as levaram num autocarro. Ou revisor estava distraído ou era muito tolerante...

http://www.joaomarinho.com/
 

nlconcept

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Agora que a crise aperta e a saúde começa a ser colocada na 1ª linha da lista de prioridades, gostava de saber se alguém daqui costuma transportar bicicletas nos barcos da Transtejo/Soflusa? Como moro na margem sul, estava a pensar ir de bike até ao trabalho mas para atravessar o rio, apenas posso ir de ferry. É um pouco inconveniente os horários do ferry pois ou chego muito cedo ao trabalho ou chego muito depois da hora. Ainda pensei que poderia levar a bike nos barcos de passageiros mas fui informado que só o poderia fazer fora da hora de ponta. Como já vi muito pessoal a transportar as bikes no barco de Porto Brandão para Bélem de manhã cedo e não vi ninguem a implicar...
Em relação ao Intercidades, há uns anos atrás só pude transportar a bike devidamente acondicionada numa caixa de papelão. Não paguei mais por isso, mas só tive o transtorno de ter que tirar os pedais para lá caber...
 

anarciso

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Olá malta,
Desde o inicio deste mês que troquei o AutoCarro-TST Moita-GareOriente pela bicla e estou a fazer todos os dias Moita-Barreiro(barco SofLusa) Praça do Comércio-GareOriente e no final da tarde o inverso, posso dizer que nos barcos da SofLusa Barreiro-Lisboa não tenho tido problemas mesmo em hora de ponta, aliás tenho vindo acompanhado de mais algumas pessoas nas mesmas condições, só por uma vez e no trajecto Lisboa-Barreiro é que me pediram para esperar pelo próximo barco pois aquele já tinha as duas bicicletas previstas no regulamento da Empresa, mas normalmente deixam passar mais que duas.
 

nlconcept

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Quando fui tratar do passe ao Cais do Sodré, informaram-me que só poderia transportar a bike no ferry ou então nos barcos "normais" mas fora da hora de ponta. Se calhar noutras travessias não se aplica esta regra pois não têm ferry... Mas hoje vou levantar o passe e tentar saber novamente...
É que ue já vi muita gente a transportar a bike no barco nas ligações entre trafaria-belém...
 

nlconcept

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Obrigado anarciso... Tb tenho culpa de não ter ido procurar :fpalm:...
Assim lixa-me o esquema de poder ir todos os dias para o trabalho de bicicleta...
Raio de horários...
 

Sergio B.

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Soube agora que já não existe comboio regional para o Algarve, mais um entrave para quem gosta de viajar no pais com a sua bicicleta, que mais uma vez terá de se sujeitar às regras absurdas que impoem aos seus clientes!!!

Até quando teremos de suportar esta politica da treta de uma companhia que é de todos nós, publica?!! É que para além do bilhete pago uma brutalidade em impostos, tenho ( temos ) o direito de ter um serviço digno desse nome!!

Um destes dias encontrei um relato engraçado num blogue, acerca da CP e de bicicletas e que vem mesmo a proposito:

ver aqui: Comboios de Portugal NÃO GOSTAM DE BICICLETAS!!

Deviamos organizar um protesto sério e fazer valer os nossos pontos de vista!
Para já vou entupir a caixa das sugestões da CP com pedidos para alteração das politicas da empresa.:)

[Edit: o blogue do Joao Marinho ja tinha aqui sido referido anteriormente, fica novamente a nota. ]
 
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Enferrujado

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Olá a todos,

Há uma coisa que me espanta nestas regras dos comboios: a impossibilidade de transportar a bicileta em hora de ponta.

Parece que há alguém que ainda não pensou no caso, certamente em economia de neurónios, mas parece-me evidente que será na hora de ponta a maior necessidade de transporte das bicletetas.

Por enquanto haverá ainda pouca gente a tentar a combinação comboio suburbano+bicileta, mas com a crescente falta de dinheiro, o preço dos combustíveis e dos transportes públicos, associados, porque não dizê-lo, à moda, isto irá mudar.

Será que então quem quiser utilizar esta combinação de transportes vai passar a ter horários diferenciados porque a CP não permite o transporte em hora de ponta? E o que é "hora de ponta"? De que horas a que horas?

Se calhar está na altura de dedicar a tal carruagem ao transporte de utentes com bicicleta, como vem referidos nas regras e, que na linha de Cascais, num descobri.

Mas possivelmente esta é uma solução muito complicada e pouco pragmática para quem decide...

Cumprimentos
 

MrOverclock

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Há que ver que há realmente aqui um problema! Ou melhor DOIS!

o primeiro, que é o de não poder transportar-se a bicicleta em hora de ponta em alguns transportes.

Mas isso tem uma explicação, a meu ver! Se um comboio imaginemos que enche com 200 pessoas e que teoricamente não cabe lá mais ninguém, se permitirmos que 10 dessas pessoas levem a bicicleta no comboio então outras 10 vão ter que ficar em terra porque o comboio já só vai conseguir levar 190 ou na melhor das hipoteses 195. Isto com números por alto! Não estou aqui a tentar medir quantos lugares de pessoas rouba uma bicicleta!

No comboio onde costumo levar a bicicleta (regionais Figueira-coimbra-figueira e Aveiro-coimbra-Aveiro) nas pontas do comboio é possivel arrumar bem arrumado 4 ou 5 bicicletas que no total roubam 3 lugares sentados e outros tantos em pé. Mas nestes comboios não há restrição de horarios! Apenas me poderá ser impedida a entrada no comboio junto com a bike se o revisor achar que comboio vai demasiado cheio!
 
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nlconcept

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Até poderia compreender que a CP e outras empresas têm razão se não houvesse alternativa. Contudo, estas empresas apenas pensam no seu lucro e cagam de alto para os passageiros...
Não custava nada adaptar as carruagens para permitir o transporte de bicicletas, mas é muito mais fácil simplesmente proibir... Neste país é o que se sabe fazer melhor... Quando não se tem ideias e vontade, é sempre fácil proibir e quem precisa que se desenrasque...
 

MrOverclock

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Não é querer estar a defender a CP, também não sei como são as carroagens onde são proibidos os transpores de bikes em hora de ponta, mas uma adaptação envolve sempre um investimento de dinheiro e enquanto não houver garantias de que esse investimento vai ter retorno, nem eu ia investir!
 

nlconcept

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Pois... Vê-se o investimento que as empresas publicas de transporte têm feito e o retorno que têm tido...
É um retorno tão grande que parte dos meus impostos vão para esses senhores andarem com a peida bem sentada e os bolsos recheados...
 

ignite

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Viva!!!!

Tenho um pedido em relação a este assunto.
Enviei o seguinte email à CP e pedia que enviassem tb algo parecido ou mesmo transcrito:


Bom dia,

Não há a possibilidade de em uma das carruagens de cada comboio, serem removidos um ou dois bancos e substituidos por suportes para quatro ou cinco bicicletas?

Os alfa-pendulares e inter-cidades não costumam ir cheios e sempre começavam a satisfazer um público que existe e está a crescer.
É bem melhor utilizar o comboio que o autocarro para viajar - mais agradável e confortável. É verde porque dispenso o uso do automóvel e há cada vez mais gente que quer viajar assim pela Europa fora e que se vê de "rodas atadas" em Portugal, porque é talvez o único país onde as bicicletas ainda não podem viajar neste meio de transporte em distâncias maiores.

Obrigado,



Vamos fazer pressão e mostrar que há gente interessada, é um publico crescente e eles podem ganhar com isso.
 

Enferrujado

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São, de facto três problemas: o transporte em hora de ponta quando seria mais necessário, em particular quando se apregoa aos ventos a necessidade de sustentabilidade e nada se faz para issso; a redução da capacidade dos comboios devido ao transporte de bicicletas, e o imobilismo corrente nestas instituições de não adoptarem soluções simples (por exemplo, numa primeira fase talvez fosse possivel reduzir o conforto de quem seria trnasportado na carruagem dedicada às bicicletas, em particular porrque em meio urbano as viagens são de duração relativamente curta); o trasnporte em regionais que depende de o revisor considerar o comboi demasiadamente cheio: os passageiros não devem estar limitados à arbitrariedade dos funcionários que um dia acordam mal dispostos e acham que o comboi está meio cheio e no outro meio vazio.

Penso que sem grandes investimentos, e com um esclarecimento adequado às pessoas se conseguem equilibrar as coisas. Basta ter vontade
 

Zaraganga

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Também já tinha mandado um mail com o mesmo intuito. Fiz de Cascais a Vilamoura e depois quis voltar de comboio e tive de alugar um carro... Não há maneira de voltar para cima.
 

jacmtr

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Boas

No domingo visto que a cp estava de greve, dirigi-me a rodoviaria de lagos para transportar a bicicleta e o "motor" da mesma (eu) para Setubal e nao me criaram qualquer dificuldade apenas me pediram para embrulhar a mesma.
 

ignite

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Boas,

fiz o mesmo aqui: http://www.forumbtt.net/showthread.php?43590-O-Sudoeste-%E9-meu! :p

"Passei na estação da CP para “tirar nabos da púcara”, mas a possibilidade de transportar a bicicleta no comboio Intercidades (a partir de Tunes) dependia da boa vontade do revisor.
Fui ao Intermarché comprar fita isoladora e chorar por caixas de cartão. Fui à estação dos autocarros e disseram-me que se desmontasse a bicicleta (tirei as rodas, suspensão, guiador e espigão de selim) e embalasse bem, podiam transporta-la. Fui um bocado mal tratado pelo motorista – possivelmente nunca aprendeu a andar debicicleta – mas a minha tarefa estava cumprida e adormeci ao 1ºkm.
Chegado a Sete Rios, montei tudo de novo e voltei para casa."
 

nlconcept

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A única vez que tive que transportar a bike no comboio, foi no Intercidades desde o Porto até Lisboa...
Tive que a levar dentro da caixa onde normalmente vêm as bicicletas embaladas e depois de chegar ao destino (Sta. Apolónia), tive apenas que montar os pedais, acertar o guiador e seguir viagem....
Não faz sentido numa país civilizado ter que andar com caixas e caixinhas para transportar um bicicleta...
 
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