Dias de caça - Abriu a época de caça

tfnduarte

New Member
ainda se ouvisse so um tiro de vez em quando era bem... mas ouvi uma remessa deles pareciam que ate estavam a gastar chumbo para assustar um homem!
 

luis.andrade

New Member
Antes de mais, tenho de dizer que o mato é de todos nós que partilhamos o gosto pelas actividades ao ar livre, seja o BTT, a Caça ou qualquer outra actividade que partilhe o mesmo espaço.
O que não consigo tolerar é a falta de consciência das pessoas que pensam que o mato é apenas deles e serve apenas para o que querem fazer.

Esta manhã aconteceu-me uma coisa parecida. Cruzei-me com uns caçadores e um deles começou a resmungar comigo porque lhe espantava a caça. Antes que eu pudesse responder, o colega dele mandou-o calar e disse-lhe que eu tinha tanto direito de por ali andar a fazer BTT como eles de caçar.
Optei por dizer apenas "Bom Dia" e segui caminho para outra zona onde não estavam caçadores.
Não tive problemas com os cães e olhando para os dois amigos que andavam a caçar, pude constatar perfeitamente que o problema não é a actividade mas sim o civismo de cada um. Um tinha, outro não.
E como o mato é de todos nós, só temos que respeitar os outros, independentemente da actividade que cada um de nós pratica.
 

oliana

Active Member
Eu fui caçador durante uns anos e tive sempre o cuidado de respeitar os outros. Mesmo abusando um pouco na proximidade com casas ou estradas publicas, o importante era sempre a segurança, minha e das outras pessoas. Agora com a diminuição do terreno livre era para tudo ser muito mais rígido. Era!
Caçam junto a casas de habitação onde moram antigos caçadores não estão autorizados a fazer o mesmo. Nas proximidades de ciclovias e estradas publicas. Dentro de fazendas onde as casas não distam mais de 200 metros umas das outras. Dentro de parques naturais. Abatem espécies predadoras protegidas, para controle. Enfim! Barbaridades que parece que só existiam quando havia muito terreno livre. Talvez um dia volte a caçar. Tenho tudo legal. Mas o que vejo é cada vez mais um "desporto" (não o considero desporto) de elite. Eu cá limitava-me a levar 1 duzia de coelhos e outra de pombos para casa para fazer uns petiscos. Agora vejo pessoas matar apenas pelo prazer. Um vedadeiro caçador caça pelo seu instinto natural. Come o que caça. O nosso instinto primitivo. Matar pelo simples prazer não é caça.
E um verdadeiro caçador respeita os animais que persegue e os seus iguais.
 
Last edited:

patakito

New Member
Quando ouço tiros começo logo a berrar desalmadamente. Posso levar uma cartuchada mas eles também não hão-de apanhar nenhuma peça. :)
 

airam

New Member
Eu sou caçador, acho que não à mal nenhum em passarmos ao lados de caçadores, não percebo o porquê de tanta gente contra eles, são pessoas normais, os bttistas também podem aleijar alguém, a mim já me aconteceu, num caminho estreito atropelar uma senhora. Isso de caçar em terrenos privados, também gostavam de só poder andar em terrenos privados? Nunca tive problemas em passar á beira dos caçadores, quem tem medo que fique em casa. Pode haver caçadores sem respeito mas aposto que á bttistas também sem respeito, neste mundo à de tudo!!
 
Epah nao sou muito participativo aqui no forum. mas este topico despertou.me um pouco, em primeiro lugar ando de bicicleta como tambem gosto de de caçar e uma coisa que nao vejo aqui aqui e se querem ser respeitados, respeitem tambem, cada um tem o seu vicio (desporto). No meu caso tenho a caça e tenho o btt. nos dias em que nao caço normalmente ando de bicicleta se eu por acaso me aperceber de que alguem esta a caçar aonde eu estou a passar basta disserem qualquer coisa e nao e andarem a gritar se voçes nao respeitam os caçadores eles Tambem nao vos vao respeitar, basta disserem qualquer coisa darem um sinal de que se encontrem perto do local do caçador e basta levartar a mau ou disser (caso esteja a ver o caçador) tipo que "estamos a sua frente ou ao seu lado". Eu muitas vezes para e pregunto como esta a correr o dia e criamos o genero de uma amizade nao e preciso andarmos a mandar bocas uns aos outros. Agora se quando veem um caçador e começam a gritar feito de loucospara espantarem as peças de caça isso como e obvio que os caçadores nao vao ficar satisfeitos. Era a mesma coisa que o bttista passar num terreno de um caçador e começar a gritar. e o caçador (dono do terreno) Ja nao vos deixar mais la passar, e terem que voltar para traz respeiten-se cada um teem o seu desporto , Quanto ao comentario que ja vi varias vezes em relaçao aos caçadores caçarem perto de casa e simples para alguma coisa existe o guarda florestam. Telefonem e apresentem queixa pois eles adem fazer alguma coisa
 

doc

Member
Não sou caçador.
A caça nos dias de hoje tem restrições e fiscalizações de todas as maneiras e feitios, coisa que o BTT não tem. É mais fácil encontrar vestígios deixados por passeios de BTT (fitas, papeis das barrinhas ...) do que por caçadores. Da maneira que continuamos a comportarmos, não tarda muito quem começa a ter restrições para pedalar somos nós. Não sei como funciona as associações de caça do resto do país, mas por cá estão encarregues de cultivar campos anteriormente abandonados, criação de bebedouros e comedouros, manutenção das areas de caça. Aqui a única associação de btt que conheço que tem feito alguma coisa do mesmo gênero é o club XELB, as outras só se preocupam em espalhar fitas.
 

patakito

New Member
Atenção, não me expliquei bem... Só grito desalmadamente quando não tenho contacto visual com os caçadores mas oiço cartuchadas a distâncias que considero perigosas para a minha segurança, pois não sei a direcção que ele(s) estão a disparar. Quando há contacto visual, ambos nos apercebemos das presenças, saudamo-nos e cada um segue o seu caminho.
 
Boas

Eu em dias de caça e quando me meto por zonas onde normalmente andam caçadores, a primeira coisa que faço assim que os vejo ou preesinto onde estejam é passar junto a eles meter um pouco de conversa e inteira-me se posso continuar ou se é melhor ir por outro caminho (é que por vezes o grupo anda disperso). Nesses dias tenho por hábitro em não me meter por trilhos fechados (nem eu os vejo, nem eles me veem a mim).
Também já me aconteceu ir muito bem a pedalar e a houvir tiros relativamente perto (100 metros), mas lá está os caçadores estavam no seu terreno e não se tinham apercebido da minha presença e esses tiros até tinham sido dados para o lado oposto, por isso temos que ter muito cuidado, é que nestes dias de caça todos (caçadores e bettistas) temos que ser responsáveis.
Quem gosta de andar de bike também tem que saber respeitar os caçadores que afinal andam a praticar um desporto/hoby.

Boas pedaladas
 
T

The_Command

Guest
Boas...

Bem a mim também já me aconteceu ir muito bem a pedalar e de repente pumm, lá vem chumbo a passar perto. Mas até hoje nunca me privei mais a malta de andar a vontade, se bem que temos sempre o máximo de cuidado.
Aqui na minha zona existe uma ou duas reservas de caça e se evitar andar nelas então não tenho por onde andar.
Mas um colega meu resolveu meter uma campainha, então sempre que nos apercebemos que andam caçadores na área toca de dar uso a campainha e se necessário mandar uns gritos " do género chamar o companheiro que vem atrás por ex", assim eles notam logo que não estão sozinhos.
 
Estamos de novo na fase de manobras militares.
Pelo menos é o que me parece pois em certos locais por onde ando a pedalar oiço o troar da “artilharia” e os cães a ladrar e os berros dos pistoleiros. Que situação incomodativa.
Exalam felicidade estes personagens vestidos pitorescamente,

E nós achamos natural isto que eles fazem.
Achamos natural porque é ancestral e legal.
Andar pelos campos, onde andam outras pessoas a trabalhar, a pedalar ou numa qualquer outra outra forma de lazer.

Aliás, tão legal, tão legal, que qualquer dia o ilegal sou eu que (ainda) não necessito de uma qualquer autorização inventada pelo Estado para andar de BTT pelo mato. Mas eles, os caçadores, possuem autorização da Direcao Geral das Florestas, são, supostamente fiscalizados, tudo nos conformes da lei, podem andar onde querem desde que não arrombem (!?!?!) ou estraguem coisa alguma.
Assim, parece que são os caçadores que têm direitos sobre tudo o que voe, caminhe ou rasteje, quer seja em propriedade pública, como em propriedade privada.
Mais uma vez é a imagem do país que temos e do povo que somos.

Vocês sabem que a propriedade privada, apesar do nome, não significa nada para os caçadores. O proprietário para ter direito a que não cacem nos seus terrenos tem de entregar um requerimento em suporte informático com a planta do terreno, pagar e esperar que seja atendido.

Depois há a questão ainda das armas que nunca deveriam andar como andam, na mão de toda a gente. Quantos casos não há por ano de alguém tresloucado que usa a caçadeira para assassinar?
Os caçadores, mesmo tendo o direito a possuir armas nunca as deviam ter em casa. Deviam ser obrigados a depositá-las num posto policial, onde as levantariam em dia de caça. E deviam pagar, para a polícia garantir a segurança desse armamento. Evitavam-se muitos acidentes com crianças, caça fora de época. E muitos dos crimes violentos, que se praticam todos os anos por esse país fora, com essas legalíssimas armas.

Suprema ironia ainda é chamar-se “desporto” a esta atividade ignóbil. Matar animais indefesos é um desporto ?.

Mais me custa entender como há betetistas que praticando um desporto em que é suposto existir comunhão, harmonia e defesa da natureza praticam concomitantemente outro que é precisamente a antítese daquilo.
Custa-me a entender, ou talvez não…Sei lá.
 

Rui Barrocas

New Member
Paulo Ribeiro não querendo ser extremista nem sarcástico e muito menos ofender-te ou tratar mal acho que podemos discutir ideias de forma civilizada certo? (Digo isto porque nos diversos forums em que participo vejo guerras por atitudes infundadas e sem nexo nenhum). Existem também assassínios com pés de cabra e não vamos dizer ao ministério das obras publicas ou outro para guardar todo o material de construção civil que possa ser utilizado num crime nas horas pós laborais, ou então a brigada de transito ou IMTT para guardar as chaves de rodas que trazemos nos carros para mudar os pneus suplentes,e só as poderia-mos pedir quando fossem necessárias para tirar uma roda.
Os caçadores tem exactamente o mesmo direito de utilizar os terrenos como nós e existem bons e maus caçadores é como no mundo das bicicletas quem nunca teve uma má experiência com putos dentro de cidades com bicicletas? Acho que toda a gente. Se formos ver somos nós que estamos a invadir o terreno deles, já que grande parte da floresta portuguesa hoje em dia é composta por reservas privadas, umas de carácter associativo outras de carácter turístico e etc. Possivelmente grande parte dos trilhos usados para o btt em portugal (e não me refiro a caminhos florestais) têm dono e se calhar ninguém pergunta aos proprietários se podem usar para praticar desporto. Existem grandes reservas de caça turística em que a sua totalidade é propriedade de um ou uma associação de donos que o trilhos são usados para o btt e nunca lhes perguntaram se davam autorização para andar de bicicleta. A utilização dos terrenos pelas duas partes é possível, se calhar tanto caçadores como bttistas tem é de se entender em alguns pontos.
 
Rui Barrocas;
Começo pelo final do meu anterior post; custa-me entender como há betetistas que praticando um desporto em que é suposto existir comunhão, harmonia e defesa da natureza praticam concomitantemente outro que é precisamente a antítese daquilo.

Presumo pelo teu texto em defesa dos caçadores e dos trabalhadores da construção civil :cool: , tu andas de BTT pelos trilhos -coisa diferente de ser BeTeTista- e és concomitantemente caçador.

Como disse e sem ser extremista ou sarcástico; custa-me a entender, ou talvez não....sei lá.
 
Last edited:

philco

New Member
O problema do Sr. Parakito é não saber viver em sociedade! A seguir é o caçador que mete pregos e diz "Não mato nada mas também não andam de bicicleta". Senhor patakito saber viver é saber deixar viver!
 

philco

New Member
O senhor Paulo Ribeiro devia-se informar melhor, pois o que se passa nesta altura são montarias as quais lhe posso garantir que mais de 80% são organizadas por proprietários. E alem do mais os agricultores agradecem. Espero que alguma vez tenha a oportunidade de ver o que uma vara de porcos consegue fazer numa noite a culturas que deram tanto trabalho a produzir. E agora não venha dizer que os agricultores também estão mal.... é que esses meu caro, matam mais animais do que os caçadores!
Sou caçador à 7 anos, betetista à 16, vou à caça com o meu pai desde que me lembro, e posso -lhe garantir que ja tive mais risco de vida em cima duma bicicleta na estrada do que em qualquer momento que estive a caçar ou junto deles.
 
Há muitos caçadores sérios e respeitadores das leis! Mas também existe uma minoria de escumalha a quem o estado nunca deveria autorizar a trazer uma arma.

Já que estamos a falar de javalis. Há uns 20 anos atrás, não existiam javalis nas florestas da minha zona, nem num raio de muitas dezenas de quilómetros. Surpreendentemente, em princípios da década de 90, eles apareceram em grandes quantidades e começaram a dizimar as culturas agrícolas perto da floresta. Não se sabe quem os introduziu, mas fala-se de na zona de certos caçadores que teriam a esperança de os poder caçar mais tarde. Os agricultores tem razões para agradecer a esses caçadores? Também existiram pescadores que introduziram espécies predatórias estrangeiras, como a perca ou o achigã, em várias superfícies de água, que dizimaram os peixes nativos.

Também já me apontaram uma arma carregada e dispararam um tiro a 2 palmos do meu ouvido, na década de 90, só para demonstrar poder, sem eu ter dito ou feito nada! Também tenho de agradecer? E a quem usa armas para pregar sustos, sem te conhecer (exemplo de tiros na vegetação perto de ti)?

Quando um idiota vem à tua terra e mata 40 ou 50 andorinhas num dia (já vi fazer isso), vai embora, e ficas tu com o excesso de mosquitos e outros insectos, também tenho de lhe agradecer?

Quando estás a trabalhar numa propriedade tua, ao lado de um estradão e a 80 metros de casas, e anda lá pessoal ao tiro a 10 ou 15 metros de ti, ignorando-te e assustando-te, também tenho de agradecer?
 
Há muitos caçadores sérios e respeitadores das leis! Mas também existe uma minoria de escumalha a quem o estado nunca deveria autorizar a trazer uma arma.

Já que estamos a falar de javalis. Há uns 20 anos atrás, não existiam javalis nas florestas da minha zona, nem num raio de muitas dezenas de quilómetros. Surpreendentemente, em princípios da década de 90, eles apareceram em grandes quantidades e começaram a dizimar as culturas agrícolas perto da floresta. Não se sabe quem os introduziu, mas fala-se de na zona de certos caçadores que teriam a esperança de os poder caçar mais tarde. Os agricultores tem razões para agradecer a esses caçadores? Também existiram pescadores que introduziram espécies predatórias estrangeiras, como a perca ou o achigã, em várias superfícies de água, que dizimaram os peixes nativos.

Também já me apontaram uma arma carregada e dispararam um tiro a 2 palmos do meu ouvido, na década de 90, só para demonstrar poder, sem eu ter dito ou feito nada! Também tenho de agradecer? E a quem usa armas para pregar sustos, sem te conhecer (exemplo de tiros na vegetação perto de ti)?

Quando um idiota vem à tua terra e mata 40 ou 50 andorinhas num dia (já vi fazer isso), vai embora, e ficas tu com o excesso de mosquitos e outros insectos, também tenho de lhe agradecer?

Quando estás a trabalhar numa propriedade tua, ao lado de um estradão e a 80 metros de casas, e anda lá pessoal ao tiro a 10 ou 15 metros de ti, ignorando-te e assustando-te, também tenho de agradecer?

Volto ao que disse no início! Há muitos caçadores sérios e respeitadores das leis! Mas também existe uma minoria de escumalha a quem o estado nunca deveria autorizar a trazer uma arma.
 
Top