Desafio B.V.Figueira

Mais um grande empeno TirsoBiker´s tiveram em peso neste evento com a participaÇao de Ricardo Rodrigues
Tiago Correia
Paulo Martins
Alberto Martins
Vitor Leça
José Moreira
José Carvalho
João Silva
Sérgio Rego

UM percurso muito duro devido ao estado do piso muita mas muita lama...mas um passeio que valeu a pena fazer trilhos lindos paisagens do outro mundo.
quanto a organização tiveram bem vários bombeiros em imensos pontos do percurso-
pena nao ter-mos feito a parte da falésia iria ser brutal.

Muitos parabéns a organização.

http://www,tirsobikers.com
 
Sobrevivi à 3.ª etapa do circuito ngps - é mesmo esta a expressão correta.
E o que mais há a dizer: muita lama, fdx, mesmo muita lama.


Acordei às 5.45h da manhã para aquele que esperava que fosse um bom dia de primavera, com nuvens, mas onde o sol imperasse. Não foi bem assim...
Encontrei-me com o Joel Braga em Seide, e partimos em direcção à Figueira, local onde chegaríamos por volta das 8.40h. Efectuamos o levantamento dos kits de participação (cada um pega no seu, e siga - organização power) e quando vamos novamente para o carro cai a primeira carga de água, só para nos por de sentinela...
A partir daqui, foi montar as miúdas, tirar umas fotos com os 4team e António superfraquinho, e arrancar para a aventura (arranque que se deu com 15 minutos de atraso - parece que estavam à espera que a chuva voltasse).


Tudo certinho até +- ao quilometro 30, onde encontro a primeira subida digna de registo (entrada na serra da boa viagem), e onde cai a primeira grande molha do dia - que banho. Os músculos quentes levam com uma chuva da fresquinha e acontece o desastre - caimbrã (ora fdx - ainda falta metade) - A partir daqui foi sempre em gestão de esforço. E começa a aparecer a lama barrenta mais pesada...


Ao quilometro 40 o problema mecânico do dia: o acumular da lema leva a que o suporte que afasta as pastilhas do disco partisse. Nada de mais - removo as pastilhas, tiro aquela porcaria, e tudo pronto novamente.
Depois disto ainda caem umas quantas cargas de água, o percurso fica mais lamacento, perco o Joel Braga de vista, e foi sempre a comer lama até ao final.


Já sem os óculos porque já não via nada, com os travões a dar de si, e com os músculos a saltar a cada pedalada, aparece a descida do percurso. Aquilo era sempre em singletrack, com um enquadramento natural fantástico. Pena foi que tivesse chovido, porque senão teria partido a bicicleta num daqueles saltos que lá havia...


Para o fim estava reservada a subida das lamentações (junto à pedreira). Nem era nada de especial, mas como já ia todo fod***, acho que demorei uns 20 minutos a fazer uns 300 metros, sempre em primeira.


Banho quentinho no final e a caminho de casa que se faz tarde...


O percurso do evento era muito, mas muito bom, e acredito que se tem estado bom tempo vinha da Figueira de barriga cheia de BTT. Assim, vim com a barriga cheia de lama, e com os músculos todos doridos - mas valeu bem a pena.
O facto dos banhos serem separados não faz muito sentido - o ngps é um conjunto de eventos que tem por base o convívio entre os participantes. Normalmente as pessoas vão chegando a conta-gotas porque as distancias são grandes e nem todos têm a mesma pedalada. Se separam os locais de concentração no final perde-se um bocado o espírito do convivo deste tipo de eventos - facto a rever...


Um grande abraço para o Joel Braga que me acompanhou nesta aventura, para o Jorge e para o Brasuca dos 4team (junto dos quais me fiz de convidado para uma eventual ida de véspera), e para o António dos superfraquinhos.


Deixar ainda uma saudação para o Luís Martins que tive o prazer de conhecer pessoalmente...

Algumas fotos em http://www.olharescuriosos.com/2012/03/14-04-2012-circuito-ngps-etapa-3.html
 
Passeio um dia de Btt fantástico, nem o veste e tira constante do impermeável, a queda (sem consequências ), os problemas das rodas e transmissão devido a lama barrenta que colava a tudo, enm mais nada que tudo o resto foi um espectáculo de trilhos e paisagens, para o ano tenho de lá voltar para fazermos em tempo seco o que deve proporcionar um gozo ENORME.
Gosto cada vez mais de ver as caras habituais nestas andanças e o ambiente global.
As minhas palavras finais vão para os mentores e aos bombeiros voluntários da Figueira da Foz, aproveito para mandar um abraço ao Nuno Gonçalves pela excelente ideia desta etapa.

306560_386609064703619_100000635853122_1209084_68514689_n.jpg

546724_386608464703679_100000635853122_1209073_1393080537_n.jpg

533065_386610351370157_100000635853122_1209117_80870171_n.jpg

580425_386610608036798_100000635853122_1209125_1673234446_n.jpg

560625_386611344703391_100000635853122_1209140_913779057_n.jpg

524653_386608684703657_100000635853122_1209077_730152497_n.jpg
 

Myrage

New Member
Qualquer gajo empenhado como o Nuno klein, so poderia providenciar a melhor lama para o melhor dos singles.
Gostei tanto que decidi testar aquele chão fofinho numa curva qualquer antes de chegar à marginal das praias.

Nuno, o sinal de perigo estava no local errado. Essa zona nem lama tinha :)

MY
 

salgado52

Active Member
Há situações incontroláveis,e esta do tempo é uma delas.Parabéns ao mentor (Nuno) e a todos que com ele colaboraram para que este passeio se torná-se uma realidade,parabéns também ao corpo de Bombeiros.
 

PKangú

New Member
Foi mesmo um verdadeiro Desafio esta etapa do Ngps da Figueira...

O vento forte, alguma chuva e principalmente a famosa lama da S. da B. Viagem, resolveram também participar na festa, obrigando o pessoal a um esforço (e despesa...) adicional, mas acima de tudo não permitindo que os trilhos, sobretudo os singles, fossem aproveitados na sua plenitude.
E tão bons que eles estavam durante a semana, posso-vos garantir!..
Agora, a única forma de resolver esta falha será voltar a fazê-los na próxima com o terreno seco.., portanto, não se esqueçam.

Acho que o Nuno teve uma excelente ideia ao resolver trazer o Ngps um pouco mais abaixo. Afinal de contas ele é um homem do norte e o norte para ele é acima do Mondego...
Força Nuno, estamos contigo.

Ainda uma palavra de apreço para os nossos Bombeiros. Ficou provado que também podemos contar com a sua imprescindível ajuda nos bons momentos.
Bem-hajam.

Cumprimentos a todos os que participaram e continuação de boas pedaladas.
 
Last edited:

Vanderbike

New Member
Nas mãos desta liderança só poderia sair coisa boa, parabéns ao Pequeno Nuno e bem vindo ás serenatas á chuva ....
 

ACS

Member
boas,
tive pena de não ter aparecido, mas uma queda no dia 31 de Março vai-me deixar off mais um mês, duas costelas partidas e uma pubalgia.
mas este ano ainda passo por ai, pelas fotos e rescaldos deve ter sido excelente.
 

_riplas_

New Member
Apesar da lama, gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii muito!

Obrigada Nuno plos trilhos e Singletracks :))

Venha Sol pra la ir outra vez :p
 

Eurico.Oliveira

New Member
Boas

Boas, evento , que irei meter na minha agenda para o ano , já que é destes tipo de eventos que me agrada !! Chuva e muito vento ao qual eu até gostei , porque me batia com força nas costas , e eu ia a subir ... muito bom mesmo .
Parabéns ao B.V. Da Figueira da Foz , e a todos os envolvidos neste evento .
Eurico Oliveira
Malha No Charco
 

famel

New Member
São sempre os mesmos!!!

E ainda bem. Mesmo longe cá estavam os divertidos Tirso Bikers, o(s) imponentes Tombatrilhos, os fantásticos "Olhares Curiosos", o(s) incríveis Superfraquinhos, a fabulosa Riplas (que depois do empeno ainda foi a Mondim e ainda fez um delicioso Salame de Chocolate), os fantásticos Bifana Team, os verdadeiros Kunalama, os estreantes H2otel Bike Team e outros mais que não me lembro (ou não conheço).

Chuva, lama, frio fazem parte deste desporto e perante este cenário apenas conseguiram "suavizar" o entusiasmo dos participantes.

Já tenho saudades da Figueira e agradeço ao Nuno Klein e aos Bombeiros, pois pareciam Deus! Estavam em todo lado.

Próxima - ROTA DO MEL - Mondim de Basto
 
Foi um grande dia de BTT, excelentes trilhos, paisagens e até o Sº Pedro foi nosso amigo...
um traçado muito bem escolhido, pena aquela lama toda...desviadores,travões,pedaleiros etc etc...é que sofreram.
Parabéns ao Nuno Gonçalves por todo o esforço na realização deste grandioso evento e obrigado por toda a colaboração prestada!!!
quero agradecer ao 2º comandante e sua equipa, toda a disponibilidade e simpatia nesta nossa estadia na figueira da foz!
a vossa ajuda por nos terem deixado dormir no vosso quartel foi demais...
foram extremamente colaborantes em tudo o que foi necessário, parabéns pelo trabalho que desenvolveram e muito obrigado !!

www.4teambtt.com
 

fernanpires

New Member
Meus Caros,

Quero deixar aqui o meu ponto ponto de vista do evento, na perspectiva do observador, uma vez que uma "avaria fisica" me impossibilitou de participar, como estava previsto.

Pelas expressões que fui vendo ao longo do percurso, e na chegada junto ao carro dos Bombeiros, onde quase todos passaram p/ dar uma lavadela ás máquinas, via-se bem a boa disposição e a satisfação do dever cumprido, (apesar da severidade do S. Pedro c/ os previsiveis reflexos na carteira) e percebi aí o verdadeiro espírito desta irmandade que entroniza o Circuito NGPS. (Foi uma lição para mim!)

Quero dar os parabens;

- Ao Nuno, pelo excelente trabalho e empenho que colocou neste evento, levando bem longe o nome da Figueira, e fazendo certamente com que as pessoas voltem no futuro.
(Grande Nuno, sem ti isto não era possivel!)

- Aos Bombeiros Voluntários, na pessoa do Comandante Moreira e restante elementos, que não só foram inexcedíveis nos seus deveres, como apoiaram e impulsionaram este projecto desde o inicio.

- A todos os participantes, com destaque para os de longe, e em especial os do Norte, que sempre com um sorriso na cara, nos mostraram de que é feito o espírito NGPS.
Quase todos mostraram vontade imediata de voltar, agora com tempo seco. Bem hajam!

Para terminar, quero também deixar uma palavra de agradecimento a todos aqueles que, de uma forma ínfima, ajudaram o Nuno a concretizar este sonho.
Desejo tb as melhoras ao companheiro acidentado já na marginal oceânica.

Até a próxima,
O homem do Samurai branco.
 

nunoklein

New Member
O rescaldo sob o ponto de vista de quem organizou pela primeira vez um evento.

1- A ajuda dos amigos é indispensável.

Quando me decidi a mostrar estes trilhos da Figueira e a enquadrar este desafio no circuito NGPS logo tive o apoio de três grandes senhores destas andanças. Estávamos ainda em finais de 2011.
"Montou-se" depois o Circuito NGPS de 2012 onde uns ajudam mais do que outros, conforme as suas possibilidades e os seus conhecimentos, mas niguem nega ajuda ao outro e o espirito do circuito mantem-se.

Pretendi desde inicio que o Desafio B.V. Figueira fosse um ponto de confraternização e de união entre todos os que gostam do Btt desta Zona. Ninguem se negou, as lojas colaboraram, os clubes de Btt colaboraram os meus amigos colaboraram....
A associação aos Bombeiros Voluntários foi uma coincidência engraçada. Fui pedir ajuda ao seu presidente por causa da papelada burocrática e logo ele mostrou interesse em ajudar, ficou tambem combinado que os lucros seriam para a corporação.
A burocracia foi desgastante parece que quer emperrar qualquer iniciativa, por muito boa que seja:(

2 - O São Pedro não foi amigo.

Quando da selecção dos trilhos e sabendo as carateristicas da nossa lama e da possibilidade de na altura do evento ainda haver alguma eliminaram-se logo algumas zonas mais problemáticas.
Depois foram 3 meses de seca, os trilhos já estavam demasiado secos mas ainda assim interessantes. Na semana do evento foi o que se viu. A noite anterior acordei ás 3.30h da manhã e não mais dormi. O vento e a chuva eram tantos que o pensamento " e agora o que faço aos participantes" não me saia da cabeça.

3 - Os nossos amigos Bombeiros Voluntários da figueira da Foz

A entrega dos dorsais não correu muito bem. Os bombeiros, que eram para ajudar, face á intempérie demoraram mais tempo a programar a sua actuação e houve alguma atrapalhação nessa tarefa, mas face ao apoio prestado durante todo o desafio ainda bem que assim foi.
Temos que aplicar as nossas energias nos pontos mais importantes e ai não falharam. Tiveram uma actuação irrepreensível acompanharam, ajudaram, deram água, lavaram bicicletas, transportaram os que tiveram avarias mecânicas, acorreram ao único acidente com brevidade. Superaram em muito as minhas expectativas.

4 - Apareceram muitos corajosos e corajosas tambem.

Para quem tem esta paixão pelo btt e dedica as suas forças a organizar este tipo de eventos tem como recompensa a participação dos seus amigos. E eles apareceram. Obrigado a todos.
Os trilhos estavam dificeis mas mesmo assim deu para ter uma ideia do que poderia ter sido. Para o ano será melhor concerteza.

5 - Agradecimentos a todos os que de alguma forma ajudaram, foram muitos, mas em principal a três:
Os meus dois lugares tenentes, Paulo e Durval. Incansáveis antes durante e depois do desafio.
O Comandante dos Bombeiros, eficiente, tranquilo e seguro na sua actuação á imagem da sua corporação.

O balanço final para uma equipa estreante em condições tão adversas acho que é positivo. Conto com todos para o ano.

Até á próxima etapa NGPS ou até para o ano na Figueira.
 
Last edited:

Mangas Curtas

New Member
Boa noite,vou deixar aqui o meu rescaldo começando já a dar os meus parabéns a organização,como dizem e muito bem para o 1ºNGPS correu muito bem.Em relação a chuva era inevitável ñ a levar,mas mesmo assim foi só mesmo na parte final que me molhei mesmo a sério, no regresso!!!
Mas só aqueles trilhos e aquelas paisagens a beira mar tem todo o seu valor e imenso gosto, e compensa qualquer chuvada.
Sou da zona e ñ conhecia bem os trilhos da serra da Boa Viagem,quem sem dúvida,maravilhosa e brutal,sem palavras.
Tenho que juntar ai uma malta que conheça bem a serra para quando estiver o terreno seco ir lá curtir outra vez!!:D:venia:
Até a próxima
 

ferreiras

Member
famel: podes juntar à lista de equipas, a mais numerosa: BikeStorm.net de Vila Nova de Gaia.

fernanpires: depois de lavar a bike junto aos balneários em Buarcos não tive oportunidade de me despedir de si. Espero que recupere rápido e volte às pedaladas.

Quero, uma vez mais, deixar à Organização, aos B.V.Fig.Foz e aos Membros do FozBTT que participaram no reconhecimento dos trilhos, os parabéns pelo fantástico evento (não competitivo).
 

nunoklein

New Member
Já viram o video?

Mais uma Super Produção Kunalama. Nunca o nome foi tão apropriado.

[video=vimeo;40562851]http://vimeo.com/40562851[/video]
 

fernanpires

New Member
Pessoal, apesar de conhecer bem estes maravilhosos trilhos, este "Kunalama" conseguiu deixar-me verdadeiramente com "água na boca"...!!! :)

Tenho a certeza que para o ano não faltará ninguém....
 
Top