Dicas de manutenção

Lipe

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E quem disse que queimar o petróleo é uma forma ecológica de o destruir?
Só por curiosidade, durante quanto tempo é que 5 litros ficam a deitar fumo na atmosfera?? Assim, por curiosidade... diz lá.
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A incineração, ainda é o método menos poluente, pois os fumos e dióxido de carbono, são filtrados na atmosfera e pelas plantas. Agora se o deitares para o esgoto ou pra a terra, aí sim é preocupante, pois ao infiltra-se, na terra, vai poluir bastante mais e de maneira irreversível.

Quanto aos 5 litros de petróleo, gastas 5 litros a limpar a tua bique? eu gasto no máximo dos máximos 200 a 250 ml. E como eu disse, se tiveres um garrafão de 5 litros vazio, podes ir deitando para lá o petróleo usado, que ao fim de algum tempo a sujidade assenta e podes reutilizar o petróleo.


Abraços

Biculas


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Porque não usam um daqueles collants de mulher (tipo meia de vidro) para filtrar? retira as impurezas...

Bom, dica dada, quero fazer uma questão.

Onde posso arranjar a vaselina liquida?

Cumps
 

Lipe

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Desculpem o Post acima,

Ficou um bocado mal...

Já agora, eu uso diluente para limpar esses componentes.

Quando já não o consigo aproveitar levo-o para o trabalho e meto para a reciclagem de resíduos, óleos etc.

já agora...

Se alguém me souber dizer onde posso arranjar a vaselina liquida, agradecia.


Cumps
 

i_mendes

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Pode-se arranjar vaselina líquida no Aki ou no Leroy Marlin, ou lá como se chama aquilo. Foi lá que comprei.
 

hesitate

Member
Eu na minha bina pego num pincel e petroleo e limpo tudo quanto tem a ver com transmissões...
depois é dar-lhe com super-pop e maquina de persão pa cima, na suspensão vai pouquinho massa consistente pa cima

Só tenho uma duvida qual será o lubrificante mais indicado pa corrente e transmisao?? o WD40 serve??
Se houver algo que esteja a fazer mal digam, pois ainda sou muito leigo neste assunto..

cumps
 
Caros Confrades

Tenho lido que os confrades usam o "pitrol" para lavar as biclas. Eu cá não uso nada de "pitrol" puro porque é extremamente agressivo/corrosivo e que com o seu uso frequente começa por picar, os aços, ferros e afins, mas uso um derivado do "pitrol" que também é vendido nas grandes superfícies.

Lavo a bike com detergente do carro e mangueirada.

Depois lavo, também dentro duma garrafa de plástico,a corrente ou num frasco, as peças mais pequenas mas com benzina afim de lhe retirar todo esse derivado do "pitrol", pois a benzina evapora. Após este processo é limpo com pano e logo depois lubrificado.

Quanto aos óleos pra corrente depende da condição atmosférica. Ou mais fino ou mais grosso desde que seja óleo é o que interessa. Na falta dele nada como ir ao motor do carro, tirar a vareta e deitar umas gotas :wink: :wink:

A vaselina também é boa mas depende para os fins que queiram usar :rotfl:

Tudo o que contenha esferas convém umas massas que possam repelir a humidade.

Nada de lavar borrachas e outros que tal com estes tipos de derivados. É preferível limpá-los apenas com um pano. Se o fizerem estão pura e simplesmente a "derrete-los"

Para proteger as caixas de direcção, normalmente tenho câmaras de ar, corto ás rodelas largas e introduzo por fora da caixa e já está.

Quanto aos resíduos do "pitrol" pois são vertidos para um bidão (e não bidon) do qual levo a uma oficina de automóveis certificada que faça a recolha dos óleos e afins. Nada mais fácil.


1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

mikka_1

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Olá...
Cá venho eu desenterrar este tópico!!!
Tenho uma dúvida e preciso da vossa ajuda.

Quanto troquei de rodas comprei umas mavic para v-brake! (na altura era o que tinha)!
Como recentemente aderi aos travões hidráulicos tenho a "pista" do v-brake, em algumas zonas, riscada!!!

Haverá forma de disfarçar aquilo? Há uns tempos ouvi falar numa lixa própria para o efeito.. :oops:


Se alguém me conseguir ajudar, agradeço.

Um abraço...

mikka
 

marcos_gomes

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Pra limpar corrente cassetes, e tudo que leve oleo nada como o desengordorante Joe's. É bio degradavel, limpa como nunca vi com pouca quantidade, e deixa um cheiro a chicletes durante 15dias..
Pro resto detergente Motorex, só um inconveniente custa 16€ o Joe's bio degreaser.
 

sumol-laranja

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Companheiros,

Do que tenho lido por aqui, parece-me que mais importante que o produto que se utiliza para lavar e desengordorar, é o cuidado com que se aplica e a lubrificação no final.

E para mim que sou um nabo, parece-me lógico lubrificar a transmissão (utilizo o mesmo o mesmo lubrificante em spay que ponho na corrente da mota), a mola do desviador, caixa de direcção e cubos das rodas.
Massa consistente é um bom produto para a lubrificação destes componentes? E é necessário desmontar as peças, ou a lubrificação exterior (onde chegar o dedo ou uma ferramenta pequena) é suficiente?

Outra questão: vou acumulando poeiras e areias nas pernas da suspensão (segundo o glossário disponível noutro tópico...) junto dos retentores, que imagino que os vá danificando. Que cuidados especiais devo ter na limpeza? Posso aplicar aqui umas mangas do género das que o companheiro biculas mostrou no início do tópico para previnir a fixação destas poeiras?

Cumprimentos
 

Ladas112

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Olá pessoal!

Antes de mais gostaria de dar os Parabéns por este tópico! Muito bom! Boas dicas!

Vejo aqui bastantes soluções "caseiras"! Vi à venda na Decathlon um aparelhómetro muito à frente para limpeza da corrente: é tipo de encaixe na propria bike e ele vai limpando à medida que se dá ao pedal! o que acham disso??

Já agora: tanto na suspensão da frente como no amortecedor de trás fica sempre aquela poeira depois de uma volta. Como limpam isso? com um pano?

Obrigado!

Abraços!!
 

hc

New Member
um bom truque com esse aparellho de limpeza e quando se acabar a recarga podes utilizar wd40,que ainda fica melhor
depois e so passares por agua e secar bem a corrente
um outro truque para secar a corrente e bateres com a roda de tras no chao nao com muita forca
depois e so lubrificar
 

marcos_gomes

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É bastante mau.. nada como um elo de engate para tirar a corrente limpar com um pano, essa peça é para limpar por alto,nada de eficaz, e acabas por gastar mais desengordurante.. e não é barato..
 
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