Depressão

Caros Confrades

Agradeço imenso o vosso apoio. Em pricipio arrancarei de Lisboa a 19 de Agosto, mas é engraçado, porque tenho estado a organizar esta viagem á algum tempo e que por varias razoes tenho adiado constantemente ou por ter sido operado em Maio ao ombro ou por questões profissionais, ou por estar em baixo psiquicamente ou outras razões, mas ultimamente tenho contado a algumas "criaturas" da minha viagem, e não é que tenho sido demovido por fazer isto :shock: :shock:. Malta que eu pensava que me desse força para isto, mas é exatamente o contrario, ou então demonstram perfeito desprezo outros nem comentam. Chamaram-me de maluco, tolo, inconsciente, eu sei lá. Reparem que para se fazer uma coisa desta o factor psicologico é duma importancia vital e importante. Realmente tenho estado a observar este tipo de reacções perfeitamente inesperadas. No entanto, para mim, vou atribuir o que esta "gente" diz como parte integrante desta viagem ou seja a dureza duma aventura destas. Mas também posso vos dizer que para além de vocês só tive mais 2 (duas) pessoas que me aplaudiram e que encantadas ficaram mas nem sequer são da familia. E esta .....

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

netwolf

New Member
Caro amigo,
Um conselho:
Usa o negativismo dos outros como instrumento fortalecedor para a tua aventura. Pensa assim, "estão enganados e não me conheçem...... consigo provar que sou melhor".

Partes no dia antes dos meus anos.

Sempre que possas deixa aqui alguns pensamentos, durante ou no fim da tua aventura.

Força amigo!!!!!!!!!!
 

c3l5o

New Member
Não ligues ao que os outros te dizem... Olha eu nem há duas horas a minha mãe me acusou de andar "doente" e não sei que mais só porque fui dar uma volta de 20km depois de jantar. (Claro que era mesmo ritmo de passeio.)

A questão aqui é que as pessoas mais chegadas quando nos vêem mudar os comportamentos ficam automaticamente assustadas, e muitas vezes não compreendem que os novos gostos adquiridos (no meu caso pedalar a noite) ou o facto de mudarmos alguns comportamentos é bastante benéfico a nível psicológico.

Como diz o netwolf, aproveita esse negativismo, transforma-o em força e vontade de chegar lá. Se quiseres até o podes transformar em raiva nos momentos em que te sentires fraquejar. O que importa é a tua percepção das coisas não a das pessoas que ficam para trás a roerem-se de não poderem/terem coragem de fazer o mesmo.
 

jorgegt

New Member
Caro Miguel :wink:
Aqui está um exemplo de um amigo nosso com os mesmos problemas de saude que alguns de nós temos, ou semelhantes, e que por iniciativa própria rumou até Santiago sozinho(coisa que um dia irei fazê-lo tambem) e que por ser a 1ª vez eu próprio tambem não achei boa ideia, mas lá ajudei-lhe com a logistica, emprestei-lhe os alforges, dicas e mapas etc, etc e ele lá foi com a ideia "faço o que poder, se não conseguir volto pra trás" ou "se não for em 3 dias faço em 4".
Eis aqui o relato:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,59976.0.html
Meu caro amigo Miguel, já tive o privilégio de o conhecer pessoalmente(faço parte do grupo do CEVA) e pelo que me deu a conhecer não é HOMEM para não conseguir tal proeza :wink:
Boa Sorte camarada
Jorge GT :yeah:
 
Caro Confrade Jorge

Espero que não tenhas ficado desiludido aqui com a "peça" mas olha, faz-se o que se pode!!!! :D :D :D.

Quanto ao relato do Padawan, eu já praticamente conheço de cor como praticamente todos os relatos sobre Santiago, só que eu aprofundo muito mais estas viagens, vou mesmo a pormenores que para muitos outros lhes passa ao lado. Por isso levo mais tempo a curtir a viagem.

Mas muitas vezes e como já alguém disse aqui no forum, "um gajo mete-se-lhe uma coisa nos cornos e á que ir prá frente" :rotfl:


1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

jorgegt

New Member
Caro Miguel :D.....não fiquei desiludido, pois pouco conversamos, mas fiquei sim com muito boa impressão :wink:
:back2topic:
Quanto á ida do Padawan a Santiago foi só um exemplo que dei para incentivar, não só o Miguel como toda a gente, para gozar a vida tal como ela é, aos altos e baixos.
A Labruja como um dos pontos baixos da vida (onde temos que enfrentar o touro pelos cornos :twisted:) e as paisagens mágicas, os momentos altos da vida e saber saborear esses gloriosos minutos como a chegada á Catedral :wink:
1Abraço Jorge GT
 

jorgegt

New Member
Pois é malta, parece que o nosso amigo miguel sempre arrancou para concretizar o seu sonho:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,63845.0/topicseen.html
E vocês que tem feito?? está tudo de férias?? recuperados e por isso já se esqueceram deste tópico 8)??
Quanto a estarem recuperados, será uma coisa boa e ficaria muito contente, mas continuem a dar noticias mesmo estando em alta..............ou mesmo em baixo :roll:
1 abaço
Jorge GT
 

netwolf

New Member
Caro Jorge, isto tem andado bem, com algumas recaidas pelo meio.
Achei um método " to stay focused", criei objectivos profssionais e desportivos, quanto aos desportivos tenho treinado todos os dias para ir à Maratona de Santarém fazer os 80km., já reformei a minha amiga Trek Fuel 80, agora tenho uma Trek Top Fuel 8.
No geral as coisas até têm corrido bem, vamos ver.... dizem que quando o tempo piorar, vamos ter grandes repercursões, vamos sentir mais ... mais deprimidos........... já alguém ouviu falar nsso?

Um abraço.
Artur
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Boas pessoal,

Antes de mais espero que tudo esteja a caminho de melhorar com todos vocês!

Pela minha parte consegui vencer a suposta depressão sem drogas! :lol:

Emprego novo, novo amor e novas perspectivas de futuro! Há melhor remédio que isto?

Ah! De frisar que o nova paixão é praticante de ciclismo de estrada, XC e XCM, por isso não vou ter problemas em conjugar relação com bicicleta! :mrgreen:

A minha "depressão" foi apenas uma fase difícil que já pertence ao passado...

Votos de rápidas melhoras para todos!

Abraço
 

jorgegt

New Member
Boas ikillyou, é bom saber que tudo te está a correr bem, talvez nunca tenhas entrado numa depressão profunda que necessitá-se de drogas o que é bom foste muito a tempo, coisa que não aconteceu comigo e talvez com os nossos camaradas deste tópico :s
Pois eu tive um inicio de um esgotamente faz precisamente 10 anos, 3 anos de tratamento, porque a seguir a um esgotamento normalmente é seguido de uma depressão, mas que estava a controlar, com a malditas drogas que são necessárias quando "batemos" no fundo :s
Mas quanto á ajuda que dizes ter é muito positivo porque foi precisamente o que me aconteceu e me ajudou na recuperação, pena é que a minha esposa não pratique ciclismo :mrgreen: :mrgreen:
Quanto á duvida do netwolf sobre repercursões, acho que já tinha mencionado em algum post mais atrás, que pelo menos 2 alturas no ano, as mudanças de estações ficamos mais vulneraveis e para isso temos de estar preparados e como acabei de referir a pouco depois de 7 anos + ou - fixe acabei este ano de ter uma grande recaida, muito por culpa de maus diagonósticos médicos, de médicos de familia que receitam qualquer coisa julgando que é o mais correto do que encaminhar o doente ao especialista na matéria, que neste caso tambem me sinto culpado de não ter ido logo ao meu psiquiatra :s
Mas estou a melhorar, e espero que contigo Artur aconteça o mesmo e não penses demasiado nas recaidas mas nos objectivos que traças-te :wink:
1 Abraço pra malta
Jorge GT
 

netwolf

New Member
Caro Miguel espero que os Caminhos de Santiago tenham corrido como desejavas.

Para o meu lado anda um pouco pior, fui sexta-feira ao Neurologista e reforçou-me a Fluoxetina, não estou a melhorar como ele (e eu) queria............................
Vamos ver onde isto vai parar, ele está a desconfiar que possa ser uma recaída ou mesmo um esgotamento.

Vamos ver.... :(
Abraço a todos.
Artur
 
Caro Confrade

Realmente o ter feito a "viagem" deu para tirar conclusoes/dilações/reflectir de muitas situações. Não quer dizer que me tenha resolvido problemas mas que ajudou isso sim.

O facto de ter que ultrapassar momentos tão complicados como passei durante a viagem foi realmente reconfortante o seu final. No entanto fiquei fã de fazer este tipo de aventura.

Para mim o grande problema é de voltar novamente ao mundo cão. :D :D :D

Tu sabes o que passei antes de entrar numa coisa destas e como já expliquei o factor psicologico é deveras importante, mas comecei a reparar que quem me estava a demover-me era malta que não gosta de sair do sofá e que nunca na vida se proporiam fazer algo semelhante por isso e como elas não admitiam isso, a unica forma para se poderem realçar seria o deitar-me a baixo e isso eu não me tinha apercebido. Foi por isso que tudo a partir daí começou a funcionar ao contrario.


Tive mesmo uma situação de que eu contei isto a uma determinada pessoa e ela concordou com isso e logo a seguir disse-lhe que já estava a preparar uma outra aventura ainda maior. Imediatamente ela disse que eu era maluco. Olhei-a e disse-lhe que ainda bem que ela estava a dizer isso e só depois é que se apercebeu do entusiasmo que me estava a dar.

Neste momento já estou a fazer um levantamento dum Caminho de Santiago que estava abadonado e não queiras saber o gozo que me está a dar.

Chamo a isto um outro nivel de BTT

Não quer dizer com isto que não tenha os momentos mais foleiros mas que deu uma poder de encaixe isso deu.

Estarei aqui deste lado para o que for preciso e o que estiver ao meu alcance para todos vocês.

E caro Artur , anda prá frente que atrás vem gente :D :D :D Aquele abraço

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

jorgegt

New Member
Boas malta :wink:
Parece que estou esquecido deste tópico e desta malta boa que entre-ajudam no problema que infrentamos, mas não estou esquecido, apenas sem muito tempo para vir desabafar :s
Fico contente pelo nosso amigo K2 por saber que já tem novo projecto na calha e que as pessoas lhe estão a motivar, precisamente desacorajando-o :twisted: :rotfl:......está visto caro Miguel que vai ser novamente um sucesso :wink:
Quanto ao Netwolf, espero as melhoras, eu tambem este ano cai numa pequena depressão causada pelo excesso de trabalho, stress e mau hanbiente de trabalho e que não consigo vencer, apenas tenho de conviver com isso até arranjar melhor :|
como estou medicado sinto-me Zen :mrgreen: só me apetece dormir, mesmo naquelas situações onde alguem berra comigo e noutra altura lhe respondaria á letra, agora riu-me e viro-lhe as costas e mando-o passear :twisted:..........e está a funcionar :wink: 8)
só tenho de me aguentar e infelizmente como não tenho disponibilidade de acompanhar os meus amigos em grandes épicos vou vendo-os pedalar enquanto dou as minhas pequenas voltas para matar saudades 8)
Um abraço para toda a malta
 
Caro Confrade JorgeGT

Mas isso que estás a contar são muito boas noticias. Realmente esse tipo de atitude que estás a tomar deve ter sido um desafogo para ti. Esse contornar da situação acho fabuloso. Espero realmente que encontres o mais breve possivel outro "poiso" e com a experiencia que adquiriste levas isso com uma perna ás costas. Parabéns.

O meu proximo desafio é bastante ambicioso e são qualquer coisa como 1800 "kilos" de viagem. Só preciso de um camião TIR que me ponha no inicio que eu depois cá me arranjo :wink: :wink: :wink:

Já sei, já sei, sou maluco digam lá, não sou :D :D :D :D

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

jorgegt

New Member
Se o objectivo for uma aventura espetacular, como os Caminhos se Santiago Fraceses, não acho que seja maluco, muito pelo contrário, um grande Aventureiro :wink:
Quanto a mim vou ao sabor dos ventos, sinto que não controlo nada, simplesmente tou á espera que isto melhore, mas sempre alerta para quando surgir uma optima opurtunidade de sair deste beco :|........é unico solução que encontro, pois já tou cançado de procurar sem resposta. E como o meu médico diz, tenho mesmo de sair deste emprego antes que ele me vença, pois isto de trabalhar 7 dias por semana deixará mossa pela certa :s
Mas obrigado Miguel pelo apoio é por estas e por outras que gosto de aqui vir :wink:
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Quando tudo já parecia ultrapassado...

As coisas cá pelo meu lado também não andam famosas! Mais uma recáida desde há cerca de 2 semanas... :( :cry:

E agora com o aproximar do dia do meu aniversário tudo piora, mas já tenho planos para o "meu dia".

Irei fazer uma caminhada desde a Portela do Homem ás Minas dos Carris e Pico da Nevosa, aproveitando também para um pouco de Geocaching.

Se alguém quiser alinhar aceito e agradeço a companhia!

Se alguém estiver interessado que me envie MP!

As melhoras para todos

P.S.: Vivo na esperança que um dia voltem a falar mais alto valores importantes como a amizade sincera e sem interesses, fidelidade, entre-ajuda, etc... Pena que tudo isto se traduza numa enorme utopia, que continua a crescer com o passar dos dias! :cry:
 
Caros Confrades

Então como é !!!!

Eu sei que é duro mas tenham paciencia e toca a reagir.

NetWolf vamos prá frente, carago !

GeoRCZ fazes bem em ir e não te esqueças de atirar umas "pedras"

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

jorgegt

New Member
Pois é camaradas isto está dificil, mudança de estação e lá vem as recaidas :s....................
Eu como estou super medicado não estou a sentir efeitos negativos, tambem acho que não estou a sentir nada :lol:..........pareço um zombi, a semana passada até me esqueci de levar a minha filhota ao ballet, tantas recomendações pra não me esquecer e......................já foste :s
Esta semana vou voltar á consulta e verei o que o médico diz (o costume, precisas de descansar e sair da rotina) pois é, não posso :s.............é esse o meu problema :s
Mas caros amigos deixem passar mais um tempo e deixem alguns projetos importantes de lado (não esquecidos ), mas aproveitem para descançar e arrumar as ideias, lerem um livro ou devorarem uns quantos filmes, saiam com os amigos para dizerem uns disparates e quando se sentirem melhores ai peguem nos projetos e avancem pois ai já estaram mais concentrados e vão disfrutar e tirar prazer no que vão fazer :wink:, seja profissional ou pessoal.
1 Abraço
Jorge GT
 
Top